terça-feira, 26 de março de 2013

Descentralização facilita acesso ao serviço de saúde bucal para os bebês de Votorantim

Para facilitar o acesso ao atendimento, a Secretaria da Saúde de Votorantim descentralizou neste mês de março o serviço de saúde bucal para os bebês com idade entre zero e dois anos. A mudança tem recebido a aprovação das mães que não precisam mais se deslocar para um único local de atendimento e podem levar os filhos ao dentista na própria Unidade Básica de Saúde onde já costumam fazer o acompanhamento médico e vacinal da criança. 

Até o mês passado, os bebês precisavam ser levados ao Ambulatório de Saúde da Mulher e da Criança, localizado no Jardim Paraíso, para a avaliação bucal e para as orientações do dentista sobre a prevenção tão importante nesta etapa da vida. "Muitas pessoas não sabem, mas os cuidados com a saúde bucal devem ser iniciados desde o nascimento, quanto mais cedo a mãe der início à prevenção, menor é a chance da criança apresentar a doença cárie ou outros problemas bucais", reforçou Silvio Magalhães, dentista que trabalha há vinte anos na rede municipal de Votorantim.

Na UBS do Rio Acima, o dentista faz uma pequena palestra aos pais que chegam pela primeira vez com o bebê, esclarece dúvidas e exemplifica situações corriqueiras para facilitar o entendimento. "Quando não é possível uma escovação completa, você pode usar uma fralda para uma higiene rápida na boquinha, é melhor do que deixar o leite lá até a próxima escovação", explicou o dentista durante a consulta de Lucas Gabriel, de 8 meses.

A mãe, Sirlei de Oliveira Campos, de 35 anos, explicou que Lucas já havia passado por uma consulta no Ambulatório que fica no Jardim Paraíso, mas quando nasceram os primeiros dentinhos, o levou para uma nova avaliação bucal, desta vez na UBS que fica perto de casa. "Achei que ficou mais prático porque está próximo e porque aqui já fazemos outros atendimentos. Uso uma escovinha para a higiene, mas com os primeiros dentinhos surgiram outras dúvidas", comentou.

Mãe de Maria Luíza, de 9 meses, a dona de casa Mariana Silva Campos, de 23 anos, levou a pequena para uma avaliação com o dentista esta semana. "É a primeira vez, tenho dúvidas sobre como limpar a boquinha", contou. O primeiro filho, com dois anos completos nunca passou pelo dentista e Mariana já pediu uma avaliação bucal: "Acho importante, mas não sabia que existia esse atendimento, agora vou trazer o maior também".

 

Dicas para a saúde bucal dos bebês

 

- Não é preciso esperar o primeiro dente para levar o bebê ao dentista. Quanto mais cedo, melhor.

- Mesmo antes do primeiro dente, é preciso fazer a higiene da boca após as mamadas.

- Existem escovas próprias para cada faixa etária, mas uma fralda pode ser usada de maneira eficiente para a higiene.

- Não compartilhe a mesma colher ao alimentar vários filhos.

- Não coloque na própria boca a colher que vai servir a criança, isso pode transferir vírus e bactérias para o bebê.

- Se a papinha está quente, não assopre. Use algo para abanar.

- A boca não é feita só de dentes. A gengiva, a língua, o assoalho bucal também precisam ser higienizados.

- Chupeta não é proibido e é menos prejudicial do que chupar o dedo. Mas evite a chupeta por tempo prolongado na boca do bebê.

- A cárie é uma doença. Uma vez registrada, deve ser tratada e monitorada permanentemente.

- O leite que permanece na boca da criança pode provocar cárie e outros problemas bucais, por isso, a higienização após a mamada é fundamental.

- Não adicione açúcar ao leite. A criança não tem a mesma percepção do sabor adocicado que um adulto e não sentirá falta.

- Doces e guloseimas não são indicados para os bebês, mas se houver o consumo, é preciso fazer uma escovação em seguida para remover o açúcar dos dentes.

- Procure um dentista para esclarecer suas dúvidas.

 

Fonte: Secretaria da Saúde de Votorantim/Serviço de Odontologia

 

Saúde bucal está em planejamento

A Saúde Bucal de Votorantim está passando por uma fase de planejamento. As atividades são realizadas observando o serviço como um todo, mas também em nível local, para identificar as necessidades de cada unidade onde o atendimento é realizado, conforme explicou o diretor de Odontologia, Fernando de Paula Souza Júnior. Durante essas reuniões de avaliação e planejamento foi observada a importância de alterar o fluxo do atendimento aos bebês para facilitar o comparecimento às consultas.

"Entendemos que o vínculo com a unidade básica, onde a mulher já realizou o pré-natal e onde leva a criança regularmente ao pediatra, é um facilitador para a adesão e temos recebido boa resposta", comentou o diretor. As reuniões de planejamento estão em fase final e já resultaram em outras medidas simples de organização, nos agendamentos, levantamento de dados e atualização das equipes. 

Para os cursos de atualização foi firmada uma parceria com a Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD) que aplicará conteúdo teórico e prático aos dentistas da rede. O primeiro curso será no mês de abril e abordará a extração dentária. A partir do contato com a APCD também foi viabilizada a doação de seis equipamentos odontológicos para a rede municipal de Votorantim que estarão em funcionamento nas próximas semanas.

SECOM (PMV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim