quinta-feira, 9 de maio de 2013

Campanha de vacinação termina amanhã

Notícia publicada na edição de 09/05/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 11 do caderno A 
César Santana
programa de estágio

 A Secretaria da Saúde diz que prazo não será prorrogado - Por: Emídio Marques


A campanha de vacinação contra a gripe termina amanhã em todo o Brasil e para atingir a meta de 80% de pessoas pertencentes aos grupos de risco que têm direito a receber gratuitamente a vacina em postos de saúde imunizadas, a orientação do Ministério da Saúde (MS) é para que as cidades que ainda não chegaram a tal índice intensifiquem as ações. Em Sorocaba, de acordo com o último balanço divulgado no último dia 30 de abril (uma nova parcial será anunciada hoje), pouco mais de 67% da população recebeu as respectivas doses em alguma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, o que equivale a 65.639 dos 97.786 estabelecidos como meta. O número total de vacinas aplicadas na verdade é de 81.272 se contabilizadas as 15.633 doses destinadas a portadores de doenças crônicas, que não são levados em conta na meta estabelecida pelo MS.

O grupo de risco com menor índice de comparecimento às unidades para aplicação de vacina é o de gestantes. Segundo balanço feito pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), apenas 58,65 % da população de futuras mães da cidade estão imunizadas contra a doença. Traduzindo em números, são 3.760 das 6.411 apontadas como meta inicial. O grupo de idosos com mais de 60 anos atingiu até o momento 66,7% de imunização, com a vacinação de 43.961 dos 65.906 necessários. Em seguida vem o grupo de crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, que está com 67,92% da população imunizada (8.709 de 12.822). Já os dois grupos que estão mais próximos do índice são os de trabalhadores da área da saúde, com 8.439 dos 11.593 componentes imunizados (o que equivale a 72,79%) e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias), com 770 das 1.054 vacinadas, ou seja, 73,06%.

Em todo o Estado de São Paulo, mais de um milhão de pessoas ainda não compareceram a unidades de saúde para receber a dose da vacina contra a gripe. A campanha que foi iniciada em 15 de abril e a princípio se estenderia até o último dia 24, no entanto, foi prorrogada até amanhã. Em Sorocaba, a SES anunciou ontem que não haverá uma nova prorrogação. Enquanto isso, algumas UBSs da cidade (Vila Hortência, Vitória Régia, Lopes de Oliveira e Sorocaba 1) estenderam o horário de funcionamento para a aplicação da vacina até as 22h. Nas demais, a programação segue normalmente até as 19h.

Próximo ao término da campanha, muita gente tem aproveitado os últimos dias para procurar por uma unidade de saúde e tomar a vacina enquanto ainda dá tempo. Na tarde de ontem, a movimentação era grande na UBS do Wanel Ville, onde adultos e crianças entravam para o grupo de imunizados contra a doença. Um deles foi o aposentado Walter Moreira Lara, de 76 anos, que não perdeu a oportunidade de mais uma vez se prevenir. "Todo ano eu tomo e não tenho tido gripes fortes. De vez em quando até chega a ameaçar, mas não é nada sério. Portanto, acho que está fazendo efeito. Além, disso, já que é de graça vamos aproveitar", conta.

A instrumentadora de saúde Cristiane Cruz também recebeu sua dose na tarde de ontem, embora admita que sua intenção era ter tomado a vacina já há algum tempo. "Como trabalho na área da saúde preciso tomar todo ano. Na verdade já era para eu ter tomado antes e cheguei até a ficar um pouco com medo de acabar o prazo", diz, comemorando a prorrogação que houve no fim de abril que lhe deu a oportunidade de tomar a dose.

Votorantim

Em Votorantim, estão á disposição da população 14 postos de vacinação em funcionamento para aqueles que ainda não tomaram a dose da vacina contra a gripe desde abril. Segundo o último balanço, divulgado em 30 de abril, até agora 14.177 pessoas foram vacinadas na cidade, sendo que o grupo com maior adesão à imunização é o de mulheres puérperas, com mais de 88%. O grupo de idosos, que é considerado o principal alvo da campanha em Votorantim, já atingiu 75,68% de pessoas vacinadas. Já a menor cobertura constatada pela Secretaria Municipal de Saúde são nos grupos de profissionais da saúde (63%) e gestantes (64,9%). (Supervisão: Adalberto Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim