domingo, 17 de fevereiro de 2013

Padre Theodoro irá a Moçambique em viagem missionária

Gazeta de Votorantim
Por Alana Damasceno

A viagem já está marcada. Em 18 de fevereiro o Reverendo Theodoro de Oliveira, fundador do Instituto dos Filhos e Filhas Misericordiosos da Cruz, embarca para Moçambique, em mais uma missão solidária. Em novembro passado, o padre foi ao Haiti para colaborar com as vítimas do terremoto ocorrido em 2010, onde segundo ele, o país ainda passa por uma situação crítica.

O Reverendo teve sua formação na Europa (Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma). Desde 2005 atua como vigário paroquial na Paróquia São João Batista de Votorantim e pertence à Igreja Greco-Melquita Católica (em plena união com o Papa).

A estadia deve durar até 28 de fevereiro. Lá, ele ficará em Diocese de Nacala, norte do país. O intuito da presença do padre será realizar ações sociais e vocacionais, onde religiosos oferece atividades e condições para que a população do local possa se manter. “Algumas irmãs, por exemplo, ensinam a cozinhar. Outras, a costurar, pintar ou bordar”. No caso de Moçambique, ele cita que o laço é maior por conta da língua de origem, que também é português.

O padre explica que as oportunidades de viagens missionárias surgem através da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil). “Ela realiza estes intercâmbios missionários em países mais emergentes que pedem nossa colaboração”.


Ida ao Haiti


A respeito de sua passagem, que durou sete dias, ele comenta que o país ainda se encontra com diversas complicações. “Lá, o povo sofre constantemente seja com a questão climática ou com as situações de governo. Poderia ser um país bem organizado, porém não foi o que vimos”.
Em sua ida, ele narra que a cada dia havia uma agenda diferente. “Visitamos diversas realidades”. Além Entre suas atividades, realizou uma palestra na faculdade de medicina de Porto Príncipe, capital do Haiti. “Foi uma viagem onde aprendemos muito. Sei que somos como gotas no oceano, mas nossa ajuda para aquele povo é muito importante”.

Mensagem de solidariedade


“Doar-se a partir daquilo que temos é cômodo. Mas doar-se a partir de sua pobreza é difícil. Porém, é aí que está o verdadeiro sentido missionário”. Padre Theodoro explica que a solidariedade é encontrada na essência do evangelho. “Quando a pessoa é solidária, ela não abraça a causa do reino”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim