domingo, 29 de dezembro de 2013

PLANOS PARA 2014 - Votorantim quer reestruturar aparelho cultural da cidade

Jornal Cruzeiro do Sul
Giuliano Bonamim

Prefeitura estuda construir novo espaço para reunir, em um só local, museu, biblioteca e auditório capazes de suportar as demandas artísticas





 Atualmente, Votorantim não tem um teatro. O local mais usado na cidade para encenações teatrais, apresentações musicais e seminários é o Auditório Municipal Francisco Beranger - ARQUIVO JCS/LUIZ SETTI



Apaixonado por cinema, o secretário Marcelo Domingues também pretende retomar o CineFest Votorantim em 2014. O evento, já tradicional na cidade, conta com curtas e longas-metragens apresentados em mostras competitivas e de exibição



O foco da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim em 2014 será reestruturar o aparelho cultural da cidade. A Prefeitura estuda construir um novo espaço com o objetivo de reunir em um só local um museu, uma biblioteca e um auditório mais modernos e capazes de suportar as demandas artísticas e da população. Esse desejo foi confirmado pelo secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Lindolfo Domingues, que nega haver um projeto já elaborado ou mesmo um terreno escolhido pelo governo municipal.

Segundo Domingues, os três próprios públicos estão aquém das atuais necessidades dos moradores de Votorantim. "O prédio da biblioteca está obsoleto, assim como o museu que abriga todo o conteúdo histórico da cidade. Tem ainda o Aquário Municipal, mas lá não existe uma boa estrutura para receber os eventos", comenta.

Domingues conta que, recentemente, a Prefeitura deu uma atenção especial ao Auditório Municipal Francisco Beranger. "Já foi trocado o carpete e houve uma revitalização no visual, mas precisamos de um local melhor e mais adequado", diz.

Como ainda não há um projeto, Domingues também desconhece o valor estimado da obra. O certo é que, para 2014, a pasta de Cultura e Turismo receberá R$ 3,2 milhões.

Vale ressaltar que o Turismo fará parte da mesma pasta de Cultura a partir do ano que vem. "Nessa reestruturação, será montada uma diretoria de Turismo, mas ainda não está definido quem a comandará", afirma Domingues.

O secretário conta ainda que o prefeito Erinaldo Alves (PSDB) tem olhado com mais carinho à pasta de Cultura. "Três coisas são fundamentais para o trabalho dar certo: liberdade para trabalhar, equipe e orçamento. E isso o prefeito tem me dado, pois ele sabe o quanto é importante investir em cultura", conta.

Atualmente, Votorantim não tem um teatro. O local mais usado na cidade para encenações teatrais, apresentações musicais e seminários é o Auditório Municipal Francisco Beranger. O prédio fica ao lado do Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri e vizinho do terminal de ônibus do município, não possui bilheteria e tem capacidade para 272 pessoas sentadas.

Uma opção é o Espaço Aquário Cultura, situado na praça Lecy de Campos. O prédio não tem palco, arquibancada ou assentos fixos. O local é usado geralmente para cursos de música, teatro, literatura, artes visuais, além de exposições de artistas da cidade.

A Biblioteca Municipal de Votorantim fica em um acanhado prédio, mas bem localizado, situado ao lado da Prefeitura, na avenida 31 de Março, Centro. Entre 26 e 30 de agosto, o local foi fechado para a realização de manutenção na parte interna. A Prefeitura de Votorantim mantém há mais de 40 anos a biblioteca municipal. Atualmente, o local possui mais de 11 mil livros em seu acervo. Ela conta também com uma lan house gratuita, na qual as pessoas cadastradas pelo programa Acessa São Paulo, do governo de Estado, têm acesso à internet para trabalhos escolares, pesquisas e diversão.

Já o Museu Municipal de Votorantim fica na rua Joaquim Fogaça, 82, Vila Dominguinho. Nele são guardados documentos e peças que contam a história da cidade.

Mais projetos

Marcelo Domingues encerrará em 31 de dezembro o seu primeiro ano à frente da Secretaria de Cultura de Votorantim. Segundo ele, o balanço de todo o trabalho pode ser considerado positivo. "Houve uma mudança de governo, o que necessitou de um período de adaptação. Mas conseguimos botar muita coisa na rua e tivemos algumas ações que deram certo e serão continuadas em 2014", comenta.

Domingues confirmou a realização do Carnaval de rua e tem dialogado com a classe artística da cidade. "Para haver uma maior proximidade", conta.

O secretário planeja descentralizar a cultura em Votorantim e promover mais ações nos bairros. "A minha ideia é criar o Expresso Cultura, um veículo que terá acoplado um pequeno palco, uma tela de cinema e um sistema de som e luz para levar espetáculos a qualquer parte da cidade", diz Domigues.

Apaixonado por cinema, Domingues também pretende retomar o CineFest Votorantim em 2014. O evento, já tradicional na cidade, conta com curtas e longas-metragens apresentados em mostras competitivas e de exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim