Amilton Lourenço
Delegado reprova ação e diz que normalmente esse tipo de ação não termina bem
Eric Willian Vitor Oliveira - Divulgação
Em momentos de grande estresse a adrenalina aumenta e as pessoas reagem a situações inusitadas com a sensação de que são capazes de resolver o problema com eficiência e rapidez. É o que acontece, por exemplo, em alguns casos em que as vítimas reagem a assaltos. Alguns logram êxito, mas a maioria termina com desfechos trágicos. Felizmente, não foi o que aconteceu ontem e também no último sábado, quando dois empresários reagiram a ações criminosas e contribuíram com a polícia para colocar os bandidos atrás das grades.
O primeiro caso aconteceu sábado, às 12h30, em um estabelecimento comercial na rua Atanázio Soares, na Vila Olímpia. O proprietário estava nos fundos da loja, quando ouviu sua mulher gritar "pega ladrão". O empresário saiu correndo atrás do elemento, que estava com uma arma na cintura. Poucos metros adiante, o comerciante conseguiu interceptar o bandido. Após luta corporal, o empresário conseguiu dominar o ladrão e recuperar R$ 750 que haviam sido roubados do caixa.
Em seguida, os policiais militares Valmir e Diógenes chegaram ao local e prenderam o indivíduo, que foi identificado mais tarde, na delegacia, como Jackson Marlon Lobo, de 21 anos.
Cena de filme
Impulsividade e vontade de defender o patrimônio também foram os motivos que levaram um empresário do ramo alimentício a reagir a um assalto e perseguir dois bandidos no final da tarde de ontem, por ruas de Sorocaba e Votorantim.
Por volta das 15h, dois homens armados invadiram o estabelecimento localizado na rua Venezuela e renderam o empresário e todos os funcionários. Descontrolados e aos gritos de "queremos dinheiro", os bandidos pegaram R$ 40 de uma gaveta e fugiram em uma moto. Rapidamente, o empresário pegou seu veículo, que estava no pátio da empresa, e iniciou a perseguição. Já na avenida Comendador Pereira Inácio, os bandidos perderam o controle da moto e caíram. Um deles, identificado como Eric Willian Vitor Oliveira, se feriu e ficou estendido na pista. O outro assaltante conseguiu fugir. Ao perceber que um dos bandidos estava impossibilitado de deixar o local, o empresário buscou ajuda na Delegacia Central de Votorantim. Os investigadores da Polícia Civil retornaram ao local do acidente e prenderam o assaltante, que já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas.
Recomendação
Os delegados que atenderam a ocorrência, José Antônio Proença Martins de Mello e José Manoel Martins, consideram que a atitude do empresário foi corajosa, porém, não recomendável. "A orientação geral é que a vítima não reaja e evite situações que coloquem em risco a sua integridade física", afirma Proença.
"Após o ocorrido, o correto é procurar a polícia para fazer o boletim de ocorrência. Na delegacia, a vítima deve passar todas as características dos assaltantes para contribuir com as investigações. Não recomendamos que haja qualquer tipo de reação porque a maioria dos casos termina em tragédia", conclui o delegado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.