Para marcar a passagem do Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, creches e escolas municipais de Votorantim desenvolveram diversas atividades pedagógicas ao longo da semana, com estudantes de todas as idades. Professores e coordenadores usaram a criatividade para abordar a cultura indígena, trabalhar a questão do respeito étnico e a diversidade de costumes.
No Centro de Educação Infantil "lda Luchini Vial", do bairro Angelo Vial, as 130 crianças participaram das atividades. O trabalho não foi focado na questão da data e teve uma abordagem mais ampla da cultura e da história, "falamos de costumes, da alimentação, do modo de viver dos índios antigamente e nos dias de hoje, entre outros aspectos", explicou a coordenadora pedagógica Ana Paula Vieira Ferreira de Oliveira.
As crianças conheceram o urucum e saborearam milho cozido e mandioca, alimentos incorporados à culinária brasileira através dos povos indígenas. Também houve um trabalho de musicalização, com o uso de tambor, para aprender ritmos e tons.
Na Escola Municipal "Prof. Antônio Vicente Bernardi, do Jardim Archila, as atividades foram organizadas de acordo com a faixa etária das crianças. Os alunos do 2º ano B apresentaram a peça "A Lenda da Mandioca", retirada do folclore dos índios tupis para explicar a origem da raiz que um dos principais alimentos dos povos indígenas no Brasil.
Já os alunos do 5° ano A, prepararam uma apresentação sobre a cultura dos índios, seus costumes e a redução da população indígena após à colonização do Brasil. As crianças aprenderam que o país já abrigou mais cinco milhões de índios e hoje esse número está em torno de 370 mil. Os alimentos também despertaram o interesse das crianças que aprenderam sobre o cultivo de raízes e tubérculos para produção de farinhas, das frutas para bebidas fermentadas e também da importância da caça para a culinária indígena.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.