sábado, 14 de dezembro de 2013

Servidores municipais encerram greve em Votorantim após nove dias

 Do G1 Sorocaba e Jundiaí


Movimento vai manter reivindicações, dizem dirigentes do sindicato.
Prefeitura espera resolver acúmulo da coleta de lixo em uma semana.

Coletores da empresa Gomes Lourenço durante
o trabalho (Foto: Divulgação/Secom Votorantim)


Os servidores públicos municipais de Votorantim (SP) decidiram encerrar nesta sexta-feira (13) a greve iniciada na semana passada. Eles não tiveram suas reivindicações atendidas, mas decidiram encerrar a paralisação em assembleia depois de a prefeitura conseguir, nesta sexta-feira (13), uma liminar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que obrigava o Sindicato dos Servidores Municipais a manter pelo menos 30% dos profissionais da limpeza pública em atividade, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia.
Os servidores reivindicavam reajuste salarial e fim do desvio de funções - quando o funcionário é deslocado de setor para trabalhar, sem receber nenhum benefício por isso. A prefeitura diz que vai estudar os pedidos dos funcionários, que prometem manter os pedidos, mesmo com o fim da greve.
Para resolver o problema da coleta de lixo, principal reclamação dos moradores da cidade durante a paralisação, a prefeitura chegou a fazer um contrato emergencial com a empresa Gomes Lourenço, a mesma que teve seu contrato de coleta rescindido no mês passado, e foi substituída por um consórcio.
A prefeitura não informou o valor pago pelo serviço nem a forma pela qual a Gomes Lourenço foi escolhida. O contrato teria duração de 30 dias, mas poderia ser interrompido antes se a greve fosse encerrada.
Os operários foram à rua com o uniforme antigo, com a inscrição “a serviço da Prefeitura de Sorocaba”.  Na semana passada, a empresa informou que não tinha recursos para dispensar de uma vez os 300 funcionários que trabalhavam em Sorocaba, e que pretendia entrar em acordo com eles para fazer as rescisões trabalhistas aos poucos.
A prefeitura informou que dois dos caminhões da Gomes Lourenço foram apedrejados no começo da tarde. Um deles teve o parabrisa trincado e outro ficou com a lataria amassada, mas ambos continuaram trabalhando normalmente. Ninguém foi preso por causa dos atos de vandalismo, e os servidores negaram qualquer envolvimento. A prefeitura diz que a coleta de lixo deve ser normalizada em uma semana.


Assista:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/12/servidores-municipais-encerram-greve-em-votorantim-apos-nove-dias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim