quarta-feira, 13 de novembro de 2013

REFORMA ADMINISTRATIVA - Projeto de Erinaldo extingue Saae e cria novo departamento


 Notícia publicada na edição de 13/11/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 012 do caderno A
 Wilson Gonçalves Júnior

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Votorantim será extinto na reforma administrativa e a autarquia será incorporada à Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura, com o nome de Departamento de Saneamento. Os cargos serão extintos e os 229 funcionários da autarquia serão transferidos definitivamente para o quadro de servidores municipais. Segundo a administração municipal, atualmente são 120 servidores no Saae e 109 já alocados na Prefeitura.

O projeto de reforma administrativa deve ser encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores nos próximos dias e vai propor a unificação e organização de serviços. Em relação ao Saae, a Prefeitura diz que os serviços hoje realizados pela autarquia, como coleta de lixo, aterro sanitário e drenagem urbana, serão assumidos pelo novo departamento.

O prefeito Erinaldo Alves da Silva disse que a reforma administrativa não tem objetivo de reduzir despesas. Segundo ele, a reforma fará um agrupamento em uma única secretaria de serviços prestados em diversas pastas. Como exemplo, ele citou os setores de fiscalização e também de vigilância.

Custo
Ao jornal Cruzeiro do Sul, em março deste ano, o prefeito Erinaldo Alves da Silva disse que o gastos mensais do Saae eram cerca de R$ 970 mil, referentes a material de consumo, folha de pagamento, encargos e prestações de serviços. Para manter o equilíbrio financeiro do Saae, o prefeito informou que a Prefeitura tem realizado repasses mensais de recursos à autarquia.

Em abril de 2011, o ex-prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), com autorização da Câmara, concedeu à iniciativa privada (Águas de Votorantim) a concessão dos serviços de tratamento de esgoto e abastecimento de água. Os serviços antes eram prestados pelo Saae.

A concessão dos serviços para a iniciativa privada, por 30 anos, serviu de bandeira do prefeito Erinaldo Alves da Silva - na época oposição - durante a campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim