terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Artesãos sem fronteiras

Rede Bom Dia
Fernanda Ikedo
 
Votorantinenses representam a cidade em eventos por todo o Estado, com obras em madeira e em argila


“Primeiro a peça nasce na mente, aí vou para o desenho e depois para o barro”, conta o artesão Osvaldo Pedro, 42 anos, que deixou a profissão de carteiro, em 2006, para se dedicar exclusivamente à argila.

Ele, que desenha desde criança, conta que entregava cartas no Parque Santos Dumont, em Votorantim, onde mora o Chico Santeiro, conhecido artesão que faz esculturas de madeira. “Fiquei empolgado com o trabalho dele, de transformar um tronco em obra de arte. Ia entregar cartas e via ele trabalhando. Consegui madeira do sítio do meu tio, achando que era fácil, mas não consegui. Depois de um tempo, fui fazer aula de escultura em argila e aí sim me identifiquei”, explica  Osvaldo.

Hoje, ele representa Votorantim em eventos de cultura popular por diversas cidades do Estado, como Francisco Vieira dos Santos, o próprio Chico Santeiro. “Agora, estou pensando em fazer o filósofo Platão. Estou estudando para pegar bem a feição dele. Pode demorar até alguns meses”, afirma Osvaldo.

Já Chico, que retornou no dia 5 do “Revelando o Vale”, evento realizado em Iguape, há dez  anos, conta que essa edição foi melhor que as anteriores. “Foi cansativo porque durou 25 dias de exposição diária, das 14h à meia-noite, mas teve muitos visitantes, de diversos estados e países.”

Chico trouxe na bagagem a encomenda de uma escultura que será enviada ao Rio Grande do Sul. Projetos não faltam. “Quero fazer quadros da via sacra de Barra de Chapéu [próximo de Apiaí]. Vai ser muito especial”, comenta  Chico que só gosta de trabalhar com arte
sacra.

Antes de ser artesão ele foi carpinteiro e pedreiro, mas ressalta: “Nunca gostei de viver privatizado para ninguém. Sempre tive muita admiração pela arte e vontade de assumir esse trabalho. Há 30 anos me envolvi com outros artistas e o projeto deu certo”.
ContatosQuem quiser encomendar obras em madeira com Chico Santeiro o telefone é o: (15) 9622-4327.
Para falar com Osvaldo Pedro, artesão que trabalha com argila, o contato é: (15) 8118-7737.

R$ 300 é a média do valor de uma Nossa Senhora em madeira e
R$ 100 em argila

Eventos
Revelando São Paulo e  Resgatando o Vale são grandes feiras de artesanatos. Ambas valorizam a cultura do interior paulista por meio da difusão da diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim