segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Campanha visa diagnosticar HIV e sífilis

Jornal Cruzeiro do Sul
Míriam Bonora

Megamutirão começa hoje. A expectativa da Secretaria da Saúde de Sorocaba é realizar 1,7 mil testes


Para estimular o diagnóstico precoce de HIV e sífilis, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), um megamutirão será realizado a partir desta segunda-feira até 1º de dezembro deste ano em todo o Estado de São Paulo. A ação faz parte da campanha Fique Sabendo e faz parte da celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro). Em Sorocaba, 36 unidades de saúde da rede municipal farão testes gratuitos para detectar as doenças e encaminhar para tratamento. Quem mora em Votorantim terá 14 pontos fixos e um posto móvel para realizar os exames.
A Secretaria da Saúde de Sorocaba diz que o objetivo é estimular que as pessoas que nunca realizaram o teste de HIV e sífilis a fazerem pela primeira vez, principalmente proporcionando acesso aos exames às populações mais vulneráveis. A pasta da saúde de Votorantim destaca que todos podem fazer o exame, especialmente quem tem vida sexual ativa e aqueles que passaram por alguma situação de risco de contaminação. “A campanha tem acesso facilitado e resultado rápido para quem deseja esclarecer dúvidas”, afirma a secretária da Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzoto de Moraes.
O exame é feito com uma gota de sangue colhida da ponta do dedo e o resultado é emitido em quinze minutos. A expectativa da Secretaria da Saúde de Sorocaba é realizar 1,7 mil testes durante a campanha, mesmo número de 2012. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em todo o estado serão disponibilizados cerca de 200 mil exames rápidos em 2,5 mil unidades de saúde.
Em Sorocaba, até 19 de novembro deste ano foram registrados 204 novos casos de pacientes diagnosticados com HIV. Em 2012 foram 354 notificações da contaminação com o vírus. A Prefeitura informou ainda que cerca de mil pacientes com HIV fazem tratamento com o coquetel no município.
Onde fazer o teste
Quem mora em Sorocaba poderá fazer o teste de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, em uma das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) e do Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same), que fica na Rua Manoel Lopes, 520, Vila Hortência.
O Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), na Rua da Penha, 770 - Centro, também fará os exames, em horário ampliado para a campanha: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. No próximo sábado, dia 30, o Coas também realizará testes rápidos de HIV e sífilis no período das 8h às 14h. Os Ônibus da Mulher e do Homem também participarão das atividades do Fique Sabendo, realizando os testes convencionais para HIV e sífilis, sempre das 9h às 16h.
Em Votorantim, a população pode procurar uma das UBSs, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) - na Rua José Alarcon, n° 50, e um posto móvel montado no Terminal de Ônibus João Souto, que funcionará das 8h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim