quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Coletivo O12: 5 anos de atividades

 Jornal Cruzeiro do Sul
Maíra Fernandes

Grupo de dança contemporânea realiza programação hoje e domingo para celebrar a data
 Por meio de parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim, o coletivo já desenvolveu diversas ações com crianças - Por: Divulgação
 Por meio de parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim, o coletivo já desenvolveu diversas ações com crianças - Por: Divulgação
Para comemorar os cinco anos de existência e persistência - como sublinham -, o coletivo O12 reúne hoje diversos artistas para a "Canja Criativa" no Parque do Matão. A cantora Márcia Mah, os bailarinos Renato Bellini e Andréia Nhur, o poeta Beto Cury e o ator e contador de história Zé Bocca são alguns dos nomes do evento que começa às 19h. Mas as atividades não param por aí: no domingo, o coletivo de dança contemporânea realiza mais uma edição do "Dança na Pedreira", com direito a piquenique, ensaio e apresentação de vídeo-dança. Todas as atividades são abertas ao público. "Pensar num coletivo de dança contemporânea que une arte à ciência e pesquisa à autonomia dos sistemas vivos, na cidade de Votorantim, parece improvável, pois é justamente essa improbabilidade estatística que há de ser comemorada nesse quinto aniversário do coletivo O12", defende Preta Ribeira, que junto com Thiago Alixandre e Tati Almeida formam o "núcleo durável" do coletivo.

Como conta Preta, nesses cinco anos passaram por altos e baixos, com momentos de reconhecimento pelos trabalhos prestados, mas também amargando a falta de apoio como no ano passado. "O ano passado foi difícil, mas logo no começo de 2013 começou a melhorar, pois mesmo com a mudança do quadro político conseguimos manter a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. Também ficamos felizes pois o novo secretário da Cultura, Marcelo Domingues, começou dialogar conosco. Estamos, no momento, fazendo um projeto com o colégio Objetivo e criando uma nova obra, mas sem previsão de estreia", adianta Preta.

Conhecidos pelas suas intervenções urbanas na cidade de Votorantim, pelas criações de vídeos-dança, envolvimentos em causas ambientais, espetáculos no Parque do Matão e pelo premiado espetáculo "Quando se desprendem as partes", entre outros projetos, nesses cinco anos ainda trouxeram para a cidade debates e nomes importantes, como as duas consultoras internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU), Lala Deheinzelin em 2012 e Ana Carla Fonseca em 2011, além dos doutores Rosa Hércules (PUC/SP) em 2009 e Fabiana Dultra Britto (UFBA) em 2011, e receberam ainda a visita de uma das mais importantes críticas de dança do Brasil, Helena Katz em 2008. O coletivo recebeu ainda três prêmios federais do Ministério da Cultura (Minc) e desenvolveram até 2012 mais de 150 ações culturais, tendo mais de 18 vídeos produzidos.

"O motivo a celebrar se anuncia logo de cara, pois são 5 anos de insistência e resistência por uma política da autonomia na arte, sempre em parceria com o poder público e privado, mas nunca dependente dele. Essa autonomia é a palavra de ordem do coletivo 012, pois fizemos dela o tema de nossas pesquisas artísticas, de nossos eventos e de quase a totalidade das iniciativas e realizações não só na cidade de Votorantim, mas por muitos lugares do Brasil", defende Preta.

Para quem quiser saber mais sobre o grupo, o site é www.odoze.blogspot.com.

Programação e horários


Hoje, às 19h - "Canja Criativa" no Parque do Matão, que fica na rua Angelo Delapassi, Parque Bela Vista, em Votorantim.

No domingo, dia 17, acontece a segunda edição do "Dança na Pedreira", na Pedreira do Icatu, que fica na rua Humberto Della Pacce, a partir das 18h, com piquenique comunitário, ensaio aberto com o coletivo mostrando os procedimentos e protocolos de treinamento, e apresentação de vídeo-dança. Os eventos são abertos à comunidade e gratuitos. Em caso de chuva, o evento na pedreira será cancelado. A indicação é livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim