Notícia publicada na edição de 17/11/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno A
Marcelo Andrade
Vizinhos dizem que motorista não parou para verificar danos
Poste padrão de energia foi arrancado e caiu sobre telhado da garagem, atingindo veículo - ADIVAL B. PINTO
Um caminhão responsável por fazer a coleta de lixo domiciliar em Votorantim arrebentou a fiação elétrica, quebrou o poste padrão e, consequentemente danificou parte de uma garagem e vidro traseiro de um veículo, de uma residência localizada na rua Joana Martinez de Brito, no Jardim Archilla. O motorista não parou para prestar esclarecimentos aos donos da residência afetada. A Prefeitura foi procurada para se manifestar, já que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) é o responsável pela coleta. Moradores relataram que desde que a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) fez a troca de postes, a fiação ficou baixa e oferece riscos, principalmente para veículos mais altos, conforme reportagens publicadas pelo Cruzeiro do Sul, em agosto e outubro.
O acidente aconteceu na manhã de ontem, por volta das 8h. A proprietária da residência afetada, Jaqueline Cristina Rodrigues Domingues, contou que estava dormindo com a família quando escutou o barulho causado com a queda do poste padrão sobre o telhado da garagem, que acabou danificando também o vidro traseiro do veículo de seu marido. Porém, quando levantaram para ver o que havia acontecido, foi informada por vizinhos de que o caminhão não parou, seguindo para outra localidade. "Foi questão de minutos. Quando saímos para fora da casa, não vimos mais o caminhão. Por sorte, vizinhos viram e serão nossas testemunhas. Esperamos ser reparados, já que o dano, para nós, foi grande", disse Jaqueline, que está desempregada. "Meu irmão está correndo atrás dos envolvidos. O que mais nos chateia é o fato de o motorista e os coletores não terem parado para nos avisar", disse o cunhado de Jaqueline, Anderson Rodrigues Leite.
Segundo ela, a CPFL teria se comprometido a restabelecer a energia elétrica em sua residência, a única afetada naquela rua. A reportagem tentou, sem sucesso, manter contato com o Saae de Votorantim sobre eventual reparação dos danos materiais causados.
Problema antigo
Moradores de Votorantim se mostram preocupados com a instalação fora de padrão de altura dos cabos de energia elétrica e de telefonia. Moradores relatam que desde que a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) fez a troca de postes, a fiação de bairros como o Archilla, Bela Vista e ainda no Parque Jataí, está baixa e, em alguns locais embramada e oferece riscos às pessoas que passam pela calçada e também com a possibilidade de ser arrebentada por caminhões que acessam as garagens, a exemplo do que aconteceu na manhã de ontem.
"Já solicitamos à CPFL, à Telefônica e à GVT a manutenção de suas respectivas redes, mas é um jogo de empurra. É muito difícil saber a quem exatamente reclamar", disse o metalúrgico João Marcos Alves, de 37 anos. A reportagem não conseguiu contato com as empresas GVT e Telefônica. Já a CPFL, que também foi comunicada sobre o fato, não respondeu aos questionamentos até o fechamento deste edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.