A Cia Teatro de Narradores apresenta na próxima quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de dezembro, o espetáculo "Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso" em Votorantim. As apresentações serão realizadas em parceria com o Coletivo Cê e integram o projeto - intitulado com o mesmo nome do espetáculo - contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
O processo de construção do espetáculo partiu de uma pergunta sobre as relações entre "formas de trabalho", formas de convívio e desejo (nossas saídas, nossas alternativas...). Foram considerados depoimentos coletados a partir do "exercício" de vizinhança a que o grupo se propôs, na relação com o entorno. Dos depoimentos, vozes de ex-operários, hoje sobreviventes da flexibilidade de um trabalho precário, de seus filhos, de retirantes chegados em épocas e processos distintos, jovens contemporâneos de um processo de transformação via imagem, consumo e esvaziamento de perspectivas de ruptura.
O grupo identificou respostas individuais a problemas coletivos: num processo de acumulação acelerado e violento, há uma espécie de segmentação da força de trabalho, de modo que a "pessoa" se vê condenada a "performar" o tempo todo, oscilando entre a ilusão de uma empregabilidade individual e a do autoempreendimento, cimentadas precariamente pela retórica do "trabalho participativo", dissimulando formas de controle e esvaziando práticas coletivas de negociação e de confrontos, de modo a impor uma flexibilização que no fundo converte a "velha" subordinação assalariada a um nada novo regime puramente comercial.
A peça, originalmente, acontece no entorno do bairro do Bixiga, em São Paulo, sede da companhia. É dividida em três partes e, na última, os atores, junto aos espectadores, ocupam a rua, havendo uma interação entre aqueles por ali passam, o comércio local e o trânsito.
Ao deslocar as apresentações para cidades do interior de São Paulo, vê-se a oportunidade em reinscrever o espetáculo em um novo contexto, repensando a maneira que ele se dá em cada situação e espaço.
"Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso" estreou em 2011. A peça foi indicada ao Prêmio Shell 2012 nas categorias "Direção" e "Ator" e foi contemplada pelo Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro como "Trabalho Apresentado em Espaços Não Convencionais", além da indicação na categoria "Projeto Visual".
O espetáculo iniciará no Espaço Cê, às 19h30, na Rua Orélio Verlangieri, n° 03, Bairro da Chave, Votorantim/SP, próximo à Cachoeira da Chave.
OFICINA
Além das apresentações, a Cia Teatro de Narradores realizará uma oficina, em que os participantes travarão contato com os procedimentos de criação do grupo, como: "trabalho de campo", apropriação e elaboração do depoimento, elaboração de cenas que se estruturem a partir do trânsito entre depoimento e ficção, o documento em vídeo, relação do espaço e do cenário.
A oficina terá oito horas de duração e acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, das 13 às 17 horas. Para se inscrever é preciso mandar o currículo e uma carta de intenção para o email producao@teatrodenarradores.com.br até o dia 11/12.
SINOPSE
Em "Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso", a primeira parte é um filme, sonorizado ao vivo pelos atores e um músico. Na fábula, o grupo acompanha a trajetória de três operários amigos, em 1980, durante o surgimento do movimento sindical em São Paulo e discute as relações entre "aposta política" e "relações com o passado" e "memória política".
Na segunda parte, a partir de depoimentos coletados durante a pesquisa, sobretudo com moradores do Bixiga, os atores realizam uma espécie de "jogo de cena", em que transitam entre depoimentos "documentais" e os próprios depoimentos, construindo com isso novas trajetórias, esboços ficcionais.
Na terceira parte o grupo leva o público para a rua, em clima de intervenção e festa, ocupando bares e cortiços em frente à sua sede, com uma fábula fragmentária sobre a "vida alucinada" de nossos dias, revendo criticamente em sua estrutura elementos do melodrama.
FICHA TÉCNICA
Concepção, Direção Geral e Dramaturgia: José Fernando Azevedo
Co-Direção e Co-Dramaturgia: Lucienne Guedes
Atores: Renan Trindade, Teth Maiello, Márcio Castro e Vinicius Meloni
Convidado: Donizete Arantes dos Santos
Direção de Arte: Viviane Kiritani
Direção Musical: Anselmo Mancini/Rafael Amaral
Direção Técnica: Danilo Eric
Iluminação: Teatro de Narradores
Fotos de Divulgação: Bárbara Campos
Produção: Maria Tereza Urias e Teatro de Narradores
Tatiana Plens
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.