quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vacinação contra a gripe vai até o dia 10

Notícia publicada na edição de 01/05/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 11 do caderno A 
 
Postos de Sorocaba e Votorantim prosseguem imunizando o público-alvo proposto pela campanha nacional



 Em Sorocaba são 31 postos. Votorantim mantém 14 instalados em 11 UBSs, duas Unidades de Saúde da Família e também na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas - Por: Pedro Negrão


 A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe continua até o próximo dia 10 de maio. Devem se imunizar os adultos maiores de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), profissionais de saúde e pessoas que têm doenças crônicas (que devem apresentar prescrição médica).

As doses da vacina estão disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda à sexta-feira, durante horário normal de funcionamento de cada uma. Em quatro delas - Lopes de Oliveira, Vila Hortência, Vitória Régia e Sorocaba 1 - é possível se imunizar até as 22h.

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), 61.830 sorocabanos já tinham tomado a vacina até sexta-feira (26), o que representa 63,23% da população total que precisa se imunizar. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atingir os 80%. O grupo das gestantes é o que apresenta, até o momento, a menor adesão à campanha: 3.562 mulheres se imunizaram (55,53%).

Em Votorantim

Em Votorantim, a Secretaria da Saúde mantém 14 postos de vacinação em funcionamento de segunda a sexta-feira para atender pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos e também os portadores de doenças crônicas.

Desde o início da imunização, no dia 15 de abril, 14.177 pessoas foram vacinadas em Votorantim e estão protegidas contra três tipos de vírus da gripe, entre eles o A-H1N1. A secretária da Saúde Izilda Maris Chiozotto de Moraes, reforça a importância da vacinação para as pessoas contempladas na campanha, "Para esses grupos, a gripe pode se manifestar de uma forma mais grave e também podem ocorrer as complicações. Por isso, estão sendo priorizados e devem responder a esse chamamento para cuidar da própria saúde. Gripe pode ser grave e pode até matar", completou a secretária.

As pessoas com mais de 60 anos são o principal alvo da campanha. Em Votorantim, esse grupo é estimado em 10.653 pessoas. A meta da campanha é atingir 80% deste total, ou seja, 8.522 idosos. A vacina está disponível em 14 postos de imunização instalados em onze Unidades Básicas de Saúde, duas Unidades de Saúde da Família e também na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo). O atendimento é feito no horário normal de funcionamento desses locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim