segunda-feira, 25 de março de 2013

Jardim Tatiana terá arrastão contra a dengue


O número dos casos de dengue subiu para 41 em Votorantim. Dos seis novos casos positivos, cinco são de moradores do Jardim Tatiana, o que motivou uma intervenção mais concentrada de apelo aos moradores e remoção dos criadouros naquela região.


O Jardim Tatiana, em Votorantim, começa a passar por um arrastão contra a dengue a partir desta terça-feira (26). O bairro teve 16 casos da doença confirmados este ano, a maior concentração de toda a cidade e, apesar de todas as ações de controle que vem sendo realizadas pela Seção de Zoonoses sempre que um diagnóstico novo é confirmado, a doença continua avançando no bairro. Por esse motivo, a Secretaria da Saúde de Votorantim decidiu fazer uma ação específica para tentar mobilizar os moradores e conter a dengue.

Nos últimos dias, seis novos casos de dengue foram confirmados em Votorantim. Com esses diagnósticos positivos subiu para 41 o total de casos na cidade neste ano de 2013. Este número está dividido em 27 casos contraídos na própria cidade e 11 casos importados, ou seja, de pessoas que se contaminaram em outras localidades, além de três casos que estão sob investigação quanto ao local de infecção.

Dos seis casos novos, cinco foram identificados no Jardim Tatiana e um no bairro Vossoroca. Com esses cinco novos pacientes, o Jardim Tatiana, que já era o bairro com maior incidência de dengue no ano, acumula 16 casos em 2013. O segundo bairro com maior número de casos é o Vossoroca, com três. Em seguida, estão bairros que tiveram dois casos cada um: Jardim Clarice, Jardim São Lucas, Novo Mundo, Bandeirantes  e Parque São João. Os bairros que tiveram um único caso confirmado até o momento são: Jardim Europa, Rio Acima, Barra Funda, Jataí, Jardim Serrano I, Jardim Serrano II, Vila Nova, Promorar, Vila Guilherme, Vila Garcia, Parque Bela Vista e Dominguinho.

Arrastão no Jardim Tatiana

Nesta terça-feira (26), os agentes da Seção de Zoonoses estarão em uma força tarefa na área verde do Jardim Tatiana. O grupo irá recolher todos os materiais que possam acumular água e abrigar os ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti.

A intervenção no Jardim Tatiana começou nesta segunda-feira (25), com um trabalho intensificado de orientação pelas agentes comunitárias de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF). O grupo seguiu pelo bairro informando sobre a realização do arrastão que percorrerá as ruas na quarta e na quinta-feira, conforme explicou a coordenadora da Saúde Coletiva, Kátia Regina de Oliveira.

"Os moradores devem colocar nas calçadas todos os tipos de objetos que podem servir de criadouro do mosquito, como garrafas, latas, tambores e pneus. Esse material será recolhido na quarta e na quinta-feira, a partir das 8h30", explicou a diretora.  O arrastão será realizado com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).



SECOM (PMV)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim