Jornal Ipanema
Jomar Bellini
Lojas de marcas importadas,
grandes redes de eletrônicos, restaurantes com cardápios diferenciados.
Tudo isto era coisa que só se via em São Paulo até quinta-feira (14),
quando a nova grife da região abriu as portas em Sorocaba e Votorantim: o
shopping Iguatemi Esplanada.
“O interior de São Paulo representa hoje o maior polo de consumo do
país, inclusive ultrapassando a capital, e a cidade de Sorocaba é um dos
eixos de crescimento deste consumo”, explica o empresário Carlos
Jereissati Filho, do grupo controlador dos shoppings Iguatemi, ao
calcular os investimentos iniciais na cidade com o projeto de expansão:
R$ 360,9 milhões.
Com a inauguração do novo empreendimento, a marca do shopping
Esplanada deixa de existir para juntos formarem o complexo de compras do
Shopping Iguatemi Esplanada. Ligados através de duas passarelas, o
primeiro passa a se chamar Ala Norte e a nova construção Ala Sul. Juntas
elas somam mais de 400 lojas e formam um dos maiores empreendimentos do
grupo Iguatemi.
Para evitar ser chamado de “shopping velho”, Jereissati explica que a
Ala Norte irá passar por reformas. “As pessoas vão perceber que com a
união, através das passarelas, que o shopping cada vez mais vai formar
um complexo único, muito parecido arquitetonicamente. Então cada vez
mais as pessoas vão ver o mesmo piso, a mesma fachada, os mesmos bancos.
Tudo o que existir na outra ala que não existir aqui será reformada”. O
empresário afirma que, ao longo do tempo, quem não tiver conhecido o
Esplanada vai ter a sensação de que eles nunca estiveram separados.
“Pode me cobrar daqui uns três ou cinco anos”, brinca.
Apostando na exclusividade
Seguindo a linha de outros empreendimentos da Iguatemi, o shopping em
Sorocaba aposta na exclusividade. Assim como na capital, lojas de grife
como Zara e Tommy Hilfiger conviverão harmoniosamente ao lado das
populares Mc Donald´s e Casas Bahia. “O Iguatemi tem tudo o que os
outros shoppings têm e o que ainda o que eles não têm. São lojas que não
estão presentes em nenhum outro local da cidade ou na região”.
No total, o empreendimento trás cerca de 50 novas marcas para a
cidade. Além das já citadas, encabeçam a lista também o Cinépolis,
quarta maior marca de cinema do mundo e que começa a operar no Iguatemi
no mês de dezembro; a Saraiva Megastore, com mais de 3 milhões de itens
em seu portfolio; e a Etna, a melhor loja de itens para casa da região.
Outras atrações são os famosos Outback e Starbucks, CK Jeans, Fast Shop e
o restaurante Coco Bambu, especialista em frutos do mar.
Accesorize, Artex, Brooksfield Jr, Claire’s, Camicado, El Tranvia,
Ellus, Fórmula, Johnny Rockets, John John, Mac, Mega Paquetá Esportes,
My Store (Apple), Noir Le Lis, Osklen, PB Kids, Richards, Dumond,
Salinas, Schutz, Track & Field, Via Veneto e VR são outras
novidades.
Apesar da grife Iguatemi ser marcada pelas lojas de luxo, Jereissati
afirma que o empreendimento pretende atender diversas classes sociais.
“Nós vamos atingir todos os segmentos, com lojas para diversos públicos.
Mas é claro que determinadas operações já tem o seu próprio público
alvo”.
Vinte por cento das operações do novo empreendimento contam com
marcas locais. Entre as conhecidas da região e que seguem para o
shopping estão a Foka Calçados e Restaurante Yoshi’s.
Mais investimentos
Haverá também a construção de quatro torres comerciais, com 16
pavimentos cada, sendo a primeira inaugurada no inicio de 2015. Duas
delas estarão localizadas em frente à entrada principal do shopping e as
outras duas na parte de trás do empreendimento.
“O que caracteriza os projetos do Iguatemi hoje é que eles são de uso
misto. Além da parte de varejo, o complexo tem prédios de escritórios,
no futuro terá hotéis. Esse grande núcleo de pessoas vivendo,
trabalhando, se hospedando e comprando é o que faz hoje a
características do Iguatemi”, explica Jereissati.
Em números
Com um mix completo, a ala sul do Iguatemi Esplanada terá 20 grandes
lojas, 162 satélites, 19 operações de alimentação e cinco restaurantes.
Somando às lojas em operação, o complexo contará com mais de 400 lojas,
sendo 36 grandes lojas, sete salas de cinema, nove restaurantes, 29 fast
food, 293 lojas satélites e oitenta quiosques e lojas temporárias.
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