Telma Silvério
Escolas públicas e privadas podem agendar o passeio. Outros interessados podem fazer a trilha aos sábados, agendando antecipadamente
Dez espécies que viveram no Brasil estão retratadas na trilha ecológica - Aldo V. Silva
Imagine entrar numa floresta para fazer trilha com um grupo de amigos e, de repente, começar a encontrar várias espécies de dinossauros! Embora tenham sumido do nosso planeta há milhares e milhares de anos, esses gigantes pré-históricos ainda despertam muita curiosidade e admiração. Quem não assistiu alguma vez a um filme ou desenho que tenha esses bichos na história? A verdade é que os dinossauros estão entre os personagens preferidos, principalmente das crianças. Em Votorantim, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) inaugurou uma trilha ecológica por onde são encontradas um total de dez espécies de dinossauros que viveram no Brasil.
O Circuito Educativo - Dinossauros do Brasil do Sesi vem chamando a atenção de quem teve oportunidade de conhecê-lo. A trilha dura entre 40 minutos a 45 minutos, mas tempo suficiente para as pessoas se encantarem ainda mais. A maior parte das crianças que participam da Super Férias do Sesi, em Votorantim, tiveram oportunidade de fazer até mais de uma vez a trilha. A Beatriz Santos Moutinho, de 7 anos, bairro Barcelona, em Sorocaba, participava do projeto e estava fazendo o passeio pela segunda vez. Ela conta que o que mais chamou a sua atenção era o som emitido pelas réplicas de dinossauros. "É bem alto e a gente até se assusta quando ouve", comentou.
A Júlya Domingues Oliveira, 8 anos, do bairro Vossoroca, também percorria a trilha pela segunda vez. "Eles são imensos." O Pedro Jordão Antunes Monteiro, 10, da Vila Assis, estava ansioso por saber sobre as espécies que habitaram o Brasil. Ele é um dos fãs de dinossauros, tendo assistido a vários filmes. "Tem o Jurassic Park que é bem legal", citou ele. João Pedro Antunes Paulo, 9, do Jardim Maria José, em Votorantim, disse que esses gigantes tem "dentes muito afiados para caçar". Pedro Jordão explicou que existem espécies carnívoras, ou seja, comem carne, e as que comem somente plantas. São os herbívoros.
Para Júlia Alves Andrade, 10, do Vossoroca, o mais legal é saber sobre a vivência dos dinossauros na terra, pois antes de qualquer humano surgir as espécies já estavam por aqui. Bruno Silva Machado, 9, do Jardim Icatu, contou que os dinossauros ou répteis são estudados através dos fósseis, pelos paleontólogos. Os fósseis podem ser as ossadas, as pegadas, e tudo o mais que possa contar a história das várias espécies que habitaram o nosso planeta. "Os nomes também eram bastante esquisitos", ressaltou Bruno. As crianças lembraram até mesmo de uma espécie citada num programa de tv: o Argentinossauro.
Tamanho e som
Daniele Reche de Souza Santos e Marcos Antonio Martinez, monitores que acompanhavam um dos grupos, contaram que durante os passeios, o que mais chama a atenção é o tamanho dos bichos e o som que ecoa por todo o parque. Entre as curiosidades das pessoas, está o tipo de comida e se comem gente. Daniele explicou que es espécies do Brasil eram carnívoras, herbívoras e pescívoras. Esta última se alimentava de peixes. Durante o percurso, nos deparamos com o Pysnonemosaurus nevesi. Daniele contou que essa espécie assusta pelo tamanho e por lembrar bastante o Tiranossaurus rex, que é a espécie que mais faz sucesso por aparecer nos filmes.
Logo no princípio, a espécie foi batizada de Dynamosaurus imperiosus, mas depois passou a Tiranossauro Rex ou T-Rex, que significa "lagarto tirano rei" ou "réptil tirano". T-Rex foi um dos maiores dinossauros carnívoros adaptado ao ambiente terrestre. O Pycnonemosaurus nevesi também era carnívoro e feroz. Hoje, no Brasil, dessa espécie restaram cerca de uma dúzia de ossos e alguns dentes. Os dinossauros do Brasil atingiam 15 metros de altura. Ao final do passeio todos recebem um livreto informativo. O Sesi também dispõe de um livreto do Circuito Educativo. Para baixar é só acessar na internet: http://www.sesisp.org.br/esporte/dinossauros-do-brasil.html
Visitas monitoradas
Por enquanto, o Circuito Educativo - Dinossauros do Brasil abriu os portões somente para os alunos das escolas públicas e privadas, além das crianças matriculadas em toda a rede de ensino do Sesi. Todas as visitas são agendadas previamente pelas escolas, pois o passeio é acompanhado por monitores do parque, que explicam tudo sobre as espécies de dinossauros que são encontradas pelo caminho. Outras pessoas que queiram fazer a trilha ecológica podem agendar, pois aos sábados o parque oferece quatro passeios monitorados, a partir das 8h, em que abrem espaço para interessados. O email para agendar é o seguinte: dinossaurosdobrasil.sesisp.org.br , e mais informações pelo telefone (15) 3353-9205.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.