sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Saúde intensifica ações no combate a dengue

 

A Secretaria de Saúde de Votorantim por meio do Centro de Controle de Zoonoses está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Para tanto os agentes estão concluindo nesta sexta-feira o trabalho de nebulização no Jardim Serrano e iniciando no Novo Mundo. O município registra dez casos da doença, sendo oito importados e outros dois que estão sob investigação. Os casos confirmados correspondem aos seguintes bairros: Jardim Europa, Clarice, Barra Funda, Rio Acima, Tatiana, São Lucas, Novo Mundo, Jataí, Mário Augusto Ribeiro (Promorar) e Serrano.

 

A Secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzoto de Moraes, destaca que a  população pode colaborar para impedir o aumento do número de casos adotando as medidas preventivas no combate aos possíveis criadouros. A secretária lembra também que as pessoas que viajaram no período de Carnaval devem ficar atentas a possíveis sintomas.

 

Além do trabalho de nebulização, os agentes realizam também a eliminação de possíveis focos do criadouro do mosquito. Para tanto as equipes estão percorrendo as casas e conversando com os moradores para que o veneno possa ser aplicado no entorno da residência, mas para isso as pessoas devem permanecer do lado de fora da casa.

 

Também periodicamente os agentes fazem visitas a pontos estratégicos, como borracharias, depósitos de recicláveis, escolas, entre outros lugares que podem ter mais incidência de larvas. Quando há notificação de casos suspeitos que é a ação de nebulização.

 

A Secretaria de Saúde orienta que todas as pessoas com sintomas de dengue devem procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para diagnóstico mais precoce possível e mesmo antes de se dirigir ao médico já iniciar a hidratação.

 

A secretária informa ainda que o cidadão é um forte aliado ao combate da doença. Entre as ações que a população pode contribuir estão em manter as caixas d´água, cisternas e poços vedados e sem água acumulada sobre as tampas; manter pneus em abrigos e sem água, desobstruir as calhas, canos e ralos e caso não sejam utilizados manter vedados; cubra com areia os cacos de vidro dos muros; verificar se as bandejas de ar condicionados não estão com acúmulo de água; não jogar lixo em terreno baldio, valas, valetas, margens de córrego e riacho; desinfetar regularmente os ralos e tratar semanalmente a água da piscina com cloro semanalmente, caso esteja em desuso a piscina precisa estar coberta.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim