Graças à mobilização de adultos e crianças que ajudaram a encher centenas de garrafas pet de dois litros com argolinhas de alumínio, a Campanha Lacre Legal promovida pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) de Votorantim completa o primeiro semestre com cinco cadeiras de rodas. Dos cinco equipamentos, um foi conseguido ao vencer uma gincana promovida pela concessionária do Grupo CCR-Viaoeste que premiou o primeiro município da região a alcançar a meta de reunir 140 garrafas cheias de lacres para trocar por cadeira de rodas.
Em seis meses, 560 garrafas foram entregues à concessionária que prevê para o mês de janeiro a entrega de duas cadeiras à Comas, completando as cinco obtidas pela campanha a partir da adesão ao Lacre Solidário da Viaoeste. Em Votorantim, a campanha começou em junho e as primeiras três cadeiras que chegaram à cidade, uma em setembro, uma em outubro e uma em dezembro já estão beneficiando pessoas com dificuldade de locomoção que recorrem ao banco de cadeira de rodas da Comas. "Nossa proposta era que as cadeiras ajudassem várias pessoas e é isso que está acontecendo. Temos uma grande procura pelo empréstimo do equipamento e as cadeiras permanecem sempre em uso", explicou a presidente da Comas, Helena Amália da Silva, primeira-dama de Votorantim.
O grande sucesso da campanha é atribuído à solidariedade de pessoas de todas as idades, mas especialmente das crianças. As escolas foram as principais colaboradoras, com o engajamento de alunos e funcionários. Com o incentivo da Secretaria da Educação, as escolas municipais tiveram liberdade para trabalhar com o tema e usaram a criatividade para realizar gincanas, desafios entre as classes e também divulgar a proposta junto aos pais. Algumas escolas incluíram a campanha Lacre Legal em seus projetos que abordam preservação do meio ambiente, inclusão e solidariedade.
Escolas particulares contribuíram bastante e a campanha também recebeu apoio do comércio através da Associação Comercial e Empresarial de Votorantim (Acev). A Unimed Sorocaba e seus colaboradores fizeram várias entregas de lacres nos últimos meses e o Plaza Shopping Itavuvu de Sorocaba também se tornou apoiador da campanha.. Outro parceiro é a rádio Band FM que tem divulgado a iniciativa aos ouvintes de toda a região e funciona como posto de arrecadação de lacres em Sorocaba.
Com tantos colaboradores, a campanha Lacre Legal continuará em 2014. Os interessados em participar podem entregar qualquer quantidade de argolinhas de latas de alumínio na Prefeitura de Votorantim, à Avenida 31 de Março, n° 327, ou na sede da Comas que fica na Avenida Moacir Oseias Guitte, n° 51. O telefone para outras informações é o 3353-8662
Escolas entregam arrecadações
Ao encerrar o período letivo neste mês de dezembro, mais escolas da rede municipal de Votorantim entregaram suas arrecadações para a campanha Lacre Legal. A Escola "Profª Dides Crispim de Almeida Antônio", da Vila Garcia, destinou 83 garrafas cheias de lacres à Comas. O material foi reunido com a participação de funcionários, alunos e familiares. Inicialmente a proposta foi preencher uma garrafa de dois litros em cada uma das dezesseis salas de aula da escola, mas os 430 estudantes do Ensino Fundamental foram muito além da meta.
Como a escola desenvolveu um projeto de valorização chamado "Cuidando do Nosso Bairro", a ideia de arrecadar os lacres também foi difundida em palestras e reuniões com a comunidade próxima e mais gente passou a entregar as argolinhas às crianças. "Para os alunos, a questão da solidariedade também foi um grande estímulo, porque entenderam que é possível ajudar outras pessoas com um uma atitude muito simples", comentou a coordenadora Cláudia Corazza Mome.
No Jardim Novo Mundo, a Escola "Profª Mercedes Santucci" também mobilizou muita gente. As crianças foram informadas sobre a ideia da campanha e passaram a divulgar entre familiares, vizinhos e amigos. O resultado foram 28 garrafas cheias de lacres já entregues à Comas antes do Natal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.