A Escola Municipal "Profª Patrícia Maria dos Santos", do Jardim São Matheus, em Votorantim, inaugurou nesta quarta-feira (03), uma biblioteca e sala de atividades criativas. O espaço foi reformado e equipado com R$ 20 mil ganhos pela escola no ano passado durante as Olimpíadas de Reciclagem Tang, promovida pelo Grupo Kraft.
A inauguração teve a participação dos alunos e funcionários da escola que foram os responsáveis pela a arrecadação de quase 50 toneladas de plástico e papel para reciclagem durante a competição. O clima de comemoração ficou completo com a presença do contador de histórias de Votorantim, Zé Bocca, que apresentou aos estudantes o conto "A aposta", da escritora Tatiana Belinky.
A diretora da escola, Andréa Siqueira Hidalgo, contou que a participação nas Olimpíadas de Reciclagem murou a rotina da escola, mobilizando alunos, funcionários, professores e também a comunidade próxima. "Primeiro os alunos traziam o material separado em casa, mas em pouco tempo estendemos a campanha para escolas próximas, comerciantes e empresas e ampliamos nossa capacidade de arrecadação com este apoio", explicou.
A coordenadora pedagógica, Tatiana Mariano de Arruda, comentou que as pesagens do material recolhido eram feitas sempre às sextas-feiras pela equipe organizadora do concurso e pela Cooperativa de Reciclagem de Votorantim (Coopervot), mas às quartas-feiras o espaço destinado aos materiais já ficava lotado. "Usávamos corredores e outros espaços porque o envolvimento e a mobilização de todos para conseguirmos uma biblioteca foi muito grande", explicou. A ideia de criar uma biblioteca foi para estimular a leitura e proporcionar um espaço diferenciado para atividades pedagógicas da escola.
A arrecadação do material reciclável ocorreu de abril a agosto de 2012. O resultado da competição foi anunciado em setembro. Quatro escolas de Votorantim participaram da disputa e aceitaram o desafio de recolher plástico e papel. Além da escola do Jardim São Matheus, participaram as escolas "Profª Edith Maganini", "Prof. Abimael Carlos de Campos" e "João Ferreira da Silva".
Pela participação, as quatro escolas receberam um acervo de 170 livros, um computador e uma câmera digital. A escola vencedora recebeu, ainda, o prêmio de R$ 20 mil. Além da reforma, instalação e dos equipamentos para a biblioteca, incluindo livros (o acervo atual é de aproximadamente mil exemplares), teatro de fantoches e mobiliário, o valor ganho foi suficiente para realizar a pintura de todas as salas de aula da escola.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.