segunda-feira, 22 de julho de 2013

Artistas comemoram junção de estilos musicais em show da TV TEM

Luana Eid  
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Evento tornou possível mistura do sertanejo com a música clássica.
Show foi apresentado neste sábado (6) em Votorantim, SP.

 Cerca de 15 mil pessoas foram à Praça de Eventos Lecy de Campos, em Votorantim (Foto: Natália de Oliveira/G1)


A junção de sertanejo com música clássica, proposta pela TV TEM para o show em comemoração aos 10 anos da emissora, foi aprovada pelo público e pelos músicos. Chitãozinho e Xororó, Orquestra Bachiana Filarmônica sob a regência do maestro João Carlos Martins e o tenor Jorge Durian subiram juntos ao palco por quatro vezes, em cada uma das regiões da afiliada da Rede Globo no interior paulista. O encerramento das comemorações foi neste sábado (20), em Votorantim (SP).
Em entrevista ao G1, os artistas comentaram sobre a mistura de ritmos. Para o maestro João Carlos Martins, brasileiro que se tornou um dos melhores pianistas e maestros do mundo, o ganho para seu estilo é incontestável. “A mistura faz com que o público da música clássica entenda a importância do sertanejo e o público da música sertaneja saiba que tudo começou com a música clássica. Foi um casamento maravilhoso”, comemora o artista.
Chitãozinho e Xororó admitiram que já sentem saudades das apresentações na companhia da orquestra, do maestro e do tenor Jorge Durian. “Assim que a gente puder voltar ao palco com eles será um grande prazer. Já estamos entristecidos por acabar”, comenta Xororó. Eles ressaltaram ainda que a cada show a parceria esteve mais afinada. “A orquestra está super afinada com a gente, com o Jorge, tudo muito ensaiado. Esse show atingiu o objetivo da TV TEM, que era promover um evento com a cara do interior paulista”, completa Chitãozinho.
O tenor Jorge Durian também comemorou o resultado dos quatro shows. Para ele, o saldo é positivo para a cultura brasileira. “Essa junção que a TV TEM preparou para os 10 anos é fantástica. Para mim é um presente. É uma experiência nova no Brasil. Há um despertar dos jovens pela música por meio disso”, declara o tenor, que procura incentivar o gosto pela música clássica nas crianças pelo projeto Ópera na Escola, que atende 62 mil crianças no país inteiro.
A repercussão do show, inovador nos dois cenários distintos da música brasileira, foi positiva entre o público, formado por pessoas dos mais variados gostos musicais. Álvaro Gomes Cardoso é fã da dupla Chitãozinho e Xororó há muitos anos e aprovou a junção. "Valeu muito a pena vir. Achei uma ideia maravilhosa da TV TEM. Nunca ninguém se atreveu a juntar esses dois estilos. Foi fantástico", disse o autônomo.
Do outro lado, fã da música clássica e principalmente da Orquestra Bachiana Filarmônica, Mari Márcia Garcia de Santana aprovou a inclusão de sertanejo no seu ritmo preferido. "Está lindo demais. Cheguei cedo para ver de pertinho e pegar o melhor lugar", comenta Mari, concentrada na apresentação da orquestra sob a regência de João Carlos Martins.
10 anos da TV TEM
A emissora afiliada da Rede Globo em quatro regiões do interior paulista comemorou seus 10 anos com quatro shows, nas cidades de Bauru, São José do Rio Preto, Itapetininga e Votorantim (SP). Em cada uma das apresentações, cerca de 13 mil pessoas conferiram um espetáculo que agradou os mais variados públicos.
Na plateia, crianças e idosos tiveram a oportunidade de conferir apresentações que afinaram a música sertaneja de uma das duplas mais tradicionais do Brasil, Chitãozinho e Xororó, com a Orquestra Bachiana Filarmônica sob regência do maestro João Carlos Martins e com a participação do tenor Jorge Durian.
Para assistir aos grandes nomes da música brasileira, os telespectadores foram convidados a trocar um quilo de alimento não perecível pelo convite da festa. A iniciativa é da campanha Bem Legal, da TV TEM, que arrecada alimentos para as instituições das cidades.
André Bastos, diretor comercial da TV TEM, comenta que o evento é feito pensando na família. "Além de uma oportunidade de entretenimento, a gente consegue também fazer o bem para as cidades que a gente atende".
A diretora geral da TV TEM, Renata Afonso, também comemorou o sucesso das apresentações. "Estou muito feliz com o encerramento desse ciclo de quatro shows. A TV TEM está sempre junto da comunidade e essa festa não podia ser diferente. Temos sempre de comemorar juntos", ressalta Renata.



 Maestro João Carlos Martins define parceria como
'casamento perfeito' (Foto: Natália de Oliveira / G1)

 Para Chitãozinho e Xororó, show teve a cara do
interior (Foto: Natália de Oliveira / G1)

 Tenor Jorge Durian diz que iniciativa é incentivo à
música clássica (Foto: Natália de Oliveira / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim