O ano de 2014 vai começar fora das áreas de risco e barracos para 149 famílias beneficiadas pela primeira etapa do Programa de Desfavelamento de Votorantim. Dos 160 apartamentos dos empreendimentos Vila Pedroso I e III, apenas onze não receberam os novos moradores que optaram por adiar a mudança para a próxima semana por motivo de viagem ou por outras providências nesses últimos dias do ano. As 149 famílias que não quiseram adiar o início da nova vida foram transferidas de suas antigas moradias em quatro dias, de 26 de dezembro até este domingo, dia 29, com a mudança oferecida e acompanhada por equipes da Prefeitura de Votorantim.
Depois de anos de espera, todas as 160 famílias escolheram os apartamentos no mês de novembro, assinaram os contratos com a Caixa Econômica Federal (CEF) no dia 22 de dezembro e, assim, se aproximaram rapidamente da nova realidade. Os sentimentos de alegria e realização têm sido marcantes também para aqueles que acompanham a conquista. A titular da Secretaria da Cidadania e Geração de Renda (Seci), Ana Criguer, comenta que as mudanças aconteceram dentro da tranquilidade e foram rápidas, com muitas famílias demonstrando a satisfação por poderem viver em seus próprios apartamentos, com segurança e abrigados da chuva e de outros riscos.
Até domingo, dia 29, o Vila Pedroso I já contava com 59 apartamentos ocupados, restando uma única unidade a espera dos moradores. Já no Vila Pedroso III, 90 unidades já estão em atividade e outras dez aguardam a mudança das famílias. Alguns apartamentos que apresentaram algumas necessidades durante a mudança, foram registrados para que a construtora responsável pela obra possa atuar e resolver as demandas.
Além do apoio anterior e também na transferência para os imóveis, os beneficiários receberão orientações e suporte para adaptarem-se às novas condições e à convivência em um novo tipo de organização comunitária, em seus condomínios. Essa assistência será prestada por meio de uma parceria da Prefeitura, por meio da Seci, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). "A partir de janeiro, haverá palestras e orientações para que essa transição para a nova realidade ocorra de maneira tranquila, preparando-os para as situações que surgirão e dando oportunidades para melhor convivência", comentou a secretária.
Os Conjuntos Vila Pedroso I e III beneficiam famílias que foram removidas de áreas de risco ou vivem em áreas verdes em bairros como Itapeva, Vila Pardini, Vila Galli, Vila Pedroso e Jardim Serrano. Os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço Cada unidade conta com uma vaga de garagem e a área comum do condomínio também tem portaria e espaço social. Ambos empreendimentos têm apartamentos adaptados com acessibilidade.
A viabilização dos conjuntos foi pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, representado regionalmente pela Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de Votorantim.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.