Wilson Gonçalves Júnior
O tucano foi pintado no quiosque localizado no fim da trilha - Wilson Gonçalves Junior
Um tucano, símbolo do partido do prefeito Erinaldo Alves da Silva, o PSDB, foi pintado num dos quiosques do Parque do Matão. O local, reinaugurado pelo atual prefeito, no dia 5 de junho, pertence à Prefeitura de Votorantim. A pintura da ave-símbolo do PSDB ocorreu, no dia 18 de agosto, em evento chamado Grafieco, realizado pelas secretarias de Cultura e do Meio Ambiente de Votorantim. A Secretaria do Meio Ambiente, em nota divulgada pela assessoria de imprensa, disse que os grafiteiros foram convidados para desenvolver a arte com temas livres e de maneira voluntária, sem qualquer interferência do governo na escolha do desenho.
Outros dois quiosques, dos três existentes no parque, também foram grafitados. Um deles recebeu a pintura de uma árvore e o outro de uma paisagem com gaivotas. Os bebedouros do Parque do Matão também receberam pintura, de galhos de árvores com folhas. Para chegar aos quiosques, é necessário seguir um trilha no meio da vegetação e fica ao lado do playground. A trilha termina bem em frente ao quiosque que tem o tucano grafitado. Os outros dois ficam logo mais abaixo, na mesma área. Os locais possuem uma pia cada um - inclusive a parte que foi grafitada - e bancos de cimento.
O jornal Cruzeiro do Sul esteve no evento em que os grafites foram feitos, em agosto. Na ocasião, o grupo chamado para fazer os trabalhos disse que seguiu a temática ambiental. Um representante do grupo reafirmou ontem, ao jornal Cruzeiro do Sul, que os organizadores apenas propuseram o tema e que não houve imposição alguma para a pintura do tucano. O grupo acrescentou ainda que fez o trabalho de forma voluntária, sem remuneração e que apenas recebeu a tinta e o material utilizado.
Além do grafite, o evento contou com exposição, apresentações musicais, feira de troca, educação ambiental, lanche coletivo e uma sessão para histórias sobre o espaço. O Parque do Matão fica na rua Angelo Delapasi, n´ 117, Parque Bela Vista.
Parque do Matão
Uma placa existente no Parque do Matão informa que a revitalização, que teve início no governo do ex-prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) e foi entregue por Erinaldo Alves da Silva, teve custo de R$ 656.043,56, com verba do governo federal e contrapartida do município.
O tucano
Para o professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Gaudêncio Torquato, mesmo que não tenha existido influência por parte do governo na escolha do desenho, era necessário cautela da administração, já que é explícita a ligação do PSDB com o tucano. "O secretário deveria ter alertado: você pode fazer tudo, menos desenhar tucano aqui. Isso pode dar problema, do ponto de vista da ligação."
Torquato acredita que o fato pode chamar a atenção da oposição e também do Ministério Público. "Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Isso pode dar problema, chamar atenção e certamente virão os questionamentos. Por mais que o prefeito tenha razão, é preciso ter esses cuidados."
Prefeitura
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) informou, em nota, que os desenhos no Parque do Matão foram realizados no dia 18 de agosto, no Grafieco, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura. Segundo a nota, a proposta do projeto foi levar ações culturais ao espaço público com a participação de toda a comunidade. "Na oportunidade grafiteiros foram convidados para desenvolver a arte com temas livres e de maneira voluntária. Aqueles que compareceram, enquanto faziam os desenhos, os demais participantes do projetos faziam uma roda de conversas coordenadas pelos técnicos da secretaria de Meio Ambiente e representantes de ONGs, com tema voltado a preservação do espaço", alegou a Sema.
A nota esclareceu ainda que, além de contar com a participação voluntária dos grafiteiros, as tintas utilizadas foram doadas por uma empresa apoiadora do projeto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.