quinta-feira, 2 de maio de 2013

Detecção do Câncer - 724 pessoas são avaliadas na campanha de Saúde Bucal

A Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal realizada pela Secretaria da Saúde de Votorantim avaliou 724 pessoas. O atendimento seria realizado de 22 a 26 de abril nas unidades básicas de saúde da cidade, mas se estendeu até a última terça-feira, dia 30. O objetivo foi chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca. Do total de pessoas examinadas pelos dentistas, 34 tiveram alguma alteração identificada e foram encaminhadas para uma avaliação especializada.

O dentista Fernando de Paula Souza Júnior, diretor de Odontologia da Secretaria da Saúde, destaca que a campanha foi bastante positiva e cumpriu o objetivo de informar a população sobre a necessidade de estar atenta a qualquer alteração na boca. "Essa orientação inclui os lábios, gengiva, língua e toda a parte interna da boca. Se houver uma ferida que não cicatriza, uma mancha, um machucado, é indicado procurar um dentista", explicou Souza lembrando que o câncer, quando descoberto em fases iniciais, tem mais chances de cura.

Pessoas de todas as idades devem auto-examinar a boca frequentemente em frente ao espelho. Essa dica é reforçada para alguns grupos com maior risco de desenvolver tumores de boca como os idosos, por exemplo. "Destacamos as pessoas com mais de sessenta anos, especialmente aqueles que usam próteses de todos os tipos, dentaduras, pontes fixas e móveis, pois podem ter algum ferimento que já não chama a atenção, mas precisa ser examinado", explicou o dentista. A orientação é reforçada, ainda, para os fumantes e pessoas que consomem álcool regularmente. 


SECOM (PMV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim