quinta-feira, 6 de setembro de 2012

TV Votorantim - Kaká Martins - Faixa de pedestre

TV Votorantim - Kaká Martins - Doação de brinquedos

TV Votorantim - Erica Domingues - Poeira aumenta risco de acidente na SP-79

TV Votorantim - Kaká Martins - Bastidores do debate Cruzeiro do Sul

Hoje: TV Votorantim realiza entrevista com candidato a vice



Emissora propôs entrevistas com todos os candidatos a vice
.
.
A TV Votorantim Canal 10 propôs aos candidatos ao cargo de vice-prefeito de Votorantim uma série de entrevistas a fim de apresentá-los aos telespectadores e ouvir deles as propostas de suas coligações ou partido.
Uma reunião preparatória foi realizada com os representantes dos candidatos Eduardo Carlos de Melo – Dude (DEM - Renovar é Preciso), Marcos Mâncio Affonso De Camargo (PMDB - coligação Pra Avançar ainda Mais) e Silvano Donizetti Mendes (PTB - Coligação Desenvolvimento com Responsabilidade) há dez dias a fim de apresentar as regras.
A dinâmica proposta pela emissora foi que as entrevistas aconteceriam em três dias, 04, 05 e 06 de setembro, sendo cada candidato em um dia, com ordem escolhida por sorteio. No entanto, os representantes das coligações “Desenvolvimento com Responsabilidade” e “Renovar é preciso” informaram que seus candidatos não poderiam comparecer à emissora por compromissos assumidos anteriormente. Conforme informado aos candidatos, a Justiça Eleitoral exige que a emissora conceda a mesma oportunidade de entrevista para todos os candidatos, cabendo a eles a opção em comparecer ou não. Desta forma, acertou-se na reunião preparatória, que apenas o candidato da coligação “Pra Avançar ainda Mais” irá comparecer no espaço concedido democraticamente pela TV Votorantim, com ciência de todos os candidatos.
Na próxima quinta-feira, 06 de setembro, às 20h, será realizada a entrevista com o Marcos Mâncio Affonso De Camargo (PMDB), da coligação Pra Avançar ainda Mais.
O programa será dividido em cinco blocos, com tempos pré-determinados, nos quais o candidato fará sua apresentação, discorrerá sobre os motivos que o fizeram a candidatar-se a vaga de vice-prefeito e ainda responderá perguntas temáticas a fim de apresentar as propostas de sua coligação para o governo municipal.
A TV Votorantim reforça sua atuação democrática ao oferecer a todos os candidatos o mesmo espaço, a exemplo do que vem ocorrendo há cinco semanas com entrevistas com os candidatos a vereador, momentos nos quais os candidatos de todos os partidos dispõem de tempo idêntico para apresentarem suas propostas.
A TV Votorantim é transmitida através do canal 10 da Super Mídia e em tempo real pelo site www.tvvotorantim.com.br
.

Luciana Lopez

Agenda dos candidatos

Notícia publicada na edição de 06/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A 

Carlos Augusto Pivetta (PT)

Manhã e Tarde - trabalho normal da Prefeitura
Noite - reunião com educadores

Erinaldo Alves da Silva (PSDB)
Manhã - contatos políticos no escritório
Tarde - caminhada nos bairros
Noite - reuniões domiciliares

Fernando de Souza (DEM)
Manhã e tarde - caminhada nos bairros
Noite - reunião com moradores

Cruzeiro nas ruas Votorantim

Notícia publicada na edição de 06/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A


Por: ERICK PINHEIRO


Terezinha Dias de Souza Mendes, 50, do lar, bairro Capoavinha


No meu bairro o ônibus passa apenas duas vezes por dia. Será criada mais linhas para atender aquela região?


Erinaldo Alves da Silva (PSDB)
Transporte público é um serviço essencial na vida das pessoas, e o poder público é responsável por este serviço, diretamente ou transferindo o serviço à terceiro através de concessões. Quando o transporte se faz entre municípios ocorre a participação do Estado, quando ocorre na esfera municipal cabe às prefeituras disciplinar sua atuação. A definição de horários, itinerários, tarifas, e a fiscalização do cumprimento dos acordos firmados é competência da administração municipal. Nossa proposta é efetuar uma revisão em todo o sistema de transporte do município de tal forma que, ouvindo a população, possamos corrigir as distorções existentes e aprimorar o sistema para melhor atender a população, inclusive no bairro Capoavinha.


Carlos Augusto Pivetta (PT)
O transporte público tem sido priorizado por nós desde o início de nosso governo, tanto que a tarifa de hoje é a mesma de 2009, graças a um subsídio que criamos, e a idade média da frota é de cerca de 2 anos. Além disso, 86% dos carros têm acessibilidade para deficientes. Quanto à ampliação de horários e percursos das linhas do transporte urbano, ela é definida de acordo com a demanda apresentada, para que se mantenha o equilíbrio financeiro do sistema e, consequentemente, a tarifa baixa, que é uma das menores do Estado. Analisamos sempre as planilhas da empresa concessionária para que as solicitações de aumento da oferta sejam feitas sempre que possível e estaremos atentos para que isso ocorra com a Capoavinha assim que houver demanda.


Fernando de Oliveira Souza (DEM)
O sistema de transporte público em Votorantim precisa passar por uma revisão completa, o atual sistema não é um serviço público e sim um negócio, a passagem é caríssima. Nosso objetivo é terminal aberto que será fechado para integração completa, o fim de duas tarifas um verdadeiro absurdo, a volta dos ônibus diretos para Sorocaba, da outra metade da cidade como já acontece com as regiões do Rio Acima e Vila Nova Votorantim, aumento expressivo de carros e de novas linhas, atendendo as regiões mais distantes como a Capoavinha e bairros esquecidos e abandonados como o do Cubatão, onde os ônibus inexplicavelmente foram retirados, implantação de percursos menos sinuosos e mais rápidos, inclusive com a implantação de microônibus.

Desfile cívico

 Notícia publicada na edição de 06/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 011 do caderno A 


Apresentação terá a participação de civis e militares e comemora os 190 anos da Independência do Brasil

Em Votorantim, o ato cívico pela passagem do 7 de setembro será em frente ao Paço Municipal, às 8h30, com o hasteamento das bandeiras e apresentação dos alunos dos 4º anos da escola municipal "Betty de Oliveira Souza". Logo depois haverá o desfile - previsto para começar às 9h - até a praça de eventos Lecy de Campos, na pista sentido Sorocaba. Com o tema "Brava Gente Brasileira", alunos das 12 escolas da rede municipal de ensino farão apresentações sobre a história do Brasil. Representantes de 12 escolas estaduais também estarão presentes. A escola estadual Clotilde Belini Capitani levará sua fanfarra para a avenida. Desfilarão também representantes das polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM) e Samu. O encerramento será feito pela Banda Marcial Wilson Prestes Miramontes.

A avenida 31 de Março estará interditada a partir das 7h. No sentido Sorocaba-Votorantim, a pista será interditada das proximidades da empresa Ambev até o final da praça de eventos Lecy de Campos. A alternativa para quem vem para Votorantim é seguir à direita pela rodovia Votorantim-Sorocaba, que dará acesso à rua Acácio Miller e ao Centro da cidade. Já para quem segue sentido bairro-centro, a interdição terá início após o semáforo da complexo urbanístico "José de Oliveira Souza" (praça Zeca Padeiro) e seguirá até a ponte Julio Cassola. A alternativa é acessar a rua Julio Lopes, lateral do Paço Municipal, seguir pela avenida Reverendo José Manoel da Conceição e acessar à esquerda a avenida Ireno da Silva Venâncio, voltando à avenida 31 de Março,

Procuram-se ovnis ou ao menos quem garanta tê-los visto

Notícia publicada na edição de 06/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno C
Maíra Fernandes

Fotógrafo e cineasta Bruno Cecim embrenha-se na caça de bons relatos para a produção de um documentário




"Tento ser imparcial nesse trabalho, mas não posso deixar de usar também minha experiência", conta Cecim - Por: EVANDRO MESSIAS / DIVULGAÇÃO


Além da ligação histórica e da proximidade entre uma e outra, há mais conexões que unem as cidades de Sorocaba e Votorantim do que supõe nossa vã filosofia. Isso por conta de endereços como o Morro da Mariquinha, em Sorocaba, e o Mirante dos Ovnis, em Votorantim, que se tornaram lendários devido a relatos de aparecimento de Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis). As histórias - datadas principamente do final da década de 1970 e do início de 1980 - são muitas e com narrações que vão de curiosas a engraçadas. Entre relatos de quem acredita na aparição do chamados alienígenas, outros que afirmam já terem vistos sinais da visita deles e até aqueles que teorizam contrariamente dizendo que tudo não passa de equívoco, o fotógrafo e cineasta Bruno Cecim resolveu juntar o máximo possível de depoimentos para um documentário, provisoriamente batizado de "Ovnis: Objeto Identificado" e que está em fase de captação de depoimentos. A iniciativa de Cecim deu tão certo que muitas pessoas estão procurando para falar sobre o assunto, por isso ele pensa em expandir e produzir, além do documentário, um blog e, quem sabe, também um livro. "Muitas pessoas me procuraram para contar suas histórias. Umas interessantes e outras que precisam de investigação, mas quero dizer que estou atrás do máximo possível de relatos sobre o aparecimento de Ovnis na região e também no Brasil", fala Cecim. Como exemplo, ele cita uma senhora de Jundiaí que, após saber sobre o trabalho dele por uma rede de televisão, liga todos os dias convidando Cecim para ir até sua casa, também presenciar a visita dos alienígenas. "Estou tentando investigar as histórias que estão chegando, mas com muita cautela", admite.

Ele, que começou a pesquisa e captação com foco bem regional, adianta que o mergulho nas pesquisas o fez querer saber cada vez mais do intrigante assunto, que ainda divide opiniões.
Sim! Cecim afirma que já viu alienígenas quando ainda garoto, em um viagem à mítica Chapada Diamantina, porém remete ao lendário LP "A Tábua de Esmeralda" de Jorge Ben Jor (1974) e também ao livro "Eram os Deuses Astronautas?", escrito em 1968 pelo suíço Erich von Däniken, a "culpa" pela vontade de mergulhar mais no assunto, que começou com uma pesquisa mais ferrenha sobre a pré-história, as antigas civilizações e culminou nas evidências, segundo ele, da presença desses seres alienígenas. "Temos essa coisa de antropólogo, de querer saber mais... Tento ser imparcial nesse trabalho, mas não posso deixar de usar também minha experiência", conta Cecim sobre a descoberta dos fatos que o "intrigaram".

História e curiosidades

No momento, são nove entrevistados que já tiveram seus depoimentos gravados e editados. Mas Cecim espera mais. Entre relatos de moradores dos arredores dos locais, também há depoimentos de pesquisadores como Chico Penteado, que diz ser uma reencarnação de alienígenas e do advogado votorantinense Tide Paraná, que conta ter visto os ovnis e que também escreveu um livro sobre o acontecimento. Na entrevista, Paraná explica à Cecim ainda sobre um fenômeno chamado de "buraco da minhoca", na verdade um portal que liga a outras dimensões. "Ele fala que em Votorantim há esse portal na Cachoeira da Chave", fala o cineasta.
"Muita gente quer e tem o que falar sobre o assunto, mas teme ser chamado de louco ou mesmo sofrer represálias, principalmente em algumas igrejas", conta Cecim. Como explica, encontra muitas pessoas que falam das experiências mas preferem não aparecer, por tratar de um assunto delicado.
Para chegar até às pessoas, Cecim começou rodando despretensiosamente nos locais próximos aos endereços contidos nos relatos e perguntando sobre histórias. Aos poucos foi recebendo indicações de um e outro e chegando a pessoas, como a comerciante Iolanda, dona de um um bar em Votorantim e que ainda conta de pessoas que chegam e comentam sobre luzes estranhas vinda dos morros. Aliás, de acordo com o relato captado por Cecim, Iolanda contou de uma casa nas proximidades, onde coisas "estranhas" ocorriam, como surgimento de ovos gigantes. Assustada, a moradora teria ido embora do local, mas a casa continua lá. "Ela me falou que na verdade não é morro dos ovnis, mas morro dos ovos, devido esse acontecimentos", fala Cecim.
Mas não há apenas depoimentos de quem já viu, ouviu ou acredita nas histórias sobre a presença de seres alienígenas. De acordo com Cecim, a pesquisa também abrange posições contrárias, já que a intenção não é encontrar "uma verdade absoluta" e sim abrir o debate sobre o assunto. "Tem quem fale que o morro dos ovnis, por exemplo, ficou conhecido por conta da queda de um balão e não pela suposta presença de discos voadores ou alienígenas", pontua o cineasta, que reforça o quanto trabalhar com o assunto requer muito cuidado, investigação e atenção. "Muitas pessoas me procuram, mas tomo certos cuidado pois há muita coisa fake", garante ele, que em breve participará de uma vigília ufológica atrás de mais histórias.
Interessados em colaborar com o cineasta podem entrar em contato pelo email bruno.cecim@gmail.com ou pelo telefone (15) 8112-2995.

Taça Votorantim

 Notícia publicada na edição de 06/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno D

A Taça Cidade de Votorantim de Futsal fechou ontem sua terceira semana de disputas, com três jogos no Cermag: PM Mairinque 1 x 3 PM Piedade (feminino), Casa dos Colchões 0 x 8 Gaviões da Fiel (veterano) e Gaviões da Fiel 2 x 1 Serginhos Bar (principal).

Arremesso do Futuro fecha novo patrocínio

Notícia publicada na edição de 06/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno B -

O projeto "Arremesso do Futuro", que incentiva a prática do basquete entre os estudantes da rede pública de ensino nas cidades de Sorocaba, Votorantim, Salto e Santana do Parnaíba receberá o patrocínio da Sorocaba Refrescos, fábrica da Coca-Cola instalada na cidade. Ao todo, 400 crianças deverão participar do projeto.

Os alunos atendidos são contemplados com o aprendizado do basquetebol nos horários de contra turno escolar, complementando sua formação cívica através da atividade física, quando aprenderão, além do esporte, a integração social através do convívio em equipe, o desenvolvimento comportamental através da disciplina e ordem, ações de humanização e respeito ao próximo.
A iniciativa se destaca por seu caráter educacional. Os adolescentes são orientados a priorizar os estudos, pois os participantes devem, necessariamente, estar matriculados na escola pública. Além disso, o desempenho escolar será acompanhado de perto. Serão 170 crianças atendidas em Sorocaba, 80 em Votorantim, 80 em Salto e 30 em Santana do Parnaíba.

Lei estadual

A Sorocaba Refrescos está patrocinando a iniciativa por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo, que permite parte do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido para projetos esportivos. "A atividade física, de maneira geral, tem um papel fundamental na formação do adolescente. Esta é uma idéia que se junta a outros projetos de sucesso dos quais essa empresa já realiza, como é o caso da Copa Coca-Cola, que mobiliza jovens de todo o país", conta a analista de comunicação social da Sorocaba Refrescos, Renata Dias.
A ex-jogadora Vanira Hernardes, que ao lado da irmã Vânia fundou o"Centro de Formação de Atletas Vânia &Vanira", idealizador do projeto, também comemora a parceria. Juntas, as irmãs contabilizam mais de 50 títulos, dentre os principais, o Pan-Ameriano de Cuba, o Campeonato Sul Americano e o tricampeonato brasileiro. Além do basquete, o futebol moleque também é promovido pela Copa Coca-Cola, que iniciou o campeonato regional em agosto, no campo do Grêmio Santa Terezinha, no Jardim Bertanha, incentivando a vida ativa e saudável. 

Prefeitura recebe áreas para Parque Industrial e Centro Olímpico

 Prefeitura garante acordo para criar Centro Olímpico e áreas para Parque Industrial e construção de 2.000 casas

 

A parceria com o Grupo Votorantim também prevê investimento de R$ 500 mil para implantar o Programa de Atendimento Integrado (PAI)

 

A Prefeitura de Votorantim anunciou na manhã desta terça-feira que a Prefeitura recebeu do grupo Votorantim por comodato da área onde funcionava a Associação Desportista Classista (ADC Votoran). Desta forma o município vai implantar no local um Centro de Treinamento Olímpico e o Programa de Atendimento Integrado (PAI), para jovens em situação de risco.

 

Esse comodato cuja tratativa ocorre há dois anos, viabilizará por parte da Prefeitura a criação de um Centro Olímpico. O espaço é dotado de estruturas para receber diversas modalidades e servirá também de base para núcleos esportivos e trabalho social.

 

Nesse mesmo espaço haverá atividades desenvolvidas para adolescentes incluídos no Programa de Atendimento Integrado (PAI), que será implantado pela Prefeitura. Para a realização deste programa a Prefeitura firmou uma parceria com a Votorantim Cimentos, onde o município vai receber R$ 100 mil ao ano, até 2016, podendo ser prorrogado. Esse período estabelecido é justamente prevendo o incentivo a prática esportiva levando em consideração que o país será sede da próxima olimpíada.

 

O PAI será dedicado a atendimento de jovens que terão a oportunidade de participar da formação em modalidades esportivas olímpicas, além de contar com apoio psicológico e socioeducativo.

 

Áreas para Parque Industrial e moradias

 

A Prefeitura destaca ainda que foram doadas pela empresa o prédio da escola estadual "Senador José Ermírio de Moraes", além de áreas reservadas para o Parque Industrial da cidade, sendo de início um terreno de 123 mil m² situado as margens da rodovia que liga Votorantim a Piedade, em área que será ampliada gradativamente conforme o interesse de médias e grandes empresas.

 

Outra conquista para o município, foi a doação de uma área para a ampliação do aterro sanitário e um terreno de 288 mil m² no Parque São Lucas, local onde haverá a construção de aproximadamente 2.000 moradias populares por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Rodas se soltam de carreta e acertam mercado

Jornal Cruzeiro do Sul
Marcelo Roma



 As rodas derrubaram as portas do estabelecimento e atingiram um dos caixas e algumas prateleiras - Por: Adival B. Pinto



O par de rodas traseiras de um caminhão que trafegava pelo Acesso 103 à rodovia SP-79, em Votorantim, se soltou e invadiu um supermercado na avenida José Gonçalves Romero, no Jardim Europa. Ninguém se machucou, mas estourou a porta do mercado e danificou o caixa, gôndolas e mercadorias.

O acidente aconteceu às 23h30 de segunda-feira. O dono do supermercado, Valdemar Alves Costa, 57 anos, assistia televisão em sua casa, no andar superior do mercado, e ouviu o barulho, mas imaginou que tivesse sido de uma obra ali perto. Um vizinho notou a porta estourada e pensou que era furto. Avisou então Valdemar, que desceu e se surpreendeu ao ver o tamanho do estrago.

As duas rodas pesam cerca de 400 quilos e poderiam ter machucado alguém se o acidente tivesse ocorrido durante o dia, considera o comerciante. Ele e a mulher costumam ficar nos dois caixas e de manhã o movimento de clientes é maior. Valdemar calcula em aproximadamente R$ 7 mil o prejuízo. Terá que gastar R$ 1 mil somente para consertar a porta metálica.

O mercado fica a 200 metros da rodovia, que liga Votorantim à rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79). O motorista do caminhão não parou. Valdemar acredita que as rodas se soltaram numa curva e o motorista só percebeu mais tarde ao parar o caminhão. Por isso, não saberia o local onde perdeu as rodas.

A limpeza e a arrumação do mercado levaram toda a terça-feira. O comerciante perdeu mercadorias. Um dos caixas e pelo menos três carrinhos de compras foram amassados. "A força do impacto deve ter sido muito grande. Ainda bem que aconteceu à noite, quando não havia pessoas na rua", diz ele.

Valdemar teve que dormir no supermercado por duas noites, por causa do estrago na porta. Ele esperava para a porta consertada ser reinstalada ainda ontem. Disse que perguntou a amigos caminhoneiros sobre algum caminhão que perdeu as rodas, mas nada sabiam. O motorista pode ser de cidade distante. Nas rodovias de Votorantim e Piedade é comum a circulação de caminhões de duas ou três carretas, conhecidos como bitrem ou treminhão.

O comerciante guardou as duas rodas na garagem. Ele avisou a Polícia Militar, mas não tinha feito boletim de ocorrência de dano na delegacia. As rodas são da marca Brucal e os pneus Bridgestone, recauchutados. Ele disse que ainda não sabe o que fará com elas. Pensa em vendê-las para aliviar o prejuízo, se não forem apreendidas pela polícia.

Região tem o maior índice de mortes por pneumonia

Notícia publicada na edição de 06/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A
Leandro Nogueira

Foram 533 óbitos no 1º semestre, uma média de três mortes por dia

A região de Sorocaba foi a que mais registrou óbitos e internações por pneumonia em todo o interior do Estado no primeiro semestre deste ano, segundo informações divulgadas ontem pela própria Secretaria de Estado da Saúde. Foram 533 mortes e 4.692 internações apenas no atendimento do SUS nos 48 municípios da região administrativa de Sorocaba. A situação é pior do que nas regiões metropolitanas de Campinas, Santos e São José dos Campos, onde os casos de morte foram menores. Esses números revelam que, em média, três pessoas morrem por dia devido à doença na região de Sorocaba, considerando o período entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano. Somente na região metropolitana da capital houve mais vítimas fatais do que na região de Sorocaba. Uma das justificativas da Secretaria de Estado da Saúde são as questões socioeconômicas de algumas cidades da região de Sorocaba, onde a cobertura vacinal da população é inferior à media estadual.

Segundo a pneumologista da Faculdade de Medicina de Sorocaba, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Sonia Ferrari Peron, as crianças e os idosos são os mais vulneráveis à pneumonia porque nessas faixas etárias a imunidade é mais baixa. O levantamento da Secretaria de Estado da Saúde revelou que a internação de crianças menores de um ano durante o primeiro semestre corresponde a 11.853 (20%) das 61.830 internações em hospitais públicos de todo Estado. A faixa etária com o maior número de óbitos foi a dos idosos, com 4.971 casos fatais de complicações por pneumonia. "A cada cem pacientes saudáveis que contraem pneumonia, um vai a óbito", observa a pneumologista da Faculdade de Medicina de Sorocaba.

Segundo a médica Sonia Peron, os sintomas típicos da doença consistem em febre alta, dor em qualquer parte do tórax que piora ao respirar e tosse seca ou com pouca expectoração. No entanto ela recomenda procurar pelo serviço médico nos casos de febre alta persistentes, independente de haver ou não os sintomas respiratórios. "A pneumonia pode começar só com a febre", observa Sônia. Para evitar a doença a médica recomenda hábitos saudáveis de vida, como alimentação adequada, sono regular, evitar aglomerações de pessoas e a vacinação para gripe e para outros grupos de risco. O pneumologista do Ambulatório Médico de Especialidades do bairro Heliópolis, em São Paulo, Fábio Pereira Muchão, explica que pneumonias são infecções pulmonares que podem ser causadas por vírus, bactérias ou fungos, sendo as duas primeiras as mais comuns. "Normalmente, os vírus que causam pneumonias são contagiosos e transmitidos por meio de contato direto, gotículas de saliva ou aerossóis", declara.

Região de Sorocaba

São considerados municípios da região de Sorocaba todas as 48 cidades abrangidas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-16) da Secretaria de Estado da Saúde, com sede na avenida Comendador Pereira Inácio,105, em Sorocaba. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o número de internações e, proporcionalmente, de óbitos por pneumonia ocorre em regiões com maior estrutura de atendimento hospitalar, como Sorocaba, Campinas, São José do Rio Preto e a própria Grande São Paulo.

Os dados se referem às internações em hospitais da região de Sorocaba, o que não significa, necessariamente, que sejam todos moradores da região. Outro fator que influencia a quantidades de internações e óbitos por pneumonia está relacionado a questões socioeconômicas de algumas cidades da região de Sorocaba, onde a cobertura vacinal da população é inferior à média estadual.

Os municípios abrangidos pela DRS-16 são Alambari, Alumínio, Angatuba, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Borra do Chapéu, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guapiara, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itaberá, Itaóca, Itpetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Itu, Jumirim, Mairinque, Nova Campina, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Quadra, Ribeira, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Taqurivaí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Câmara recebe estudantes

Nesta terça-feira (04) pela manhã, a Câmara Municipal recebeu cerca de 30 alunos da Escola Estadual Comendador Pereira Inácio para conhecer os trabalhos do legislativo.

Com o objetivo de atender a proposta didática desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, na qual destaca sobre alguns fatos históricos como, por exemplo: o Impeachment de Collor e a manifestação na Praça Paz Celestial, além disso, sugere contatos políticos para a realização de entrevistas. Durante as aulas, a Professora Edna Aparecida Rodrigues incentivou os alunos para a realização da visita até à Câmara Municipal, com o intuito de conhecer de perto a política da cidade.

"Política é a gente que faz! Sempre enfatizo isso aos meus alunos para que eles tenham interesse em saber como funciona a política e queiram participar das ações desenvolvidas na cidade, compartilhando e auxiliando com o crescimento do município", declara a professora.


O Diretor da Câmara Fábio Lopes Sevilhano, juntamente com o Coordenador do Setor de Informática, Orair Leandro da Cruz e o Coordenador da Secretaria Rogério Caetano receberam os alunos e, dentre os diversos assuntos abordados foi explicado sobre as ações dos vereadores e o processo legislativo com destaque à aprovação das leis, citaram também a Lei Municipal que prevê multa para quem utiliza o cerol ao soltar pipas, o fim do recesso legislativo de julho, a permanência da quantidade de vereadores, sendo que, atualmente são 11, e também, a adequação da Lei Orgânica contra o nepotismo que poucas cidades aderiram tal medida.


Os alunos também questionaram quanto ao trabalho realizado por cada setor da Câmara: Secretaria, Departamento Jurídico, Comissões Permanentes, Informática e demais coordenadorias que foram detalhadamente explicados pela equipe da Câmara. No final do encontro também foi citado sobre a importância da participação da população na política. "Não é habito do brasileiro se envolver com a política, mas ela está inserida em todos os aspectos da sociedade. Infelizmente é grande a falta de interesse da população em participar das sessões da Câmara e audiências públicas, sendo que, estes são os momentos oportunos para o conhecimento dos projetos que estão em tramitação e saber o que está em discussão na cidade e, a partir disso, participar do processo político", enfatizou a equipe da Câmara.

"O vereador é a autoridade responsável por fazer as leis do município, por isso deve fiscalizar e cuidar da cidade inteira", finalizou a equipe.


Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Votorantim

Prefeitura interdita ruas para o Desfile de 07 de setembro

Tudo pronto para o Desfile Cívico de 07 de setembro. E para garantir a segurança dos desfilantes e da população que prestigiar o desfile, a Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (SESEC) irá interditar nesta sexta-feira (07) a partir das 07 horas, o trecho da pista Votorantim/Sorocaba a partir da empresa Ambev até o final da praça de eventos "Lecy de Campos". Quem for para a região central da cidade deve acessar a rodovia Votorantim/Sorocaba e seguir na rua Acácio Miller, com acesso ao Centro.

O trecho interditado no sentido bairro/centro começa após o semáforo do Complexo Urbanístico "José de Oliveira Souza" (praça Zeca Padeiro) até a ponte "Júlio Cassola". A alternativa para quem vai à Sorocaba é seguir a 31 de março, entrando na rua Julio Lopes, lateral do Paço Municipal, seguindo na avenida Reverendo José Manoel da Conceição, após o semáforo a esquerda na rua Ireno da Silva Venâncio, tendo acesso à avenida 31 de Março, próximo ao Corpo de Bombeiros. Outra alternativa é o acesso pela estrada Pinheiros.

A solenidade se inicia às 08h30 com o hasteamento das bandeiras e apresentações artísticas dos alunos da rede municipal de ensino na Praça da Emancipação defronte ao paço municipal, na avenida 31 de Março, 327. Em seguida, o desfile segue no prolongamento da avenida 31 de Março, paralelo a praça de eventos "Lecy de Campos", na pista sentido Votorantim/Sorocaba.


Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Trecho da avenida Octávio Augusto Rangel recebe recape

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb) está realizando a segunda fase das obras de recapeamento em trecho da Avenida Octávio Augusto, na região do Rio Acima.

 

Segundo a Sourb, nesta quarta-feira (05) está sendo realizado o trabalho de frezagem do solo, que consiste na retirada do pavimento comprometido incluindo uma camada intermediária de reforço (que é o blinder) e de forma preliminar a recuperação do pavimento existente com troca de base. Na seqüência local vai receber a nova camada de asfalto e serviços de acabamento. Após a finalização desse serviço todas as vias receberão a sinalização de solo.

 

Nesta segunda etapa está sendo recapeado o trecho entre a Avenida Izabel Ferreira Coelho, até a divisa com Sorocaba, totalizando 8.710 m² de massa asfáltica. A obra faz parte do programa "Recapeamento para Todos", que tem beneficiado diversos bairros com serviços de recapeamento.

 

As rotas alternativas estão sendo identificadas pela Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), bem como a Guarda Civil Municipal está orientando o trânsito local.

 

Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação (SECOM)


Ouça a Rádio Votorantim