Só em Sorocaba, população estimada para a campanha é de 118.616 pessoas
O Dia D será no próximo sábado e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão horário especial de atendimento - Por: Arquivo
Na cidade de Sorocaba, a população total estimada para a campanha contra a gripe deste ano é de 118.616 pessoas, informa a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES). A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir 80% desta população, ou seja, 94.893 pessoas. As 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade aplicarão a vacina durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas. O secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, chama atenção para a importância da imunização dos grupos selecionados para a campanha. "É muito importante que todas as pessoas que fazem parte destes grupos sejam vacinadas, principalmente as gestantes e as puérperas", completa Raggio.
Daniela Valentim dos Santos, diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, lembra que, neste ano, a vacina irá proteger a população contra a gripe A/ H1N1 (tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009) e também contra outros dois tipos do vírus Influenza: A/ H3N2 e B. No ano passado, o município ultrapassou a meta de cobertura da vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde: 77.470 pessoas foram vacinadas, o que correspondeu a 84,05% da população alvo. Porém, o grupo dos idosos não atingiu a meta (a cobertura ficou em 76,65%).
Em Votorantim, apenas entre os idosos, público alvo da campanha, são 10.653 pessoas. Durante a campanha as vacinas serão aplicadas em todas as UBSs da cidade e nas Unidades de Saúde da Família (USF). Para dar início aos atendimentos, Votorantim recebeu 4 mil doses de vacina enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Os idosos continuam sendo o principal alvo da campanha contra a gripe por serem mais suscetíveis às complicações da doença.
Seguindo orientação do Ministério da Saúde, os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS), deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina. Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de 2013.
Dia D
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada entre os dias 15 e 26 de abril. No sábado, dia 20 de abril, todas as 31 UBSs de Sorocaba, assim como as de Votorantim, estarão abertas das 8h às 17h e serão postos de vacinação no chamado Dia D da campanha. É importante que todos levem a carteira de vacinação. "Se houver alguma vacina em atraso, ela será atualizada. Caso a pessoa não tenha a carteira de vacinação em mãos, é preciso levar um documento de identificação para poder receber a dose", orienta Ângela Monteiro Moraes, da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE).
Saúde Bucal
Aproveitando o período da vacinação, com maior procura das unidades de Saúde, de 22 a 26 de abril, a Secretaria da Saúde de Votorantim realizará a Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal. Quem passar pelas unidades de saúde nesta semana será convidado a fazer uma avaliação bucal para identificação de lesões e identificação de possíveis suspeitas de câncer. O atendimento será feito pelos dentistas que também prestarão orientações sobre cuidados e a importância do auto-exame. O principal alvo da campanha são as pessoas com mais de 60 anos, usuários de prótese dentária, pessoas que tenham alguma alteração na boca, feridas e machucados que não cicatrizam, fumantes e pessoas que consomem álcool regularmente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.