O Dia da Bandeira, lembrado nacionalmente em 19 de novembro, foi celebrado solenemente em Votorantim com a presença de autoridades civis e militares, em ato realizado em frente a Prefeitura na manhã desta terça-feira. Durante a celebração, realizada com protocolo próprio e destaque ao pavilhão nacional, houve o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, seguido da incineração de bandeiras inservíveis e a execução do Hino à Bandeira e do Hino de Votorantim. Efetivos da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar participaram da solenidade, munícipes e servidores públicos também acompanharam o evento.
O prefeito Erinaldo Alves da Silva falou aos presentes destacando que a utilização de símbolos faz parte da vida das pessoas em atividades rotineiras, porém quando se trata dos símbolos nacionais, no contexto cívico, os símbolos carregam uma importância fundamental quanto à identidade e a grandeza de seu povo. "Dentre os quatro símbolos nacionais do nosso País, a bandeira é a que carrega as informações de maior referência, a grandeza e a essência do povo brasileiro e deve ser reverenciada por isso, com nosso orgulho e o desejo que esteja sempre no alto", frisou o prefeito.
O comandante interino do 40° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), major Attílio Gracco Carmignani, em nota, também se manifestou sobre a data e a cerimônia de hasteamento, destacada como a solene afirmação da democracia e celebração das conquistas do País. "Comemorar o Dia da Bandeira é colocar à frente de nossa sociedade, valores e deveres cívicos que coordenam o bom convívio social. Ovacionar os símbolos da pátria é lembrar a importância de um país justo e digno, ideal este, defeso por todos".
O hasteamento da Bandeira Nacional foi feito pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva. Também participaram deste ato o vice-prefeito Silvano Donizetti Mendes e a vereadora Fabíola Alves da Silva, representando o presidente da Câmara, que hastearam respectivamente as bandeiras do Estado de São Paulo e de Votorantim, demais vereadores e secretários municipais, entre outras autoridades.
A Bandeira Nacional
Após à Proclamação da República do Brasil no dia 15 de novembro de 1889, em 19 de novembro, foi assinado o decreto n° 04, redigido por Benjamin Constant e promulgado por Marechal Deodoro da Fonseca, oficializando a Bandeira Nacional. O projeto vencedor foi o de autoria de Raimundo Teixeira Mendes, assessorado tecnicamente pelo astrônomo Manuel Pereira Reis e, artisticamente, pelo pintor Décio Vilares. Em 24 de novembro de 1889, no Diário Oficial, o autor fez a exposição da obra, incluindo a justificativa de que a posição relativa das estrelas, ao centro da bandeira, obedecia ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às oito horas e trinta minutos do dia 15 de novembro de 1889.
As estrelas, que fazem parte da esfera, representam a constelação Cruzeiro do Sul. Cada uma corresponde a um Estado brasileiro e, de acordo com a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, deve ser atualizada no caso de criação ou extinção de algum Estado. A única estrela acima na inscrição "Ordem e Progresso" é chamada Spica e representa o Estado do Pará.
O Brasil tem quatro símbolos nacionais, Bandeira Nacional, Hino Nacional, Brasão da República e Selo Nacional.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.