Instituições de ensino da rede estadual na região, cadastrados no
programa Escola da Família, possuem agora docentes capacitados para
ministrar aulas do curso “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos”
(JEPP). Com o objetivo de incentivar o lado empreendedor de alunos entre
seis e 14 anos que frequentam regularmente o Ensino Fundamental II (6º
ao 9º ano), o Sebrae-SP firmou parceria com a Secretaria da Educação do
Estado de São Paulo para preparar os professores. Esse trabalho já vem
desenvolvido em alguns municípios e instituições particulares, e será
oferecido aos finais de semana. Entre diretores, vice-diretores e
coordenadores, 161 profissionais da região composta por Sorocaba,
Votorantim, Itu, São Roque, Itapetininga, Itapeva, Apiaí e Itararé,
receberam ontem o certificado de conclusão do curso preparatório.
Foram capacitados 1.467 educadores em todo o Estado e, segundo a
representante do Sebrae-SP e facilitadora do projeto, Beth Proença
Bonilha, essa foi a primeira turma certificada. “Durante o curso, eles
vivenciaram o que as crianças vão fazer, como montar e organizar
feiras.” Ela explica que a metodologia que será aplicada foi elaborada
para cada série do Ensino Fundamental e, ao passar de ano, o aluno tem a
chance de seguir com o aprendizado.
Em Sorocaba o programa de empreendedorismo estará presente em 26 escolas
estaduais que compõem o projeto Escola da Família, e as aulas devem
iniciar-se assim que turmas sejam formadas.
Para o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, o
empreendedorismo é uma ferramenta importante para o desenvolvimento
econômico e social. “Quanto mais próximo o jovem estiver dessa cultura,
maiores serão os benefícios para o país. O jovem deve conhecer o que é o
empreendedorismo. Ele precisa sair da escola preparado, não só para ser
empregado, mas também para ser empreendedor.” Caetano também acredita
que o sonho dos jovens brasileiros é não ser mais empregados e sim,
empreendedores. Também esteve presente na solenidade, o dirigente
regional de ensino, Marco Aurélio Bugni, que destacou a parceria da
instituição com o governo estadual, afirmando ser de extrema importância
no desenvolvimento dos alunos.
ENSINO – Estudos feitos pelo Sebrae indicam que o
empreendedor com mais escolaridade consegue enxergar melhor as
oportunidades e contribuir para aumentar as estatísticas do
empreendedorismo feito com planejamento e risco calculado. Pesquisa
aplicada pela Global Entrepreneurship Monitor indica que, no ano de
2012, 69% dos empresários começaram um negócio porque constataram uma
oportunidade e apenas 31% empreenderam por necessidade.
Portanto, a vice-diretora da Escola Estadual "Francisco Camargo César",
na Vila Helena, Talita Fernandes Corrêa Ribeiro, diz ter certeza da
importância da preparação do lado empreendedor dos alunos. “Tenho
certeza de que irá render bons frutos não só nesse setor, mas também em
todas as áreas de conhecimento. Isso só irá complementar a atuação dos
jovens em todas as linguagens.” O JEPP não será restrito apenas aos
alunos matriculados nas escolas estaduais, mas aberta a toda a
comunidade. Quem tiver interesse, basta procurar uma instituição
cadastrada no programa Escola da Família e garantir a vaga em uma turma.
METODOLOGIA - Para o 6º ano, a proposta do curso é a
oficina “Eco Papelaria”, que trabalha questões relativas ao meio
ambiente, relacionando esse tema aos tipos de negócios que envolvem
papel reciclado e reutilização de materiais. Nesse processo, os
estudantes aprenderão a criar produtos a partir de papéis reciclados,
como caixas de presente, porta-retratos, cadernetas, entre outros.
“Artesanato Sustentável” é o tema para o 7° ano. Serão elaborados
produtos artesanais com o intuito de possibilitar o desenvolvimento do
empreendedorismo e da criatividade dos alunos. Todos os itens do plano
de negócios terão uma abordagem mais complexa e aspectos comportamentais
como motivação, iniciativa, tomada de decisão e convivência em grupo.
Já para os estudantes do 8º ano, o assunto será “Empreendedorismo
Social”, cuja finalidade é fomentar o potencial do jovem para a
responsabilidade social, individual e coletiva, despertando-o para os
problemas que acontecem na comunidade. Aos alunos do 9º ano, serão
ministradas aulas com o tema “Novas ideias, grandes negócios”. O
propósito é oferecer aos adolescentes a possibilidade de desenvolver e
promover o próprio negócio, com criação de produto ou prestação de
serviço, de acordo com as oportunidades observadas no bairro ou na
cidade onde vivem, respeitando a cultura local e buscando contemplar
algum benefício social para a comunidade.
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