terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DRIBLANDO A FISCALIZAÇÃO - Estudantes fazem trote em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul
Veronica Viudes
programa de estágio 

Para evitar fiscalização mais rigorosa, trote de estudantes foi feito na divisa dos dois municípios - Por: Emídio Marques

 Os estudantes arrecadaram dinheiro na avenida Mateus Conegero com Gisele Constantino - Por: Emídio Marques

Por conta do maior rigor na proibição de trotes universitários em avenidas de Sorocaba, aproximadamente 30 alunos de uma universidade particular da cidade realizaram a brincadeira de iniciação no município vizinho de Votorantim. O grupo de estudantes se reuniu ontem de manhã no semáforo da esquina da avenidas Mateus Conegero e Gisele Constantino, Parque Bela Vista, próximo à região do Campolim.

O trote nas ruas é proibido em Sorocaba desde 1995, pela Lei Municipal número 4.828, que em 2007 foi ratificada por meio do artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No artigo consta que ninguém pode permanecer ou andar nas pistas onde trafegam veículos, exceto para cruzá-las nos locais permitidos. Além disso, o CTB estabelece que atividades que possam perturbar o trânsito também são proibidas, a não ser que possuam licença da autoridade competente.

Apesar da lei e das faixas instaladas pela Urbes - Trânsito e Transportes em avenidas de Sorocaba, que informam sobre a ilegalidade da brincadeira, muitos estudantes universitários dão um jeito de continuar com a prática, se reunindo em pontos movimentados de Votorantim. Nesses trotes, os veteranos pintam e sujam os calouros, chamados de "bixos". Os novatos também têm de arrecadar dinheiro, pedindo aos motoristas. O dinheiro normalmente é usado pelos veteranos para compra de bebidas, por exemplo.

Uma das veteranas conta que o trote havia começado por volta das 11h e que logo no início das brincadeiras, policiais militares passaram por lá, pedindo para que eles permanecessem na calçada e não invadissem a avenida. Outra estudante disse que preferem não informar qual curso ou universidade estudam pois podem ser suspensos por fazer parte da brincadeira, o que já aconteceu em anos anteriores. (Supervisão: Adalberto Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim