segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Programa de desfavelamento atende 160 famílias

Jornal Cruzeiro do Sul
José Antonio Rosa 

Famílias assinaram contratos para aquisição das moradias - Aldo V. Silva


As 160 famílias contempladas dentro da primeira fase do Programa de Desfavelamento da Prefeitura de Votorantim assinaram neste domingo (22) os contratos para aquisição das moradias. A mudança dos agora proprietários dos apartamentos integrantes dos conjuntos habitacionais Vila Pedroso 1 e 3 começa a ser feita a partir de quinta-feira, informou o prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB).

O empreendimento faz parte da agenda dos programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida, ambos do governo federal, e prevê, além da construção das unidades a reurbanização da região onde elas ficarão. Estão incluídas obras de asfaltamento e melhorias estruturais, além da construção de um parque linear. Cada apartamento possui 42 metros quadrados de área construída. Ao todos serão entregues, nos próximos três anos, mais 800, perfazendo o total de 960 imóveis.

De acordo com Erinaldo, o déficit habitacional da cidade é de mais de 16 mil moradias. "Esperamos reduzir esse número até o final da nossa gestão", informou. O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, agente financeiro do processo, Sandro Valentine, destacou que o atendimento da demanda foi possível graças à sensibilidade demonstrada pelos governos dos presidentes Lula e Dilma Roussef (ambos do PT).

Histórias

Há histórias emblemáticas em meio às pessoas que realizaram o sonho de conseguir a casa própria. A primeira delas foi contada por dona Antonia Helena de Oliveira, 58 anos, e que há 30 espera para deixar a área verde na qual ocupa um barraco. Ainda mal acreditando que tivesse conseguido concretizar o objetivo de sua vida, ela lembrou que criou seus dois filhos num outro ambiente. "Tive de superar muita coisa. Batalhei muito, mas graças a Deus vou poder ter um pouco de tranquilidade. Ainda é difícil de acreditar, mas agora que eu assinei o papel sei que é só questão de esperar para mudar. Acho que vou estranho no começo essa nova vida, mas dizem que com coisa boa a gente logo se acostuma. Estou feliz e um pouco nervosa. Tanto que nem dormi direito essa noite esperando chegar esse momento".

O mesmo aconteceu com o pedreiro Valdir Pereira, que há 27 anos vive a mesma situação. Valdir conseguiu adaptar o barraco onde vive, também numa área verde, incorporando algumas melhorias. "Demorou tanto tempo que eu tive de fazer uma parte da casa de alvenaria. Nada se compara, claro, ao apartamento. Agora é só aguardar a hora da mudança e começar uma nova história."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim