terça-feira, 12 de novembro de 2013

Orientações e exames gratuitos são oferecidos na Semana do Diabetes


Orientações e exames na Semana do Diabetes

chamam a atenção na Praça de Eventos


Com exames e orientações gratuitas, exercícios com educador físico e música, a Praça de Eventos "Lecy de Campos" estará movimentada até quinta-feira, dia 14, nas atividades da Semana do Diabetes. A programação acontece das 18h às 21h e foi preparada para chamar a atenção de pessoas de todas as idades sobre importância dos hábitos saudáveis para prevenir o diabetes, estimular o diagnóstico e o tratamento adequado, incluindo atividades físicas regulares, alimentação balanceada e os cuidados recomendados pelo médico, conforme destacou a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzoto de Moraes..

Na primeira noite de atendimentos, na segunda-feira (11), antes mesmo do início das atividades, pessoas se organizavam em fila para participar. Alguns aproveitaram a caminhada na praça para fazer os exames e outros compareceram exclusivamente para o evento, A primeira da fila era a aposentada Shirley de Castro Souza, de 60 anos, interessada em monitorar a glicemia. Diabética há cinco anos, ela conta que o momento em que ficou sabendo do diagnóstico foi bastante difícil e o controle da dieta também é um dos grandes desafios até hoje. "Quem tem diabetes precisa conviver com ela e com as restrições, por isso vim fazer o exame", contou.

Shirley ficou sabendo da campanha e convidou os vizinhos a comparecem. Francisco Assis de Souza, de 71 anos, garante ter uma boa alimentação e diz caminhar bastante sempre que tem oportunidade. "Me sinto bem, mas faz uns quatro anos que não fiz esse exame, por isso resolvi participar", comentou enquanto aguardava. Nos exames realizados, tanto a pressão arterial quanto a glicemia de Francisco estavam dentro da faixa da normalidade. "É bom saber disso, quer dizer que estou no caminho certo", sentenciou o aposentado.

Café no dia 14, a partir das 18h

Faixas instaladas nas avenidas da cidade e folhetos informativos estão orientando o votorantinense, lembrando que no dia 14 de novembro é o Dia Nacional do Diabetes. Para todos que passarem pela praça até quinta-feira, serão oferecidas orientações e dicas de saúde, conforme explicou o médico Marcos Eider Marsom, diretor de Programas de Saúde, na Secretaria da Saúde de Votorantim. "Estaremos falando sobre a importância da atividade física na prevenção e no controle do diabetes. Estudos apontam que trinta minutos de exercício físico diário são capazes de reduzir em 40% o risco de diabetes tipo dois", comentou o médico.

Também haverá orientações sobre alimentação adequada para quem deseja prevenir e também para quem sabidamente já é diabético e precisa manter a doença sob controle. "Na quinta-feira teremos um café especial, a partir das 18h, apenas com produtos light para orientar quem tem dúvidas sobre a alimentação", explicou Marcos Marsom.

De acordo com a Secretaria da Saúde o objetivo é apresentar às pessoas as situações de risco, como história familiar de doença, falta de exercício, alimentação pouco saudável e excesso de peso. Entre as orientações, além das dicas de alimentação, serão expostas várias modalidades de atividades físicas como caminhada, dança, natação, ciclismo, entre outros.

As atividades físicas e as atrações artísticas que serão oferecidas no evento foram viabilizadas pelas Secretarias da Cultura (SEC) e de Esportes e Lazer (Sespol).



Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim