Objetivo é que Estado adote medidas enérgicas em favor do rio Pirajibu e da represa de Itupararanga
Pelo menos 20 embarcações participaram
ontem da tradicional descida do rio Sorocaba, evento em comemoração ao
Dia Mundial da Água - Por: Aldo V. Silva
Atividades de educação ambiental também foram promovidas - Por: Aldo V. Silva
Em relação à cabeceira da represa Itupararanga e o despejo indevido de esgoto, Pannunzio afirmou ser "inadmissível" que outras cidades, como Ibiúna e Vargem Grande Paulista, ainda despejem esgoto sem tratamento no rio, enquanto outras, como Sorocaba e Votorantim, adotam políticas que garantem a despoluição do rio Sorocaba. Para ele são necessárias "providências enérgicas e urgentes", e de todos os órgãos envolvidos com a área ambiental. O passeio de barco teve a presença também do prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves (PSDB), e de secretários municipais das duas cidades. "Hoje não se admite que alguma estrutura administrativa pública deixe de fora o trabalho voltado ao meio ambiente", acrescentou Erinaldo.
Parque e política ambiental
A intenção da Prefeitura local é dar continuidade aos projetos ambientais iniciados pela gestão anterior, com o plantio de árvores e outras medidas para tornar o rio Sorocaba mais convidativo à população, adiantou Pannunzio. Uma das propostas é a construção de deques nas margens, semelhante àquele no Parque das Águas. Quanto ao Parque da Biodiversidade, em fase de construção na área do antigo aterro no Retiro São João, a secretária do Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, confirmou que a unidade ambiental deve ser entregue em junho. Enquanto isso não ocorre, Pannunzio convida as pessoas a apreciarem a cidade a partir do mirante no Jardim Dois Corações.
Passeio
O percurso pelo rio - diferente daquele em anos anteriores - desta vez não ocorreu próximo à divisa entre Sorocaba e Votorantim. "É a primeira vez nos últimos 60 anos. Quando garoto fazia esse percurso em botes, mas lembro de outras atividades como a travessia de Sorocaba a nado", contou Pannunzio. Pelo menos 20 embarcações partiram da Usina Cultural, até o trecho da avenida Dom Aguirre com a rua Arthur Bernardes. No local havia equipes esclarecendo sobre os riscos da dengue e como combater o mosquito, assim como exposição de animais taxidermizados (empalhados). Durante o evento a Sema promoveu a atividade "Venha Pescar com a Gente", no trecho do rio que margeia o Parque das Águas. O público pôde pescar, desde que depois devolvessem os espécimes à água. "Hoje temos no rio Sorocaba 65 espécies de peixes", disse Jussara.
Votorantim
Outras atividades alusivas à data são realizadas em Votorantim. Ontem houve limpeza das margens da Cachoeira da Chave. Também acontece a Feira das Águas, no Aquário Cultural, que pode ser conferida amanhã e quarta-feira, das 8h às 17h, dias em que os alunos da rede municipal estarão no espaço. O evento propõe facilitar o acesso às informações sobre a importância dos recursos hídricos e seus problemas. Durante a feira ocorrem mostras temáticas e o público pode trocar informações com os expositores. Haverá distribuição de materiais informativos e lúdicos, doação de mudas, realização de atividades esportivas e atrações culturais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.