Notícia publicada na edição de 05/07/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A -
Amilton Lourenço
DER estima que empresa vencedora assine o contrato em agosto
A rodovia João Leme dos
Santos (SP-264), ligação entre Sorocaba e Salto de Pirapora e que já
provocou dezenas de mortes nos últimos anos e, infelizmente, mais duas
na tarde de ontem (leia reportagem na página A10), está mais perto de se
tornar menos perigosa. A assessoria de comunicação da Secretaria de
Logística e Transporte do Estado de São Paulo informou ontem que o
Departamento de Estradas de Rodagem (DER) agendou para as 16h do próximo
dia 12 a abertura dos envelopes contendo as propostas de preço das
empresas interessadas na execução das obras de duplicação da rodovia.
Em nota, a secretaria informou que o processo de licitação tem duração
normal de 90 a 120 dias. Já o DER estima que a empresa vencedora seja
homologada e chamada para assinatura de contrato no mês que vem. "O
início das obras é previsto para setembro e o prazo de execução dos
serviços é de 15 meses", informa a nota da Secretaria dos Transportes.
O projeto executivo da obra prevê a realização de serviços para
duplicação da pista, implantação de vias marginais, implantação de
rotatórias e viadutos entre o km 102 e o km 119,5, com investimento
orçado em R$ 130 milhões. A rodovia não serve apenas para Sorocaba e
Salto de Pirapora. Moradores de Piedade, Pilar do Sul, São Miguel
Arcanjo e Votorantim também usam essa via de ligação à rodovia Raposo
Tavares (SP-270).
Promessas
Em visita à região no último mês de abril, o governador Geraldo Alckmin
(PSDB) anunciou que a duplicação da SP-264 iniciaria no segundo
semestre. Na oportunidade, ele também informou que o processo de
licitação das obras começaria em cinco dias. A informação divulgada
ontem pela Secretaria dos Transportes confirma que a promessa do Governo
está sendo cumprida.
Porém, em 2011, o governador também havia estipulado prazo para o início
das obras. Segundo ele, a duplicação seria iniciada em agosto de 2012
(há um ano atrás). Na época, ele reconheceu a urgência da realização da
obra. "Esta rodovia tem o VDM (média de veículos por dia) muito alto e
grande trecho é em área urbana. Por isso demos prioridade para essa
duplicação", disse.
A obra, no entanto, não foi iniciada na data definida pelo governador.
Enquanto isso, os números de acidentes de trânsito no local aumentaram
de maneira acentuada. Em 2012, foram 302 ocorrências, com 108 feridos e
14 óbitos. As principais causas, informa a Polícia Rodoviária, são o
excesso de veículos, a imprudência dos motoristas e a falta de melhorias
da rodovia.
Um outro caso com morte aconteceu no início deste ano. Em fevereiro, uma
mulher de 46 anos que prestava serviços domésticos em uma casa do
condomínio Mont Blanc morreu atropelada por uma motocicleta. Não há
condições seguras de travessia aos pedestres, não há faixas nem
passarelas e os motoristas abusam da velocidade. De acordo com dados da
Polícia Rodoviária, em janeiro deste ano foram registrados 21 acidentes
no trecho entre a rodovia Raposo Tavares e a entrada da cidade de Salto
de Pirapora. Nesses acidentes, a corporação apurou três vítimas feridas
gravemente e outras 25 levemente.
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