quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Votorantim: Sindicato nega que coletores de lixo estejam 100% paralisados

  Ipanema Online

Jomar Bellini / Ipanema Online
Servidores protestam em frente à prefeitura

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Votorantim negou, nesta quarta-feira (11), que os coletores de lixo da cidade tenham aderido 100% ao movimento da greve de parte dos funcionários públicos. A informação havia sido transmitida através de nota enviada pela prefeitura da cidade, na segunda-feira (9). De acordo com o representante dos grevistas, Isael Clareti, os coletores seguem o padrão no qual é exigido 30% dos trabalhadores executando os serviços na cidade. "É mentira da prefeitura", indignou-se. "Ela está tentando jogar a população contra nosso movimento", completou.
Nesta próxima sexta-feira (13), está prevista uma rodada de negociações na Procuradora do Trabalho, onde foram convocados representantes do sindicato e da prefeitura. Na última terça, a prefeitura decretou estado de emergência sobre os serviços públicos.
Segundo estimativa do próprio presidente, os setores de obras, serviços públicos e algumas áreas de saúde estão com 70% de seu efetivo paralisado. Entretanto, apesar de acompanharem a greve, mais da metade dos motoristas de ambulância estão executando os serviços normalmente. "Não queremos atrapalhar a população. Por isso deixamos 50% dos condutores trabalhando. Nosso movimento é pacífico", ressaltou. "Estamos cumprindo o ofício determinado de 30% do efetivo trabalhando em suas devidas funções", completou o presidente do sindicato.
Isael afirmou que a greve não tem prazo para acabar. "Votamos um edital nesta terça-feira e aguadaremos a prefeitura nos chamar durante três dias, caso não aconteça, uma nova assembleia entre os funcionários acontecerá", disse. Durante reunião, será decidido o rumo da paralisação.
Sem conversa
O presidente informou que o prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), através do secretário de governo Marcos Trinca, chamou o sindicato para uma conversa, porém, sem a participação de representantes do funcionalismo público. "Sozinho eu não iria", enfatizou ele. "Estamos dispostos a negociar, mas ele não chama a gente", reclama.
Reivindicações
O Sindicato pede elevação de referência salarial de todos os cargos públicos, exceto os que já tiveram o benefício, como auxiliares de serviços infantis e dentistas. "Queremos justiça para todos, desde o auxiliar de campo à função mais alta". O movimento também pede para que não haja mais desvios de funções e melhorias ao quadro de motoristas.
Estado de emergência
Em nota, a prefeitura de Votorantim informou que o decreto foi publicado nesta quarta-feira em jornal de grande circulação e no Diário Oficial do Estado. A partir dessa publicação a prefeitura está autorizada a buscar empresas para realizar os serviços que estão prejudicados em razão da greve, especialmente a coleta de lixo que já tem se acumulado devido à paralisação. Ela ainda ressaltaque a administração tem trabalhado nesse sentido para viabilizar o mais rápido possível a contratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim