Responsáveis pelo projeto técnico social referente a construção de três bacias de contenção de cheias na região do Parque Jataí se reuniram na manhã desta terça-feira (16). O encontro contou com a participação de representantes das secretarias de Meio Ambiente e Comunicação, da Caixa Econômica Federal e da empresa responsável pela obra que já está em andamento.
A proposta da ação é justamente em desenvolver as informações junto a comunidade local num primeiro momento e posteriormente para toda a cidade. Para tanto estão sendo elaborados materiais didáticos e explicativos que vão desde informações técnicas da obra bem como sua importância para toda aquela região.
No parque jataí estão sendo construídas três barragens para conter a água escoada para o fundo do vale e acumulada pela área alagada do córrego Itapeva e com isso evitar possíveis enchentes. O volume total de retenção de água nos três piscinões será de aproximadamente 127.000m³, o equivalente a 50 piscinas olímpicas.
Serão construídas três barragens, a R1 que possui uma área de aproximadamente 7.728m2 e área de inundação de cerca de 20.624m2; R2 uma área prevista de aproximadamente 7.314m2 e área de inundação de 25.403m2 e R3 que possui uma área prevista de aproximadamente 12.172m2 e área de inundação de 27.120m², o que soma 73.147m² de área possível de ser inundada.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo projeto a proposta é justamente em explicar para a população a função dos piscinões, como evitar enchentes, em períodos de chuvas intensas; beneficiar a população local que atualmente sofre com as inundações em suas casas, comprometendo assim a saúde e a qualidade de vida, entre outros pontos.
Entre os participantes do encontro a representante da Caixa, Jéssica Maris Martins, da ENE Construtora e Engenharia, Breno Carneiro Meirelles e da supervisora de ensino da rede estadual, Gleide Mara Veloso Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.