sábado, 10 de agosto de 2013

Prefeitos se unem pela região metropolitana

Notícia publicada na edição de 10/08/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A
Fernando Guimarães

Seminário realizado no auditório do jornal Cruzeiro do Sul mostra que políticos estão engajados ao projeto

 Autoridades dos 22 municípios que compõem o projeto da Região Metropolitana de Sorocaba se reuniram e prometeram união de esforços - Luiz Setti


Com o auditório de capacidade para 120 pessoas praticamente lotado, foi realizado ontem pela manhã o seminário sobre a criação da Região Metropolitana de Sorocaba. Prefeitos de 22 cidades que comporão a região metropolitana, deputados estaduais e federais e vereadores dos diversos municípios reuniram-se no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, para, juntos, unirem forças para transformar esse aglomerado municipal na 15ª Região Metropolitana do País em termos populacionais. Eles assistiram, também, a dois painéis apresentados pelo secretário de Finanças de Sorocaba, Aurílio Sérgio Costa Caiado, e pelo presidente da empresa pública Núcleo de Planejamento Regional (Nuplan), professor Flaviano Agostinho de Lima. Aurílio falou sobre o tema Concepção de Regionalização, Aglomeração Urbana e Região Metropolitana: a experiência da Macrometrópole Paulista, e Flaviano sobre Indicadores Socioeconômicos da Região de Sorocaba. Os slides apresentados pelos professores-mestres podem ser baixados nos links a seguir:

Estudos para a criação da unidade regional
Novos Desafios ao Desenvolvimento Regional

Prefeitos de cidades que ainda não integram a Região Metropolitana de Sorocaba participaram do evento e mostraram interesse em fazer parte dessa iniciativa. É o caso do prefeito de Sarapuí, Fábio Augusto Holtz (PSDB), e do prefeito de São Miguel Arcanjo, Tsuoshi José Kodawara (PTB), que estiveram presentes no evento. Os deputados estaduais Carlos Cezar (PSB), Hamilton Pereira (PT) e Maria Lúcia (PSDB) defendem a inclusão de outros municípios que têm a identidade da região de Sorocaba e afirmam que têm condições de apresentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) emendas aglutinativas para que essas e outras cidades sejam anexadas à Região Metropolitana de Sorocaba. Os deputados federais Iara Bernardi (PT) e José Olímpio (PP), pai do deputado estadual Rodrigo Moraes (PSC), por Itu, afirmam que o momento de fazer com que os municípios se desenvolvam de maneira integrada é agora, com a criação da região metropolitana. O deputado federal Jefferson Campos (PSD) e a deputada estadual Rita Passos (PSD) também apoiam a criação da Região Metropolitana de Sorocaba, mas, por razões outras, não puderam comparecer ontem ao evento.

União e luta

"Com o mesmo entusiasmo de 50 anos atrás, quando no comando de Armando Pannunzio e de José Crespo Gonzales, nós começávamos uma reunião parecida com esta para que pensássemos o desenvolvimento de Sorocaba, e hoje estamos reunidos novamente aqui para discutir o desenvolvimento integrado e sustentado de nossa região. Temos de pensar em diversos setores, como a mobilidade urbana, importante para a população de todos os municípios. Devemos, então, agora pensarmos juntos e nos unirmos para termos uma região melhor e mais feliz", afirmou o empresário Laelso Rodrigues, presidente da FUA, lembrando da década de 1960 quando Votorantim se emancipou de Sorocaba, obrigando políticos e empresários a unirem-se para criar a Zona Industrial de Sorocaba e recuperar a economia sorocabana.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, José Francisco Martinez (PSDB), elogiou a iniciativa do encontro envolvendo políticos de diversos partidos, porém, fez uma ressalva: "Não basta fazermos reuniões, temos de ir à luta e mostrar que a união de todos faz com que essa ideia da região resolva as dificuldades de infraestrutura, saneamento, transporte, educação e, principalmente, saúde." O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) reforçou o comentário do vereador: "Este seminário nos fornece a oportunidade de definir na perspectiva de nossos municípios os três conceitos básicos que lhe dão o nome: desenvolvimento regional integrado. A ideia central é a de que pelas suas dimensões sociológicas e humanísticas, a nossa região tem significado bem mais amplo do que simplesmente o crescimento econômico".

Segundo Pannunzio, o crescimento desacompanhado de uma visão humanizadora não traz para a vida das pessoas as melhorias que elas reclamam. "Desenvolvimento supõe geração de renda e mecanismos de redistribuição. É essencial que através de receita própria ou de repasses de outros entes federativos, os municípios possam promover as melhorias de condições de vida daqueles que os constróem." E acrescentou: "Nenhuma prefeitura ou câmara terá estorvo ou barreira de Sorocaba. Terão, sim, em nosso município, um aliado pronto a colaborar com seus justos objetivos", disse, referindo-se ao fato de Sorocaba ter maior infraestrutura que a dos demais municípios e, portanto, ser a cidade-sede da região metropolitana.



veja o vídeo:
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/493643/prefeitos-se-unem-pela-regiao-metropolitana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim