sábado, 30 de novembro de 2013
RELÍQUIA DE VOTORANTIM - Disco com o "Hino dos Vanguardeiros" é encontrado em depósito do Aquário Cultural
Notícia publicada na edição de 30/11/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno C
Andrea Alves
Trata-se de um disco de 1963 em 78 rotações
Em 1963, o então bairro de Sorocaba, Votorantim, dividiu-se em dois grupos: o do "Não", formado por pessoas que eram contra a emancipação do bairro, e os do "Sim", chamados de Vanguardeiros, que eram favoráveis à criação da cidade de Votorantim. Foram realizados comícios, passeatas, entre outras mobilizações populares e os que sonhavam o desmembramento do bairro da cidade de Sorocaba tiveram um importante apoio - o das fábricas da S.A. Votorantim. Na época, contou o secretário de Cultura de Votorantim, Marcelo Domingues, sabe-se que foram produzidos apenas quatro unidades de um disco que continha duas músicas que encabeçavam a luta do Vanguardeiros. O disco continha uma música de cada lado: o Baião dos Vanguardeiros e o Hino dos Vanguardeiros. "Mas esses discos desapareceram. Ninguém mais soube deles e nunca mais o Hino dos Vanguardeiros foi ouvido. As pessoas sempre souberam as letras, os vanguardeiros ainda hoje sabem cantá-lo." Mas a relíquia histórica - o disco com as canções que marcaram o movimento - foi recentemente encontrada e assim a música poderá ser ouvida amanhã, durante uma das solenidade que marcam as comemorações do Jubileu da Emancipação e que será realizada a partir das 19h, no Auditório Francisco Beranger. A entrada é gratuita.
O disco foi encontrado durante uma varredura num depósito que fica no prédio do Aquário Cultural de Votorantim. "É uma raridade", ressalta Marcelo, "é um disco de 1963 em 78 rotações (rotações por minuto) e só é possível ser tocado em uma vitrola específica e que hoje em dia é item de colecionador." Por obra do destino - como se o disco quisesse ter sido encontrado na época certa - o conteúdo pôde ser recuperado. "Erinaldo Filho, filho do prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, trabalha com som e ficou interessadíssimo nesse disco. Como ele tem afinidade com vinis e é um colecionar de objetos desse universo, como vitrolas, colocou o disco para tocar. Conseguiu digitalizar o som e agora o Hino dos Vanguardeiros será reproduzido no evento de domingo", comentou Marcelo, lembrando que o vanguardeiro Ari Pires também interpretar o hino, ao lado do Quinteto da Vila.
A relíquia ainda se torna mais interessante, observa Marcelo, porque o Hino dos Vanguardeiros foi composto por Ataide Júlio, um dos pioneiros em conjuntos regionais e compositor de mais de 300 músicas, de acordo com registros históricos - entre elas a canção que compôs, ao lado de Oswaldo Audi, Rosinha, popularmente conhecida na voz de ninguém menos que o Rei Roberto Carlos. "Ataide já é falecido e será representado por seu filho, Cilso Júlio", disse Marcelo.
Na ocasião em que o vinil foi encontrado, também foram achados cerca de 300 slides com imagens da cidade nas décadas de 1960 e 1970. Esses e outros itens encontrados no depósito do Aquário Cultural foram catalogados e serão recuperados. Segundo Marcelo, o disco antigo é revestido de uma espécie de plástico, sendo que o lado da música Baião dos Vanguardeiros já está corroído, deixando visível uma parte do alumínio, material de que era composto esse vinil. Portanto, essa composição não pôde ser recuperada. "O vinil vai para o Museu Histórico de Votorantim, onde ficará exposto para o público", avisou o secretário. "É uma peça muito rara e que faz parte da história de Votorantim."
Programação
O Jubileu da Emancipação terá semana comemorativa com homenagens, desfile e atrações culturais de amanhã até o dia 8 de dezembro. A abertura, amanhã, a partir das 9h, na Praça da Emancipação, em frente à Prefeitura, terá também a participação da cantora lírica Suely Freitas, acompanhada pela Orquestra de Metais do Sesi/Votorantim na execução do Hino Nacional, e um coral com noventa crianças e jovens atendidos pelo Programa de Amparo ao Menor (Proame). No período da noite, a partir das 19h, no Auditório Francisco Beranger, haverá a solenidade especial para homenagear homens e mulheres que estiveram engajados pelo desmembramento de Votorantim da cidade Sorocaba. Estima-se que mais de mil vanguardeiros participaram da campanha de emancipação em 1963. A documentação histórica da emancipação também será apresentada por meio de imagens. Um filme será exibido na solenidade de homenagem aos vanguardeiros, amanhã,e também em sessão aberta na terça-feira, dia 3, na Praça de Eventos Lecy de Campos, às 20h.
De 4 a 7 de dezembro, quarta a sábado, a Praça de Eventos sediará uma exposição de fotos históricas do período da emancipação e todas as noites haverá música ao vivo no local. A programação, durante a semana do evento, ainda terá show com Padre Wagner e Missa Campal. No dia 8, também haverá Desfile Comemorativo pela Avenida 31 de Março. Para encerrar a noite e a semana de comemorações pelos 50 Anos de Emancipação, os cantores Leci Brandão e Jorge Aragão farão show na Praça de Eventos, a partir das 21h30. Toda as atividades são gratuitas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.