sábado, 23 de fevereiro de 2013

Uniso vai construir hospital veterinário

Notícia publicada na edição de 23/02/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A
César Santana - programa de estágio


A intenção da reitoria é estabelecer uma parceria com prefeitura de Sorocaba para tornar o hospital público


 Fernando Del Fiol, reitor da Universidade de Sorocaba - Por: Aldo V. Silva

 O maior prédio da Cidade Universitária passará a funcionar parcialmente a partir de março - Por: Aldo V. Silva

A Universidade de Sorocaba (Uniso) planeja a instalação de um hospital veterinário público em seu câmpus. Para isso, o reitor da universidade, Fernando Del Fiol, deve se reunir com o prefeito de Sorocaba Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) na próxima quarta-feira, 27, para apresentar uma proposta para que o projeto possa funcionar como uma parceria entre a universidade e o poder público. Segundo Del Fiol, o prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva (PSDB), já acenou positivamente com a possibilidade.

O reitor explica que a proposta do hospital é oferecer atendimento exclusivamente a quem necessita do serviço, mas não tem condições financeiras de arcar com as despesas. "A ideia é que seja um hospital público. Pretendemos que haja um filtro para receber apenas animais de pessoas de baixa renda e assim não prejudicar os veterinários que trabalham na cidade", diz. Del Fiol acredita que isso viria a beneficiar tanto a população quanto a universidade, que passaria a contar com um espaço onde os alunos do curso de medicina veterinária poderiam aprender na prática. A ideia do reitor é que a parceria funcione de maneira semelhante ao convênio com a Santa Casa, com o repasse de dinheiro do poder público para a instituição prestadora dos serviços.

Para o funcionamento do hospital, a Uniso já dispõe de uma área de aproximadamente 2.500 metros quadrados em seu câmpus. No entanto, ainda são necessárias uma série de adaptações. De acordo com as previsões de Del Fiol, o hospital deverá estar apto a receber animais de pequeno porte já no início do ano que vem, e animais de grande porte na segunda metade de 2014.


Novo bloco


Por outro lado, a Uniso inaugura já no início do próximo mês, uma parte das instalações de seu novo e maior prédio da Cidade Universitária. Serão colocadas em funcionamento no dia 4 de março, sete salas do primeiro andar do bloco F, que continuará em obras e será completamente utilizável a partir de setembro deste ano, pouco mais de dois anos após o início das serviços. Este é o sexto prédio voltado para salas de aula no câmpus e será dotado de quatro andares distribuídos entre mais de 7 mil metros quadrados. De acordo com o reitor da instituição, Fernando de Sá Del Fiol, a nova estrutura terá como função principal absorver o crescimento da universidade nos últimos anos e deverá abrigar aproximadamente 2.500 alunos.

Segundo Del Fiol, a Uniso passou de cerca de 7.500 alunos em 2011 para mais de 11 mil em 2013. "Acredito que esse crescimento se deu por conta da possibilidade de desconto que tem o aluno que estuda parte do curso no período da manhã e também pelos novos cursos de engenharia", diz. Até mesmo por isso, as 45 salas do novo prédio deverão ser destinadas quase que exclusivamente aos cursos da área, desocupando o atual espaço do bloco E para a criação de laboratórios. O reitor revela ainda que para os próximos anos, a meta é investir na estrutura, uma vez que a instituição já atingiu sua capacidade máxima. "Vamos trabalhar na consolidação nos próximos quatro anos. Queremos investir nos cursos de pós-graduação e também em um centro de eventos multiuso, para atividades com esportes, teatro e realização de formaturas, por exemplo", finaliza. (Supervisão: Adalberto Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim