quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prefeito prega cautela no início de governo


Folha de Votorantim - sábado 12/01
Valdinei Queiroz


Em entrevista à Folha, Erinaldo afirmou que dará continuidade aos projetos de Pivetta que deram certo, incluindo o Bolsa Uniforme e Material Escolar

Há 12 dias como prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva (PSDB) está cauteloso, pelo menos no início de gestão, com o uso do orçamento municipal. Ele afirmou que fará reformas pontuais na administração e dará continuidade, além das obras iniciadas na gestão anterior, aos programas sociais, caso haja verba para executá-los.
Erinaldo não fará reformas profundas, mas pretende introduzir alterações pontuais no quadro administrativo. Uma delas é retirar a segurança da Secretaria de Administração (SEA) e pôr na Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec). Além dessa mudança, Erinaldo mudará a responsabilidade do Programa de Desfavelamento, que antes era feito pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Sesi), para Companhia Habitacional (Cohap). “Com isso, teremos um resultado mais prático e correto”, afirma o prefeito.
Metade do quadro de funcionários do Saae será transferida para outros setores da administração. “Os trabalhadores não serão exonerados”, assegura Erinaldo.
O Programa Bolsa Uniforme, entre outras ações sociais, implementados pela gestão Carlos Augusto Pivetta (PT), será mantido, caso não haja empecilhos e falta de recursos para viabilizá-las. “Não terá sequência aquilo que as circunstâncias não permitirem. Se não houver recurso, a gente não vai fazer. O que tiver compromisso e com orçamento em andamento terá continuidade, sim”, afirma.
Já a Guarda Civil Municipal (GCM) sofrerá algumas alterações, sobretudo, internamente, com o intuito de racionalizar o sistema de segurança do patrimônio e, também, do município. “Vamos dar funcionalidade à corporação, para que a população tenha a confiança que está sendo zelado o espaço público e, principalmente, a comunidade”, explica.
No tocante ao projeto “Votorantim sem Favelas”, Erinaldo ainda não visitou as famílias pessoalmente, mas já fez reuniões com a Caixa Econômica Federal, que financiou o total de R$ 52 milhões que faz parte do programa “Minha Casa Minha Vida”. “Dei sinal verde para tudo que está em andamento desse projeto”, assegura.
De acordo com o novo prefeito, dos quatro mandatos que exerceu, contando o de agora, o atual está sendo um dos mais difíceis, por conta do tempo em que ficou fora da administração pública. Segundo ele, todo prefeito, quando entra, encontra algum tipo de problema. “Nos primeiros meses, vamos readequar a máquina pública.”

Saúde
Nos próximos dias, Izilda Maris será anunciada como a secretária de Saúde. Ela, como explica Erinaldo, não será a responsável por diagnosticar as demandas da área de saúde. Quem vai comandar é um colegiado, formado por seis pessoas que atuam na área da saúde. A intenção é que, nos primeiros seis meses, esse grupo consiga detectar os problemas para que, depois, possa ser aperfeiçoado.

Eventos
Depois da Copa Brasil de Futebol Infantil, o próximo evento em que Erinaldo, juntamente com o secretário de Cultura, irá focar é o Carnaval. Segundo ele, as atividades serão feitas de acordo com as limitações financeiras. A expectativa é reativar o Carnaval nos bairros, porém, não há nada concretizado.
Quanto à Festa Junina Beneficente, o tucano ainda não se reuniu com a responsável pela Comas, que é quem organiza o evento. “Estamos focando, primeiramente, no setor da saúde, da concessão do Saae e, por fim, da Copinha”, esclarece. “A partir de fevereiro, vamos conversar sobre a festa junina”, completa.
Para Erinaldo, a festa junina tem três objetivos: lazer, divulgar a cidade e, principalmente, filantrópico. “Sempre preservei o interesse das entidades beneficentes”, comenta. Ao ser questionado se o evento será terceirizado, o tucano disse que nunca trabalhou com festa junina privatizada.

Lixo e radar
Há comentários pela cidade que a atual administração irá terceirizar a coleta de lixo, que é feito pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). O prefeito explica que, pelo menos por enquanto, a ideia não é atribuir o serviço para uma empresa da iniciativa privada.
Segundo Erinaldo, primeiramente será alterado o processo de trabalho, fazendo com que o aterro sanitário, localizado às margens da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), funcione de forma correta. “No momento, como em outros setores, quero deixar que tudo funcione de uma forma que a população sinta e esteja satisfeita”, argumenta o prefeito.
No caso dos radares, que estão há quatro anos sem funcionar, Erinaldo diz que estuda a possibilidade de reativá-los. O tucano, que criticou o trânsito e a sinalização, pretende melhorar, já que a cada ano que passa aumenta o número de veículos que entra e sai no município.

Anel Viário
Sobre a criação do anel viário, que irá facilitar a ligação entre bairros e desviar o trânsito do Centro do município, Erinaldo já fez alguns contatos, até mesmo antes da eleição. Ele explica que realizou uma reunião com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e, agora, falta fazer o esboço para que a obra possa ser desenvolvida.
“Há estudos do Estado de São Paulo na área de transporte, que envolve a região. A nossa proposta vem para complementar algo que já está sendo planejado”, explica. A implantação do anel viário vai permitir a interligação da Rodovia Raposo Tavares ao trevo de acesso aos municípios de Piedade e Salto de Pirapora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim