segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Festa marca comemoração dos 50 anos de emancipação

Jornal Cruzeiro do Sul

O desfile cívico contou momentos marcantes da história de Votorantim - Fábio Rogério














O desfile de encerramento das comemorações dos 50 anos de emancipação da cidade de Votorantim parou a cidade na tarde deste domingo. Muitas pessoas acompanharam o evento que percorreu a área central da cidade e contou com a participação dos vanguardistas, das forças públicas e das escolas do Município. O evento foi prestigiado por autoridades votorantinenses e de outras cidades. O prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) dividiu o camarote das autoridades com o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio. O Jubileu de Ouro da Emancipação foi comemorado durante toda a semana sendo encerrado com o show dos sambistas Leci Brandão e Jorge Aragão. Erinaldo afirmou que os gastos da comemoração ainda não foram calculados.

Além de homenagear a cidade, o desfile cívico contou momentos marcantes da história de Votorantim retratando o povo, as belezas naturais e as tradições locais. A festa junina da cidade foi lembrada diversas vezes durante as apresentações. Crianças em trajes típicos de caipira mostravam a importância do evento junino que movimenta a cidade todos os anos e atrai muitos turistas. No desfile também foi destacada a imigração e a industrialização atual do Município. A emancipação de Votorantim foi em 1963 e os vanguardeiros, que participaram do movimento pela separação do Município que até então fazia parte de Sorocaba, foram uma das atrações do desfile. Parte deles desfilou junto com os carros oficiais e outra parte seguiu a pé pela avenida. "Tudo foi preparado com muito carinho", comentou o prefeito.

Mais de vinte grupos participaram do desfile. A abertura ficou por conta da Banda Regimental da Polícia Militar que foi seguida por representações da Marinha do Brasil, Exército, Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Também desfilaram o Motoclube de Votorantim, APAE, Colégio Bela Alvorada, Fanfarra da Escola Estadual "Clotilde Beline Capitani", Orquestra de Metais Senai/Votorantim, Projovem, Escoteiros, Secretaria da Saúde, Banda Marcial da Escola Estadual "Wilson Prestes Miramontes" e Secretaria de Esportes. O último grupo foi o das crianças do Programa de Amparo ao Menor (Proame), que teve como tema "A fábrica de brinquedos do Papai Noel". Ao anoitecer Erinaldo acendeu as luzes natalinas de Votorantim.

"Eu gostei muito do desfile. Estou aqui desde a uma da tarde e nem vi o tempo passar", contou a dona de casa Maria de Fátima de Camargo, 44. Ela foi junto com três das quatro filhas e os cinco netos assitir o encerramento das comemorações. Maria conta que a apresentação da banda da Polícia Militar e das forças armadas foram os momentos que mais chamaram sua atenção. "É muito bonito e a gente não vê sempre essas coisas. É bem legal", resumiu a dona de casa. Depois das apresentações Maria esperaria com a família que as luzes natalinas fossem acessas.

Tanto o desfile cívico como o show dos sambistas Leci Brandão e Jorge Aragão fizeram parte do encerramento das atividades do Jubileu de Ouro da Emancipação. Neste domingo, a cidade recebeu ainda show com padre Wagner Lopes Ruivo, na Praça de Eventos "Lecy de Campos". Os valores gastos com a comemoração ainda não foram calculados, afirma Erinaldo. Segundo ele, foram necessários alguns gastos não programados como, por exemplo, o aluguel de ônibus já que os funcionários municipais estão em greve desde quinta-feira. "Mas não devem ser valores altos", adianta o prefeito. Depois do encerramento das comemorações do jubileu de ouro Erinaldo lançou a campanha natalina. (Carolina Santana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim