quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Zoonoses conclui trabalho preventivo no cemitério


Mais de mil recipientes foram recolhidos pelos agentes. Visitantes também descartaram voluntariamente objetos que poderiam servir de criadouro para o mosquito transmissor.

O Centro de Controle de Zoonoses de Votorantim concluiu nesta semana uma ação concentrada de prevenção à dengue no Cemitério Municipal. As atividades começaram no final de semana do Dia de Finados com orientações às pessoas que chegavam ao cemitério sobre os materiais que deveriam ser evitados nas homenagens, especialmente os vasos, pratinhos e plásticos que pudessem acumular água.

Apenas com essa intervenção, os visitantes descartaram voluntariamente diversos recipientes e produtos suficientes para encher onze sacos de lixo com capacidade para cem litros. Na semana passada, os agentes passaram a fazer uma nova vistoria no cemitério, percorrendo todos os espaços e recolhendo os objetos que poderiam servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue. Mais de mil recipientes foram recolhidos pela equipe. "Deixados ao ar livre, vasos, pratinhos e os enfeites plásticos acumulam água e tornam-se o ambiente adequado para a colocação dos ovos, que se transformam em larvas e dão origem aos mosquitos em prazo de uma semana a dez dias", comentou a diretora da Saúde Coletiva, Kátia Regina de Oliveira.

A diretora destaca que a Secretaria da Saúde está trabalhando preventivamente já que durante o início do ano, com as chuvas, o risco de proliferação do mosquito e da transmissão da doença aumentam. Com a ação no cemitério, a abordagem da população também teve o objetivo de conscientizar os visitantes sobre a necessidade de renovar os cuidados preventivos em casa e no local de trabalho, removendo os criadouros nos ambientes internos e externos.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim