sábado, 31 de agosto de 2013

Folclore, lendas e costumes regionais movimentam o mês de agosto nas escolas de Votorantim

O mês de agosto foi marcado por atividades relacionadas ao folclore nas escolas da rede municipal de Votorantim. As unidades de ensino desenvolveram atividades criativas envolvendo crianças e familiares, resgatando histórias, revivendo costumes e aprendendo com personagens e lendas que fazem parte da cultura brasileira. Esta sexta-feira, dia 30 de agosto, celebrou o encerramento das atividades e algumas escolas convidaram os pais para prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores.

A Expo Folclore é uma tradição há mais de duas décadas na Escola Municipal "Professora Betty de Souza Oliveira", na Vila Domingues. A diretora Irene de Oliveira Silva conta com satisfação sobre o envolvimento de todas as classes, professores e funcionários em atividades realizadas ao longo de todo o mês de agosto. "Toda essa dedicação resulta em uma exposição para a qual convidamos os pais a prestigiar no último dia,", explicou Irene.

O material exposto preencheu e coloriu um longo corredor. Trabalhos com material reciclável, bonecos folclóricos, costumes e brinquedos antigos foram selecionados e preparados para a exposição. Outra atração foi a contação de histórias, com muita criatividade e a interação das crianças. "Muita gente colaborou também confeccionando um material diversificado, cumprindo o objetivo da atividade que mostrar para a criança como era o passado, resgatando essa identidade que não podemos perder", frisou Irene.

Na Escola "Maria Helena de Moraes Scripillitti", no bairro Votocel, todas as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental também estudaram e inspiraram seus trabalhos no folclore e nos costumes de todas as regiões do Brasil. Um dos destaques, foi a literatura de cordel, típica da região Nordeste. Colagens, bonecos, desenhos e maquetes foram preparadas para ilustrar e divertir a exposição visitada pelos pais nesta sexta-feira (30).

Os alunos da 1ª etapa A, do período da tarde, produziram um grande mapa do Brasil para localizar cada costume e manifestação folclórica. "Trabalhamos com contação de histórias e atividades lúdicas apropriadas para a Educação Infantil. Para as crianças, participar da produção desses trabalhos é uma experiência muito importante e marcante", contou a professora Rosângela do Carmo Lopes. Fantoches, colagens e dobraduras ajudaram a decorar o mapa.   


SECOM (PMV)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim