Fernando Guimarães
Seminário realizado no auditório do jornal Cruzeiro do Sul mostra que políticos estão engajados ao projeto
Autoridades dos 22 municípios que compõem o projeto da Região Metropolitana de Sorocaba se reuniram e prometeram união de esforços - Luiz Setti
Confira mais fotos: http://www.cruzeirodosul.inf.br/galeria/129555
Estudos para a criação da unidade regional
Novos Desafios ao Desenvolvimento Regional
Prefeitos de cidades que ainda não integram a Região Metropolitana de Sorocaba participaram do evento e mostraram interesse em fazer parte dessa iniciativa. É o caso do prefeito de Sarapuí, Fábio Augusto Holtz (PSDB), e do prefeito de São Miguel Arcanjo, Tsuoshi José Kodawara (PTB), que estiveram presentes no evento. Os deputados estaduais Carlos Cezar (PSB), Hamilton Pereira (PT) e Maria Lúcia (PSDB) defendem a inclusão de outros municípios que têm a identidade da região de Sorocaba e afirmam que têm condições de apresentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) emendas aglutinativas para que essas e outras cidades sejam anexadas à Região Metropolitana de Sorocaba. Os deputados federais Iara Bernardi (PT) e José Olímpio (PP), pai do deputado estadual Rodrigo Moraes (PSC), por Itu, afirmam que o momento de fazer com que os municípios se desenvolvam de maneira integrada é agora, com a criação da região metropolitana. O deputado federal Jefferson Campos (PSD) e a deputada estadual Rita Passos (PSD) também apoiam a criação da Região Metropolitana de Sorocaba, mas, por razões outras, não puderam comparecer ontem ao evento.
União e luta
"Com o mesmo entusiasmo de 50 anos atrás, quando no comando de Armando Pannunzio e de José Crespo Gonzales, nós começávamos uma reunião parecida com esta para que pensássemos o desenvolvimento de Sorocaba, e hoje estamos reunidos novamente aqui para discutir o desenvolvimento integrado e sustentado de nossa região. Temos de pensar em diversos setores, como a mobilidade urbana, importante para a população de todos os municípios. Devemos, então, agora pensarmos juntos e nos unirmos para termos uma região melhor e mais feliz", afirmou o empresário Laelso Rodrigues, presidente da FUA, lembrando da década de 1960 quando Votorantim se emancipou de Sorocaba, obrigando políticos e empresários a unirem-se para criar a Zona Industrial de Sorocaba e recuperar a economia sorocabana.
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, José Francisco Martinez (PSDB), elogiou a iniciativa do encontro envolvendo políticos de diversos partidos, porém, fez uma ressalva: "Não basta fazermos reuniões, temos de ir à luta e mostrar que a união de todos faz com que essa ideia da região resolva as dificuldades de infraestrutura, saneamento, transporte, educação e, principalmente, saúde." O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) reforçou o comentário do vereador: "Este seminário nos fornece a oportunidade de definir na perspectiva de nossos municípios os três conceitos básicos que lhe dão o nome: desenvolvimento regional integrado. A ideia central é a de que pelas suas dimensões sociológicas e humanísticas, a nossa região tem significado bem mais amplo do que simplesmente o crescimento econômico".
Segundo Pannunzio, o crescimento desacompanhado de uma visão humanizadora não traz para a vida das pessoas as melhorias que elas reclamam. "Desenvolvimento supõe geração de renda e mecanismos de redistribuição. É essencial que através de receita própria ou de repasses de outros entes federativos, os municípios possam promover as melhorias de condições de vida daqueles que os constróem." E acrescentou: "Nenhuma prefeitura ou câmara terá estorvo ou barreira de Sorocaba. Terão, sim, em nosso município, um aliado pronto a colaborar com seus justos objetivos", disse, referindo-se ao fato de Sorocaba ter maior infraestrutura que a dos demais municípios e, portanto, ser a cidade-sede da região metropolitana.
veja o vídeo:
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/493643/prefeitos-se-unem-pela-regiao-metropolitana

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.