sexta-feira, 29 de março de 2013

Procissões e ritos religiosos marcam a Sexta-Feira Santa

Jornal Cruzeiro do Sul

Para os católicos, hoje é o único dia do ano em que não há missas


Os cristãos celebram hoje uma das datas mais importantes do calendário religioso, em que se recorda o julgamento, a crucificação e a morte de Jesus Cristo. A Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão será marcada por procissões, ritos e encenações sobre o calvário percorrido por Jesus, sendo considero um dia de recolhimento e abstenção como forma de comunhão com o seu sofrimento. Para os católicos, é o único dia do ano em que não se celebram missas e que tradicionalmente se evita o consumo de carne.

Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, a programação tem início às 14h, com a celebração do Sermão das Sete Palavras, que será realizada pelo padre Tadeu Rocha de Moraes, em que é feita uma reflexão sobre as palavras pronunciadas por Jesus na cruz. Às 15h, o arcebispo dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues faz a celebração da Adoração da Cruz, com o pronunciamento de uma oração solene de adoração à cruz, seguida da distribuição da comunhão com as hóstias já consagradas. Às 19h30, acontece a procissão da Paixão de Cristo, com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, que percorrerá as ruas São Bento, Praça Carlos de Campos, Miranda Azevedo, Penha, Monsenhor João Soares, Brigadeiro Tobias, Quinze de Novembro e retorna para a frente da igreja, onde haverá uma encenação da Paixão.

Cada paróquia terá uma programação própria para celebrar a Sexta-Feira Santa, com a realização procissões e celebrações da Paixão de Cristo em horários variados. No Santuário Novo da Aparecidinha, a programação religiosa tem início às 6h com a realização da Via-Sacra, com saída do Jardim Josane (rua 11) e encerramento em frente ao cemitério. Às 15h haverá Adoração da Santa Cruz e, às 19h, acontece a procissão de encontro do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores. Os homens, que seguirão a imagem do Senhor Morto, sairão do Jardim Monteiro e as mulheres, com a imagem de Nossa Senhora das Dores, iniciam o percurso na Vila Amato, tendo como ponto de chegada o Santuário Antigo.

Votorantim

Em Votorantim, cada paróquia terá a sua programação para a celebração da Sexta-Feira da Paixão. Na Paróquia São João Batista, no Centro, às 15h será realizado o Sermão das Sete Palabras, com a Liturgia da Paixão e, às 18h, os fiéis participam na Procissão do Senhor Morto, que percorrerá a avenida São João. Na Paróquia Nossa Senhora Consolata, no bairro Rio Acima, a Caminhada da Penitência terá início às 5h, com a saída das comunidades até a igreja matriz. Ás 15h, acontece a celebração da Adoração da Cruz e, às 20h, a Procissão do Senhor Morto. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, às 7h, acontece a procissão do Sermão das Sete Palavras e, às 15h, a Adoração da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim