A manhã deste domingo, 1° de dezembro, foi solene em Votorantim, com a abertura das festividades pelo Jubileu de Ouro da Emancipação. A população prestigiou a cerimônia relembrando momentos históricos da campanha que mobilizou os votorantinenses pela criação do município e celebrou os 50 anos da cidade. Com o lançamento do selo personalizado e do carimbo alusivo à data, o cinquentenário também ficará registrado em correspondências e documentos oficiais. O calendário comemorativo prossegue até o próximo domingo, dia 08, com atrações culturais, homenagens, desfile e várias atividades.
O prefeito Erinaldo Alves da Silva falou sobre o distrito de Votorantim enquanto ainda pertencia à Sorocaba, mencionando dificuldades da população e a participação das indústrias assumindo gestões não atendidas pela administração municipal. "Era a região que mais empregava e mais contribuía com impostos, não era justo que não recebesse a devida atenção", frisou Erinaldo para acentuar a força do movimento emancipatório. Foi com o objetivo de mudar essa realidade, que cerca de mil pessoas se uniram e passaram a atuar a favor do desmembramento.
Antes de declarar aberta a semana de festejos, o prefeito refletiu não apenas sobre o momento histórico que viabilizou a criação do município, em 1963, mas principalmente sobre a concretização daquele sonho, chamado de ousado por muitos, mas defendido com afinco pelos vanguardeiros. "Estamos hoje comemorando o que aconteceu em 1963, com a vitória do SIM, mas quando visualizamos tudo o que vivemos nesses cinquenta anos, notamos que a emancipação é mais do que uma referência histórica, é a confirmação dos ideais daqueles vanguardeiros", sentenciou Erinaldo. "A Votorantim de hoje é reflexo daquela luta, mas principalmente é fruto do trabalho dos vanguardeiros.daquela época e de todos que nesses cinquenta anos acreditaram na nossa terra", finalizou.
Representando os Vanguardeiros, Roque Dias Prestes, fez um relato de vários detalhes da campanha da emancipação e dos primeiros anos da nova cidade. "Foi uma luta muito justa e um desafio muito grande para todos, por isso, é preciso enaltecer e elogiar o trabalho daqueles que se dedicaram e vestiram a camisa do SIM para dar autonomia ao distrito", destacou. Representando as gerações que nasceram votorantinenses e conheceram a cidade instalada, o estudante Rafael Domingues Prado, de 10 anos, leu um texto com a história da emancipação.
Com aplausos
A população esteve presente na solenidade de abertura e elogiou a organização do evento. A auxiliar de serviços gerais, Márcia Dias de Lima, de 36 anos, passava pela Avenida 31 de Março e parou para assistir à cerimônia. "Achei emocionante porque não conhecia essa história da cidade. Moro em Votorantim há 17 anos, fiquei feliz em participar e gostei das músicas, foi muito bonito", comentou.
O Hino Nacional foi tocado pela Orquestra de Metais do Senai/Votorantim e interpretado pela cantora lírica Sueli Freitas. Para encerrar a cerimônia, o Hino de Votorantim foi cantado pelo Coral Proame, com noventa crianças assistidas pelo Programa de Amparo ao Menor, da Secretaria da Cidadania de Votorantim. O grupo tem ensaiado desde setembro e fez sua primeira apresentação neste domingo, com a regência de Lúcio Martini.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.