Daniela Jacinto
Festa prossegue hoje em Votorantim com o Carnaval da Inclusão, às 14h
Maria José Carrara - Por: Adival B. Pinto
Fantasiada de mulher biônica, Olímpia Alves, 79 anos, era só animação - Por: Adival B. Pinto
O Carnaval começou mais cedo em Sorocaba e Votorantim com os bailes da terceira idade. Ontem, uma tarde dançante no Clube do Idoso "Carlos Alberto Moura Pereira da Silva", em Pinheiros, atraiu mais de 200 foliões. Igualmente o Sesi de Votorantim recebeu o mesmo número de participantes em seu Carnaval de Todos os Tempos, também realizado das 14h às 17h, no salão social. A festa prossegue hoje em Votorantim com o Carnaval da Inclusão, numa tenda especial montada na Praça de Eventos "Lecy de Campos", a partir das 14h.
Não é à toa que dizem que a terceira idade é a melhor. Animação é com eles mesmo e conforme a maioria dos entrevistados disse, agora o tempo que têm é para se divertirem, por isso aproveitam cada momento. É o que justifica a festa de ontem, no Clube do Idoso, estar bem movimentada, mesmo sendo no período da tarde. O baile carnavalesco recordou marchinhas e alguns foliões foram fantasiados.
Inaugurado no ano passado, o Clube do Idoso já tem aproximadamente dois mil associados e se tornou um ponto de referência para a terceira idade. Lá, eles fazem cursos - dos mais variados, entre eles artesanato e informática -, assistem filmes em uma sala de cinema com poltronas que já pertenceram ao antigo Cine Pedutti, e ainda fazem atividade física na academia. Conquistam amizades e juntos vão se divertir nos bailes que são realizados.
Além da dança, também rola paquera. Ali muitos namoram e os bailes guardam histórias. Entre elas a de um casal que se conheceu há 50 anos, porém na época o flerte não deu certo e cada um seguiu sua vida. Casaram, constituíram família, mas depois de viúvos se reencontraram e estão namorando há oito anos. Neuza Máximo de Oliveira, 74 anos, e José Soriano, 75 anos, afirmam que se conheceram em um baile e que foi num baile que se reencontraram. "Nós sempre vamos juntos aos bailes e também viajamos bastante. Hoje estou aproveitando mais o meu tempo e ele também", disse Neuza, que estava se divertindo com as marchinhas e dançou o tempo todo com seu parceiro.
Os bailes são como uma terapia, fazem bem não apenas para a saúde do corpo como também da alma. "Eu era muito só, não tinha facilidade de ter amizades, era mais resguardada, depois que comecei a frequentar o Clube e ir aos bailes me soltei, não sou mais a mesma pessoa", conta Aparecida Stadler da Silva, 64 anos.
Importante ressaltar que a festa de ontem começou com uma orientação para prevenir a proliferação do mosquito da dengue, por parte da coordenadora do Clube do Idoso, Anésia Moraes Rosa, já que Sorocaba está enfrentando um surto da doença. Em seguida, Anésia anunciou que a tarde dançante será realizada a cada 15 dias. O Clube do Idoso fica na rua Paulo Setúbal, s/nº, Pinheiros (ao lado do Centro Esportivo "André Matiello"). Mais informações pelo telefone (15) 3233-9592.
Votorantim
No Sesi de Votorantim, o grupo da terceira idade foi recebido para o Carnaval de Todos os Tempos em um salão com uma decoração bem caprichada e com banda ao vivo, que tocou as tradicionais marchinhas carnavalescas. Os idosos ganharam confete e serpentina e logo espalharam pelo salão. A maioria escolheu bem o figurino para disputar um concurso que elegeria as melhores fantasias e os foliões mais animados. Fantasias de Carmem Miranda, Espanhola, Nega Maluca, Marinheiro e até mesmo de Chapolim chamaram a atenção. A alegria e disposição também.
Fantasiada de Mulher Biônica, Olímpia Alves da Silva, 79 anos, carinhosamente chamada pelos amigos de Baiana, era uma das pessoas mais animadas do salão. Olímpia é mãe do Beninho do Acordeom, considerado um dos melhores acordeonistas de Sorocaba, e avó do cantor sertanejo Rodrigo Freitas. Ela conta, com orgulho, que gerou 22 filhos, mas que infelizmente apenas 11 vingaram. A história de lutas e perdas não a fazem uma pessoa triste e amargurada, pelo contrário, a alegria de Baiana - que conquistou o terceiro lugar entre as melhores fantasias - é contagiante. "Há 28 anos sou sócia do Sesi e todos os anos participo dos bailes de Carnaval", conta.
Outra foliã que se destacou no evento de ontem foi Izabel Negrette Garcia, de 75 anos, que foi jogadora de basquete e fez fama entre 1955 e 1956. "Gosto de participar dos bailes carnavalescos. Tenho duas filhas e três netos. Estou viúva, mas venho mais para curtir, não penso em namoro. Gosto das minhas amizades", disse ela, que ficou em primeiro lugar com a fantasia de Carmem Miranda.
Outra fantasia classificada foi a de Nega Maluca, de Guiomar Vieira da Maia Prima, 65 anos, que ficou em segundo lugar.
Já os melhores foliões eleitos pelos jurados foram Maria José Carrara, 60 anos; Dirce Delcaro Gonçalves, 85 anos; e Onélia Montanholi da Rocha, 74 anos, respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugares. Conforme Nivaldo Tireli, coordenador do grupo da terceira idade, o evento foi realizado em parceria com a Prefeitura.
O Sesi de Votorantim fica na avenida Cláudio Pinto Nascimento, 140, Parque Morumbi. Informações: (15) 3353-9204.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.