quarta-feira, 1 de maio de 2013

Programa contra obesidade infantil surte efeito, em Votorantim

TEM Notícias 1ª Edição – Sorocaba/Jundiaí


Vinte crianças estão inscritas no programa.
Elas têm atendimento nutricional, psicológico e físico.
 
Reprodução TV TEM
Em Votorantim (SP) um projeto desenvolvido pela rede pública identifica as crianças e adolescentes que estão acima do peso e trabalha com eles a mudança de hábitos. Esse trabalho passa pela alimentação e prática de atividades físicas.
Uma pesquisa feita por universidades de São Paulo revela que os adolescentes consomem o dobro da quantidade de açúcar que é considerado normal. Os vilões desse excesso são os refrigerantes e sucos industrializados. O resultado é uma geração de jovens obesos ou caminhando para esse estado.
Giovana Beatriz Reis tem 9 anos e briga com a balança desde cedo. Ela diz que sofre muito com isso. Para ajudar a filha a perder peso, o pai de Giovana procurou ajuda médica. " Ela é nova, ainda dá tempo da gente ajudar ela porque a gente sabe que a obesidade não é uma coisa legal ", conta Sidclei Lima Reis
Uma pesquisa feita em conjunto por duas universidades de São Paulo e o Hospital das Clínicas revela que crianças e adolescentes brasileiros, entre 3 e 17 anos, estão deixando de tomar leite e água para consumir refrigerantes e sucos industrializados. E, com isso, ingerindo muito mais açúcar do que deveriam. Os dados revelam que os adolescentes chegam a ingerir, em média, 26 quilos de açúcar ao ano só com as bebidas. 45% a mais do que o indicado para a faixa etária.
O Ministério da Saúde já considera a obesidade infantil uma epidemia no país. O resultado do último levantamento feito não é nada animador. Uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso.
Em Votorantim, as crianças de até 13 anos que estão acima do peso vão ter que frequentar aulas de atividade física uma vez por semana. O incentivo vem com a participação dos pais. Além das atividades na praça, as vinte crianças que estão no programa recebem atendimento médico, psicológico e nutricional.
Em um ano, de acompanhamento, Rendeson Mateus Vertolis, que tem 10 anos, já perdeu 4 quilos. Ele sofria com as crises de asma e com problemas no coração. Hoje, consegue acompanhar, sem dificuldades, o ritmo de outras crianças.
Os pais que se interessarem em ter um acompanhamento especial para combater a obesidade infantil podem procurar o Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança. O endereço é rua José Beline, 97, no Jardim Paraíso.

Assista:
http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/tem-noticias-1a-edicao-sorocabajundiai/v/programa-contra-obesidade-infantil-surte-efeito-em-votorantim-sp/2548471/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim