domingo, 10 de março de 2013

Corpo de mulher arrastada pela enxurrada é encontrado

 As buscas começaram logo pela manhã - Por: Erick Pinheiro
 Sandra era frentista e voltava do trabalho na noite deste sábado (9) - Por: Erick Pinheiro
 O carro dela, e de mais uma pessoa que não se machucou, também foram localizadosO carro dela, e de mais uma pessoa que não se machucou, também foram localizados - Por: Erick Pinheiro

O corpo de uma mulher que estava desaparecida desde a noite de sábado (9), foi encontrado na manhã deste domingo (10) pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 8h. Sandra Aparecida dos Santos, de 35 anos, era frentista e estava voltando do trabalho de carro quando foi arrastada pela correnteza, em Votorantim.
Sandra estava acompanhada pelo marido, entre a Vila Garcia e a Vila Sabiá, divisa entre Votorantim e Sorocaba, quando foi surpreendida com o volume de água causado pela forte chuva de ontem. Como o carro estava sendo arrastado, eles decidiram sair do automóvel, mas só o marido conseguiu se apoiar contra a força da água, e Sandra foi arrastada. O corpo da frentista foi encontrado no córrego chamado de Guanabara. O carro dela, e de mais uma pessoa que não se machucou, também foram localizados. Além do marido, Sandra deixa dois filhos.
A forte chuva de sábado causou estragos e perdas em diversos locais. Em Votorantim, os bairros mais afetados foram Fornazari, Barra Funda, Vila Garcia e Barreado.

Votorantim registra 98 milímetros de chuva num curto período de tempo com o temporal de sábado

Votorantim registra 98 milímetros de chuva num curto período de tempo com o temporal de sábado

Cerca de 40 casas foram alagadas e há três famílias desabrigadas; Prefeito Erinaldo determina que secretarias prestem todo o atendimento necessário aos afetados pela chuva

A partir das 18h30 de sábado a Prefeitura de Votorantim começou a montar uma força-tarefa envolvendo diversas secretarias municipais com o objetivo único de prestar os primeiros atendimentos aos moradores afetados pela forte chuva que caiu no início da noite deste sábado (09), no município de Votorantim. Logo após a chuva maquinários foram encaminhados para o Fornazari onde iniciaram a limpeza das ruas e avenidas, corte de árvores, principalmente na região central e auxílio as famílias, conforme o chamado realizado junto a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, se reuniu no início da manhã deste domingo com integrantes das secretarias de Governo, Serviços Públicos, Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte, Meio Ambiente, Cidadania e Geração de Renda, Comissão Municipal de Assistência Social e Defesa Civil no gabinete do Paço para traçar as metas de atendimento, bem como apurar todas as informações referentes as ocorrências registradas.

Durante o período de chuvas foram cerca de 40 casas alagadas; ruas e avenidas inundadas; duas casas foram interditadas entre a Vila Garcia e Jardim São Luiz; quedas de árvores foram registrados em vários ponto da cidade.

Os pontos mais afetados foram principalmente os que recebem as calhas dos córregos São Luiz, Vidal e Cubatão, que nos últimos dez anos, não havia recebido um volume de água como o ocorrido neste sábado. Desta forma a região da Vila Garcia, Fornazari e Barra Funda foram os mais afetados pelo grande volume de água e que teve ruas, avenidas e casas alagadas.

Des o início desta manhã, funcionários da Prefeitura e secretarias evolvidas trabalham na limpeza das vias e auxílio as famílias. Nos pontos mais afetados assistentes sócias cadastram os desabrigados e as famílias atingidas. A Prefeitura dará todo o apoio necessário às famílias.

 

Quanto aos dois veículos arrastados pela enxurrada, o fato ocorreu numa que foi aberta por moradores de forma irregular que liga o bairro da Vila Garcia a Vila Zacarias. Os veículos tentaram atravessar a via no momento de forte chuva e foram arrastados pela forte correnteza. Num dos carros havia quatros pessoas que conseguiram deixar o veículo; no outro havia um casal, eles saíram do carro, mas a mulher acabou sendo levada pela forte correnteza e seu corpo localizado na manhã deste domingo no Córrego do Vidal há cerca de 30 metros do acidente.

O governo municipal reitera que está prestando todo o apoio necessário aos afetados pela chuva e que partir desta semana começa a reavaliar as obras realizadas nesses pontos afetados, tendo em vista que parte delas foram concluídas no ano passado.

A cidade ainda sofreu com a queda de energia em algumas regiões, bem como a falta de água, o que está sendo reparado pela Concessionária Águas de Votorantim.


Secom/PMV


Bombeiros localizam corpo de mulher arrastada pela enxurrada

  Ipanema Online

 Durante o temporal que caiu no início da noite deste sábado (9), dois veículos foram arrastados pelas águas em Votorantim. Uma mulher que estava dentro de um deles morreu e seu corpo foi localizado apenas na manhã deste domingo. Sandra Aparecida dos Santos, 31 anos, estava dentro do carro arrastado pela correnteza após o transbordamento do córrego na avenida Jaziel Azeredo Ribeiro, na Vila Garcia, em Votorantim.A vítima estava junto com o marido que conseguiu se salvar.
 As buscas foram reiniciadas nesta manhã pelo Corpo de Bombeiros em uma operação que durou cerca de três horas. 
Os bairros Barra Funda e Fornazari foram dois dos mais atingidos em Votorantim, onde a água invadiu diversas casas. 

Encontrado o corpo da mulher levada pela enxurrada em Votorantim



Luana Eid e Gualberto Vita 
 Do G1 Sorocaba e Jundiaí
 
 
Equipe do Corpo de Bombeiros localizou o corpo em um córrego da cidade.
Buscas na manhã deste domingo (10) levaram aproximadamente três horas.




Foi localizado na manhã deste domingo (10) em Votorantim, SP, o corpo da mulher de 31 anos que foi arrastada pela correnteza após o córrego na avenida Jaziel Azeredo Ribeiro, na Vila Garcia, transbordar. Durante o temporal que caiu na cidade na noite deste sábado (9), Sandra Aparecida dos Santos estava dentro de um carro, juntamente com o seu marido, quando foram levados pela enxurrada e caíram no córrego. O rapaz tentou salvá-la, mas não conseguiu.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as buscas recomeçaram logo cedo, após terem sido finalizadas durante a madrugada. Sete homens da corporação estiveram envolvidos no trabalho, que levou cerca de três horas para ser concluído.
A forte chuva que castigou Sorocaba e Votorantim na noite deste sábado (9) provocou transtornos aos moradores nas duas cidades. Em Votorantim, os bairros mais prejudicados foram Barra Funda e Fornazari. A água do córrego transbordou e invadiu muitas casas. A pior situação foi na rua Sorocaba, do bairro Barra Funda; muitas casas ficaram cheias de água e lama.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Votorantim, Fábio Luis Rodrigues, o problema foi consequência do alto volume de chuva na cabeceira do Rio Sorocaba. "Em seis anos de trabalho na Defesa Civil, nunca tinha visto um volume de água tão grande invadindo a cidade", comentou ao G1.

Viaturas do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil foram distribuidas em diversas localidades dos municípios atendendo ocorrências de alagamentos, inundações, quedas de árvores e afogamentos.

Jovens em Votorantim protestam contra a eleição de Renan Calheiros

Notícia publicada na edição de 10/03/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A

 Quatro jovens buscaram conscientizar motoristas que passavam pela avenida 31 de Março - Por: ERICK PINHEIRO

Votorantim aderiu à mobilização convocada pela rede social facebook e, ontem à tarde, também protestou contra a eleição de Renan Calheiros (PMDB) para a presidência do Senado. Em todo o país, e até em Tóquio, capital do Japão, manifestações como a de ontem foram realizadas. Com faixas pedindo o fim da corrupção, quatro jovens buscaram conscientizar motoristas que passavam pela avenida 31 de Março à tarde.

Rodrigo Urbanetto, 28 anos, disse que é importante a juventude assumir o seu papel no embate político. "Já tivemos exemplos de ações bem sucedidas, como aconteceu com os caras pintadas que saíram às ruas para pedir o impeachment do então presidente Fernando Collor", comparou. Collor, coincidente, também consolidou sua trajetória política em Alagoas, o mesmo Estado de origem de Renan Calheiros.

A indicação do senador para o cargo tem sido combatida desde que ele foi escolhido. Um documento com 1,6 milhão de assinaturas circula e a expectativa é de que o total de adesões ultrapasse à marca dos 2 milhões. "Estamos fazendo a nossa parte. Esperamos que esse grito seja ouvido no Congresso, e que os políticos reavaliem a situação. O Brasil não pode continuar a ser liderado por esse tipo de gente", acrescentou Danilo Antunes, 20.

Mulheres homenageadas

Notícia publicada na edição de 10/03/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno C

Amanhã, às 17h, por proposta feita pelos membros da mesa diretora (órgão que dirige a Câmara Municipal), vereadores de Votorantim farão uma homenagem às mulheres da cidade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento será realizado na própria Câmara e já estão confirmadas as homenagens às servidoras públicas Magali Rodrigues da Silva e Sueli Alves, a jornalista Luciana Lopez, a vereadora Fabíola Alves, a Deputada Estadual Maria Lucia Cardoso, a vice-presidente do PT Cristina Aparecida de Oliveira Nascimento, a presidente da Comas Helena Amália da Silva, entre outras mulheres: Marlene Barros Dias, Suzana Martelini Pivetta, Irene Oliveira dos Reis, Clara Inês Cremente Del Mora e Ruth Leite Schiming.

Chuva alaga casas e causa prejuízos em Sorocaba e Votorantim

Luana Eid e Gualberto Vita
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Casas e ruas foram invadidas pela água nas duas cidades.
GCM e Bombeiros atendem dezenas de chamados na noite de sábado (9).



Carro foi arrastado pela correnteza; uma mulher está desaparecida (Foto: Luana Eid / G1)


A forte chuva que castigou Sorocaba e Votorantim, SP, na noite deste sábado (9) provocou transtornos aos moradores nas duas cidades. Viaturas do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil foram distribuidas em diversas localidades dos municípios atendendo ocorrências de alagamentos, inundações, quedas de árvores e afogamentos.

Em Votorantim, a Defesa Civil informou que uma mulher está desaparecida. Ela foi arrastada pela força da correnteza do córrego que transbordou na avenida Jaziel Azeredo Ribeiro, na Vila Garcia. A mulher estava em um carro, juntamente com o seu marido, que tentou salvá-la mas não conseguiu. Os Bombeiros só vão retomar as buscas na manhã deste domingo (10).

Na zona oeste de Sorocaba, o córrego na avenida Dr. Américo Figueiredo com a rua Cecília Meirelles também transbordou e invadiu a pista. Na mesma avenida, os oficiais da GCM precisaram resgatar duas pessoas no meio da enxurrada; foi preciso utilizar cordas para o salvamento.

Em vários pontos da cidade, o Corpo de Bombeiros registrou ocorrências de pessoas ilhadas dentro de veículos e de residências.

Informações da Guarda Civil Municipal confirmaram o alagamento de várias casas na avenida Thomaz Cortês, via próxima ao Mercado Distrital, no Jardim Juliana, na zona norte de Sorocaba. Homens do Corpo de Bombeiros estiveram no local; não houve vítimas.

Fotos enviadas ao G1 mostram que a água invadiu residências e causou estragos em móveis e eletrodomésticos de moradores do bairro; a força da água também fez o asfalto ceder.

Já na avenida Luiz do Patrocínio Fernandes, na Vila dos Dominguinhos, em Votorantim, uma árvore de cerca de 50 metros caiu sobre a fiação e interrompeu o tráfego no local.

Por sorte, a árvore não atingiu ninguém e nenhum veículo. A CPFL esteve no local e cortou parte do tronco; a GCM interditou o trecho para que a CPFL retirasse a fiação.

Também em Votorantim, na Barra Funda, a Rua Sorocaba ficou completamente alagada. "Desde 1998 eu nao passava por isso. Tive que erguer todos os móveis, pois a água invadiu minha casa", disse Luiz Carlos Frias, morador do local. No bairro Fornazari, os moradores também tiveram as casas invadidas pela água.


 
Rua Sorocaba, na Barra Funda, em Votorantim,
completamente alagada (Foto: Luana Eid / G1)
 
Árvore caiu sobre a fiação de energia elétrica em Votorantim (Foto: Luana Eid / G1)
 

Chuva alaga avenidas e casas próximas a córregos

 Notícia publicada na edição de 10/03/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A
Marcelo Roma



A chuva intensa de ontem à noite causou alagamentos em avenidas e fez subir o nível de córregos, que fez a água invadir casas. Algumas famílias perderam móveis e eletrodomésticos. As pancadas de chuva mais fortes ocorreram por volta das 20h30. As residências foram invadidas pela água no Parque Manchester, Vila Rica, Jardim Abaeté, Vila Barão e Jardim Baronesa, em Sorocaba, e no bairro Fornazari, em Votorantim. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros atenderam dezenas de chamadas.

O nível do rio Sorocaba aumentou rapidamente. Pelo menos três pontos da avenida Dom Aguirre ficaram alagados: a praça Lions, debaixo da ponte Francisco Delosso e no trecho próximo à ponte de Pinheiros. Alguns motoristas foram pegos de surpresa, deram marcha à ré e retornaram pela contramão.

A avenida Dom Aguirre teve que ser interditada nos dois sentidos. Essa foi a primeira vez no ano que a via foi alagada. Por causa do acúmulo de lama e sujeira, a previsão era que seria liberada completamente somente hoje de manhã. Com avenidas tomadas pela água, houve confusão no trânsito. A enxurrada cobriu a avenida Pereira da Silva em cerca de meio metro. Em frente ao estádio Walter Ribeiro, no Jardim Santa Rosália, o motorista de uma van não pôde prosseguir e parou no meio do alagamento.

Desespero

Na avenida Américo Figueiredo, um motociclista tentou passar na ponte sobre o córrego Itanguá e foi levado pela água. Ficou preso na grade lateral e um outro homem tentou ajudá-lo, mas também teve que se segurar na grade para não ser levado pela correnteza. Guardas civis municipais usaram cordas e conseguiram resgatar os dois homens. A moto foi levada pela correnteza e o motociclista se feriu na perna.

Moradores de cinco casas próximas ao mesmo córrego, no Parque Manchester, viram o nível subir rapidamente e invadir os cômodos. Wagner Batista disse que a água chegou a 30 centímetros e perdeu móveis. A vizinha Marlene Gomes da Silva e outras pessoas da casa não puderam salvar a geladeira e a máquina de lavar roupa. As cinco casas ficam no final da rua Benedito das Neves.

Abaeté

A bacia de contenção do Jardim Abaeté não suportou o volume de água e transbordou. Casas que ficam próximas também foram invadidas pela água. Na Vila Rica, moradores da rua Jorge Bacelli tiveram mais uma vez problema com a chuva. De acordo com o eletricista Deoraci Oliveira Passarinho, os tubos debaixo da rua João Guariglia não são suficientes para dar vazão ao córrego da Vila Rica.

Outro morador, o representante comercial Marco Antônio de Arruda, acredita que o problema é no controle da água na parte de cima do córrego. Deoraci preveniu-se e em setembro improvisou comportas nas duas portas da casa, que funcionaram e impediram a água de entrar nos cômodos. Gastou R$ 600, que evitaram prejuízo de perda de móveis e objetos da casa, como aconteceu em outros anos.
 

Agentes realizam ação de combate à dengue em Votorantim


Do G1 Sorocaba e Jundiaí


Neste ano, já foram registrados 20 casos da doença na cidade.
No Jardim Tatiana, agentes realizaram nebulização.


Equipes da Zoonoses percorreram Votorantim (SP) para realizar uma ação de combate à dengue. Neste ano, já foram registrados 20 casos da doença na cidade. Destes, oito são autóctones, dez importados e 2 aguardam confirmação do local do contágio.
O trabalho começou pelo Jardim Tatiana, onde os agentes foram de casa em casa para fazer a nebulização, que mata os mosquitos que já estão na fase adulta. No bairro foi registrado o último caso de dengue. Além da técnica, as equipes também retiraram as larvas que foram encontradas.

No parque São João, os moradores receberam panfletos e foram orientados sobre como manter a casa livre do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Para tirar dúvidas sobre como combater a doença, o morador pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses de Votorantim, no telefone (15) 3243-3807.

Assista a reportagem:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/03/agentes-realizam-acao-de-combate-dengue-em-votorantim-sp.html

Ouça a Rádio Votorantim