sábado, 28 de setembro de 2013

Trânsito terá mudanças nos altos do Campolim

  Notícia publicada na edição de 28/09/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 12 do caderno A
 César Santana



Alterações são decorrentes da inauguração do Shopping Iguatemi, em novembro, e outros empreendimentos na região

 Avenida Gisele Constantino já tem tráfego intenso de veículos - Pedro Negrão




A inauguração do Shopping Iguatemi junto ao Esplanada, no próximo dia 14 de novembro, na área limítrofe entre Sorocaba e Votorantim, a crescente demanda de empreendimentos empresariais e de condomínios residenciais, verticais e horizontais, nos altos do Campolim, deverão causar uma verdadeira transformação no sistema viário da região. A área, que já é conhecida pelo tráfego intenso de veículos passará por diversas modificações a curto e longo prazo, que vão desde a proibição de estacionamento na avenida Antônio Carlos Comitre, no Campolim, até a implantação de uma Área de Transferência entre a avenida Gisele Constantino e a rua Augusto Lippel, sendo que esta última passará ainda pelo processo de duplicação. As mudanças no sistema de trânsito da região resultam de ações providenciadas pelos governos das duas cidades e também pela Iguatemi Empresa de Shoppings Centers.

As modificações anunciadas que, segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, foram definidas em conjunto com a prefeitura de Votorantim, envolvem também a construção de uma via "nos fundos" do novo shopping que fará a ligação entre as duas cidades, implantação de novos conjuntos de semáforos e sincronização do sistema, monitoramento de tráfego via câmera de vídeo, recuperação do asfalto nas avenidas Izoraida Marques Peres e Gisele Constantino e manutenções e adequações nos canteiros e retornos do trecho onde estão situadas as entradas dos shoppings. Além disso, haverá um recuo exclusivo na pista para o embarque e desembarque de ônibus e a transferência do ponto de táxi para dentro do shopping.

Área de Transferência

Para uma próxima etapa, diante de estudos realizados em conjunto com a Agência Reguladora de Transporte no Estado de São Paulo (Artesp), estão previstas medidas mais ambiciosas, como a implantação da Área de Transferência que fará parte do sistema de ônibus BRT, o que sugere que isso deve ocorrer, no mínimo, em 2016. Além disso, a rua Augusto Lippel, que atualmente é alvo de críticas por conta das más condições de conservação e falta de calçadas, será duplicada e prolongada, fazendo a ligação entre a avenida Gisele Constantino e a rodovia João Leme dos Santos (SP-264). Já a rua João Wagner Wey receberá investimentos que contemplam a implantação de um viaduto sobre a rodovia Raposo Tavares (SP-270), possibilitando assim a ligação com a rua Augusto Lippel, formando um novo corredor viário de acesso ao Campolim.

Ainda de acordo com a Urbes, a primeira rotatória situada logo após o empreendimento, na avenida Izoraida Marques Peres, já está recebendo obras de melhoria. Por conta disso, a faixa de rolagem que contorna a rotatória permanecerá fechada por cerca de 30 dias. As demais faixas da via seguem normalmente em operação. Alguns serviços para o trecho também estão sendo realizados pela própria Iguatemi, que já executou adequações em rotatórias e entregou novas ruas. A empresa ainda ficará responsável por serviços de paisagismo no trecho e pela área de ônibus que ficará em frente ao Esplanada. Além da entrada do shopping Esplanada, o Iguatemi contará com mais três opções de acesso. Os dois shoppings serão interligados por passarelas e o empreendimento oferecerá 2.200 vagas de estacionamento. (Supervisão: Cida Vida)


Fluxo de veículos já é preocupante




Maria do Carmo Mathias - Pedro Negrão



O intenso fluxo de veículos no trecho entre as avenidas Izoraida Marques Peres e Gisele Constantino, que já prejudica a fluidez do trânsito na região do Campolim, preocupa moradores e comerciantes locais. Eles temem que a inauguração do shopping Iguatemi/Esplanada dificulte ainda mais a passagem pelo trecho e cobram medidas para evitar que isso aconteça.

De acordo com a comerciante Maria do Carmo Mathias, que é proprietária de uma banca de revistas em frente ao empreendimento, a quantidade de carros em horários de pico dificulta muito o trânsito no local. "Quando dá 7h ou 17h começa a parar tudo, principalmente no começo de cada mês", diz. Para ela, a falta de rotas alternativas é o principal problema no trecho. "Não tem fuga, é só a avenida". A comerciante ressalta também um dos pontos previstos no cronograma de melhorias divulgadas para o local, que é a ligação da avenida Gisele Constantino com a rodovia João Leme dos Santos. "Se isso não acontecer, ninguém aqui vai andar".

Para o proprietário de um centro automotivo também localizado em frente ao empreendimento, Márcio Henrique Frasão, o grande problema do trecho são os ônibus parando ao longo da avenida. "Os ônibus param e o trânsito não flui, fica parado", diz. A mesma opinião é compartilhada pelo morador Robson Alves Grando, que acredita que com a abertura de uma nova área exclusiva para os coletivos, o trânsito irá melhorar.

"Há um excesso de veículos, e esse é o maior problema. Mas, se houver um recuo para a parada dos ônibus já vai dar uma boa melhorada", ressalta. Ele destaca, no entanto, que para que o tráfego no local possa melhorar ainda mais é necessária uma medida mais efetiva em relação a fiscalização da lei. "Isso ajudaria a evitar a passagem de carretas pela avenida, o que já é proibido mas muita gente não respeita". (César Santana)

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