O Jardim Tatiana continua recebendo ações intensificadas de combate à dengue por meio do Centro de Zoonoses de Votorantim. Desde o início de 2013, a cidade registrou 64 casos dengue, sendo 25 no Jardim Tatiana. Nesta terça-feira (09), as equipes concentraram o trabalho realizando operações de bloqueio, em um raio de duzentos metros das residências das pessoas que tiveram diagnóstico confirmado, com orientações aos moradores, remoção de criadouros e nebulização (aplicação de inseticida para eliminar mosquitos adultos).
"Nossa intenção, além da prevenção, é o controle, tentando evitar que as pessoas doentes sejam picadas e os mosquitos contaminados transmitam o vírus para mais gente", explicou a diretora da Saúde Coletiva, Kátia Regina Oliveira. A diretora ressalta que a operação de nebulização não é um recurso que pode ser usado indiscriminadamente para não causar resistência dos mosquitos ao veneno e não tem eficácia se não for acompanhada da ação preventiva. "Se continuar havendo água parada, com larvas e ovos do mosquito transmissor, em alguns dias, a região já estará infestada de novos mosquitos, por isso, pedimos tanto para que as pessoas cuidem de suas casas", frisou Kátia.
Nesta segunda-feira (08), a Secretaria da Saúde recebeu a confirmação de 18 novos casos de dengue cujos resultados foram emitidos pelo laboratório estadual do Instituto Adolfo Lutz, responsável pela realização dos exames na região. A última emissão de resultados havia sido feita no dia 26 de março. Dos 18 casos novos, sete são de moradores do Jardim Tatiana, região que já recebeu um arrastão de combate à dengue no final de março e continua recebendo ações concentradas de prevenção e controle nesta semana.
A Vila Nova Votorantim teve três casos novos e o bairro Itapeva confirmou outros dois. Os outros casos novos estão distribuídos entre Vossoroca, Centro, Jardim Archila, Rio Acima, Bandeirantes e Parque Bela Vista, com um caso novo em cada bairro.
Nos dados acumulados desde o início do ano, totalizando 64 casos, a distribuição é a seguinte: Jardim Tatiana, 25 casos; Vossoroca, 5 casos; Vila Nova Votorantim e Parque Bela Vista, com 4 casos cada; Rio Acima, Jardim Clarice, Jardim São Lucas, Novo Mundo, Jardim Bandeirantes, Vila Guilherme, Parque São João e Itapeva, com 2 casos cada. Com um caso registrado desde o início do ano, estão os bairros: Jardim Europa, Barra Funda, Jataí, Jardim Serrano, Promorar, Vila Garcia, Jardim Serrano II, Dominguinho, Centro e Jardim Archila.
A secretária da Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozotto Moraes, faz um apelo para que os moradores de todas as regiões da cidade colaborem no combate ao mosquito transmissor da doença. "A única maneira de conter a dengue é o envolvimento de cada família, entendendo que a doença é grave, pode matar e precisamos eliminar qualquer objeto que acumule água. Mesmo com todo esforço que vem sendo empregado, continuamos registrando casos e encontrando muito material com água principalmente nas casas", alerta a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.