quarta-feira, 27 de março de 2013

Feira das Águas encerra atividades comemorativas a Semana da Água

 As atividades em comemoração a Semana da Água se encerraram nesta quarta-feira (27), com a visita dos alunos da escola municipal "Antônio Marciano", na Feira das Águas que ocorreu no espaço Aquário Cultura.

"Cuide bem da sua água, cuide dela com amor", foi com esse refrão que as crianças acompanharam a apresentação do boneco ventríloquo Zequinha e sua turma, além das participações dos bonecos Joer, um caipira que valoriza os mananciais e a natureza; Robson Manoel, o Manezinho, um menino todo "escrachado" que dá desculpas para sua falta de responsabilidade com a preservação.

 

A proposta da "Feira das Águas" foi de possibilitar ao público o acesso às informações sobre a importância e problemática envolvida acerca dos recursos hídricos.

 

No espaço ocorrem várias exposições temáticas, com a participação de várias empresas parceiras, onde a população recebeu informações com os expositores sobre a água.

 

SECOM (PMV)

Zoonoses de Votorantim continua arrastão no Jardim Tatiana

Nesta quarta-feira (27) foram confirmados cinco novos casos de dengue

 em Votorantim, elevando para 46 o total de diagnósticos positivos

 desde o início do ano. O Jardim Tatiana teve 18 casos confirmados até o momento.

 

A Secretaria da Saúde de Votorantim, por meio da Saúde Coletiva e do Centro de Controle de Zoonoses, dá continuidade nesta quinta-feira (28) ao arrastão de combate à dengue no Jardim Tatiana. A ação começou na terça-feira (26) com a limpeza de uma área verde no bairro. Desde a manhã desta quarta-feira (27), os agentes da Zoonoses estão percorrendo as ruas do bairro para recolher recipientes que possam acumular água que os moradores estão depositando nas calçadas. A atividade se estende até esta quinta-feira (28), podendo ser prolongada até a próxima semana se houver necessidade.

A secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozotto Moraes, pede aos moradores que colaborem com os agentes fazendo uma vistoria nos imóveis e colocando para fora das casas qualquer objeto que possa servir de criadouro para o mosquito da dengue. "Estamos intensificando as ações no Jardim Tatiana devido à concentração de casos naquela região, mas os cidadãos precisam estar conscientes e fazer a sua parte removendo os criadouros de suas casas e não depositando lixo nos terrenos", apelou a secretária.

O arrastão está sendo realizado com apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) que cedeu os caminhões para o recolhimento do material. Nesta quinta-feira, o trabalho no Jardim Tatiana será iniciado às 8h30. Um carro de som e as agentes comunitárias de saúde do bairro estão ajudando na divulgação do arrastão aos moradores, reforçando a importância da mobilização.

46 casos de dengue

Os cinco novos casos de dengue confirmados nesta quarta-feira estão divididos entre o Jardim Tatiana (2), Vossoroca, Jardim Bandeirantes e Itapeva. O Jardim Tatiana é o bairro com maior número de casos de dengue confirmados em Votorantim desde o início do ano, somando 18 pessoas contaminadas. O bairro Vossoroca é o segundo em número de casos, totalizando 4, seguido por Parque São João, Vila Guilherme, Jardim São Lucas, Jardim Clarice, Novo Mundo e Jardim Bandeirantes, com 2 casos cada.

Os bairros que tiveram um caso de dengue confirmado até o momento são: Jardim Europa, Rio Acima, Barra Funda, Parque Jataí, Serrano, Promorar, Vila Garcia, Serrano II, Vila Nova, Parque Bela Vista, Dominguinho e Itapeva.


SECOM (PMV)

CAT de Votorantim informa vagas disponíveis no mercado de trabalho

  A Central de Atendimento ao Trabalhador (CAT) de Votorantim informa abaixo a relação de vagas disponíveis para colocação no mercado de trabalho. Os interessados devem enviar currículo para cat@votorantim.sp.gov.br ou comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, diretamente na CAT que fica no Paço Dois, ao lado da Praça de Eventos "Lecy de Campos", portando currículo e carteira profissional.

 

Vagas abertas

 

Atendente/garçon, Auxiliar contábil, Almoxarife, Auxiliar de limpeza, Assistente administrativo, Auxiliar de hortifruti, Auxiliar de mercearia, Assistente de logística, Armador, Auxiliar de almoxarifado, Auxiliar de enfermagem, Auxiliar de preparação de solo, Auxiliar de serviços gerais, Bibliotecária bilingue, Balconista, Consultor de vendas externas, Consultor de vendas externas pós-obras, Carpinteiros, Cozinheira, Engenheiro eletricista de manutenção, Engenheiro elétrico (inglês fluente ), Engenheiro civil, Jardineiros, Motorista e operador de munck, Operador de empilhadeira, Pedreiros, Processista, Recepcionista bilingue, Técnico de manutenção, Vendedor de equipamentos e geradores de energia, Vendedor de conta Microsoft e Vendedora (externa). 

 

 

SECOM (PMV)

Vereadores prestigiam solenidade

Na manhã desta quarta-feira (27), o 1°secretário da Câmara Municipal de Votorantim, vereador Eric Romero (PPS) representou o presidente do legislativo Heber de Almeida Martins (PDT) no ato solene realizado pela prefeitura, em comemoração ao 48º aniversário de Instalação da cidade.


O evento ocorreu em frente ao Paço Municipal e contou com a presença dos vereadores João Soares de Queiroz (PT), João Cau (PSC), Pastor Tonhão (PSDB), Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB), bem como, os componentes da Guarda Municipal, as autoridades locais e os secretários municipais.


Durante a solenidade, estudantes apresentaram poesias e todos os presentes entoaram o Hino de Votorantim. Na sequência, o prefeito Erinaldo Alves da Silva destacou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos vanguardeiros que enfrentaram situações adversas para que hoje, os cidadãos votorantinenses pudessem desfrutar da autonomia que a cidade possui.



Thalyta Lima



Centenas de crianças aprendem sobre a importância da água em Votorantim

            Mais de 400 crianças aprenderam de forma lúdica sobre a importância da água para a vida humana durante o encerramento da Semana da Água de Votorantim, nesta quarta-feira (27), no Aquário Cultura, com organização da Prefeitura. A Concessionária Águas de Votorantim levou à Feira das Águas quatro apresentações artísticas de educação ambiental com os bonecos da "Zequinha e sua Turma.

            Três bonecos – o caipira Joer, o irresponsável menino Manezinho e o brincalhão Zequinha – interagiram com a garotada, ensinando de forma divertida sobre como a água está presente em nosso dia a dia e como mudar alguns hábitos para preservar esse bem tão precioso. "O principal objetivo da atividade é que as crianças se tornem multiplicadores desse conhecimento, do cuidado que se deve ter com os recursos naturais", afirma o superintendente da Águas de Votorantim, Sérgio Braga.

            Esse papel a estudante Maria Fernanda Arruda dos Santos, de apenas 6 anos de idade, já desempenha dentro de casa. A mãe da menina, Quézia Dutra Arruda, diz que ela sempre "fiscaliza" o uso da água. "Ela cuida da gente. Se eu estou lavando louça, por exemplo, ela fica de olho para ver se eu não estou gastando água demais", conta Quézia. E Maria Fernanda concorda: "Adorei a apresentação do Zequinha, ainda mais porque eu já economizo bastante, não demoro no banho nem deixo a torneira aberta", ensina.

            A professora Sandra Aparecida Reis dos Santos Madureira, do 1º ano da Escola Municipal Prof. Antônio Marciano, comenta que o tema já é trabalhado em sala de aula, e a apresentação artística reforça os conteúdos com a interação feita pelos bonecos. "Eles gostam muito, é importante que eles saiam da sala de aula e aprendam por meio de outros tipos de intervenção. Isso só contribui. Gostei muito", finaliza.

            A Concessionária Águas de Votorantim também participou da Feira das Águas com atividades educativas do setor de Controle de Qualidade, explicando como funcionam os processos de tratamento de água e esgoto, com realização de experiências e bate-papo com os técnicos da empresa.


Míriam Bonora

 Comunicação - CAV

 


 

 

 


Francine Ferreira Camargo é eleita presidente da Associação Comercial de Votorantim

A comerciante Francine Aparecida de Souza Ferreira Camargo, da chapa Renovação Limpa, foi eleita presidenta da Associação Comercial e Empresarial de Votorantim (Acev), nesta quarta-feira (27).
 A comerciante Francine que já trabalhou na entidade por vários anos, foi empossada logo após o resultado das urnas. Ele se apresenta na entidade na manhã desta quinta-feira (28).
 Francine lembra que a proposta é priorizar principalmente o trabalho de resgatar a importância da associação para a cidade. "Estaremos ao lado dos comerciantes", disse.
 Uma das principais propostas da presidenta é implantar o Serviço de Recuperação de Crédito (SRC), onde o objetivo é promover negociações e orientar os consumidores sobre a importância do uso consciente do crédito. "Vamos levar esse serviço aos bairros da cidade, bem como promover a consulta de débitos", destaca Francine.
 Outra proposta de renovação, explica Francine, será a capacitação dos funcionários da entidade para oferecer todo o suporte técnico e orientação para a utilização de todos os serviços de consultas oferecido pela Acev.
 A promoção de eventos com os comerciantes bem como as campanhas onde possam ser expostos seus produtos e trabalhos, serão realizados com mais frequência, lembrando que a meta será sempre oferecer um conforto e qualidade nos serviços ao consumidor.
 
Segue diretoria executiva:
 
presidente
 Francine Aparecida de Souza Ferreira Camargo
 Art´s Gráficas Ferreira
 
 Vice-presidente
 Fernando Almeida Martins
 Academia Movimento
  
1º Secretário
 Sônia Frechi Marinheiro
 Kelly Modas
 
 
 2º Secretário
 Danielle da Costa Guedes Mello
 Bom Bife
 
 1º Tesoureiro
 Carlos Eduardo Tegami
 Bazar Santa Mônica
 
2º Tesoureiro
 Rafael Nunes Miranda
 Bazar Miranda
 
  Diretor de Relações Públicas
 Carlos Rogério Xavier de Moraes
 Agropecuária Xavier
  
Diretor Social
 José Vicente Devellis
 Matercol
  
Orador Oficial
 Johson Hamada
New Work

Erinaldo, prefeito em 15 celebrações da Instalação

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz

Dos 48 anos de instalação do município, Erinaldo Alves da Silva (PSDB) esteve como prefeito em 15 oportunidades, já contando com a comemoração que será feita nesta quarta-feira (27). O tucano entrou no universo político por etapas. Na adolescência, ajudou indiretamente na campanha de Juscelino Kubitschek (1956 e 1961) para a presidência do Brasil. No mesmo período, fez um curso que ensinava o funcionamento de uma Câmara Municipal, num instituto de ensino.
Porém, o início como homem público foi quando Luiz do Patrocíino Fernandes o chamou para ser vice-prefeito da cidade. Erinaldo estava num ponto de ônibus, quando o segundo prefeito da história de Votorantim lhe ofereceu uma carona. Durante o trajeto, Luizinho (como era chamado o falecido prefeito), ao perceber que Erinaldo fazia parte do MDB – partido de oposição a Arena -, o convidou para fazer chapa conjunta. “Quando recebi o convite, tive que decidir em poucas horas”, relembra. Erinaldo chegou à sua residência à noite e comunicou aos seus pais que recebeu uma proposta para ser candidato. “A princípio, meus pais não quiseram. Mas depois de uma longa conversa, eles aceitaram”, comenta. Assim que recebeu aval favorável, o tucano foi logo comunicar a Luiz do Patrocino.
Para fazer presença na sua décima quinta comemoração de instalação do município, ele teve que vencer dois adversários na urna eletrônica: Carlos Augusto Pivetta (PT) e Fernando de Oliveira Souza (DEM). O candidato que vencesse esta disputa iria entrar na história de Votorantim, por um simples detalhe, ou melhor, por três: 50 anos de emancipação da cidade, que serão celebrados em dezembro; 50 anos de instalação do município, em 2015; e 100 anos da Festa Junina Beneficente, também em 2015.
Numa das histórias contadas à reportagem, Erinaldo lembra que, durante a apuração dos votos, nas eleições de 1982, voltava da cidade de Jandira, interior de São Paulo, onde dava aulas, quando ligou o rádio do automóvel e ouviu o locutor dizer que estava bem atrás de seus concorrentes. Àquela altura, só um milagre para o tucano se recuperar e vencer o pleito. Durante o trajeto, o rádio começou a falhar, perdendo-se a sintonia. Já na rodovia Castelo Branco, a sintonia voltou e aí ele ficou sabendo que havia ganho a eleição e sido eleito prefeito. “Foi uma surpresa, pois quando liguei o rádio, eu estava praticamente derrotado.”

Obras na instalação
No primeiro mandato, entre 1972 e 1975, Erinaldo fez um planejamento e execução de todo o sistema de água e esgoto do município. Elaborou um projeto para adequar as vias públicas para que não houvesse mais enchentes. Desapropriou áreas, como, por exemplo, na região do Curtume. Ampliou o trajeto das avenidas 31 de Março e Gisele Constantino. Trouxe a Escola Estadual Daniel Verano para a cidade.
Já no segundo mandato (1983 a 1988), trouxe a Escola Estadual Comendador Pereira Inácio e construiu cinco creches. Erinaldo ainda municipalizou a saúde, construindo quatro unidades na área, nos bairros Rio Acima, Parque Bela Vista, Itapeva e Vila Nova. Construiu a Estação de Tratamento de Água Central, que fica no bairro da Chave e, também, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Novo Mundo. Construiu a praça de eventos “Lecy de Campos”, que hoje é um dos cartões postais mais importantes da cidade. Trouxe para Votorantim núcleos habitacionais. como o Conjunto Habitacional Deputado Juvenal De Campos; Conjunto Habitacional “Delegado Eliseu Rodrigues Vieira”; e no caso do Conjunto Habitacional Mário Augusto Ribeiro - Promorar, Erinaldo praticamente construiu novamente, pois o espaço necessitava de vários reparos.
No terceiro mandato, entre 1993 e 1996, o atual prefeito construiu o PA (Pronto Atendimento), que fica na região central da cidade. Duplicou a via pública, com a ajuda do então governador Mário Covas (PSDB), que liga Votorantim a Santa Helana. Construiu o Centro de Saúde, no Jardim Serrano. Desapropriou áreas nos bairros São Lucas, São Mateus e Primavera para que os locais desenvolvessem.
Na atual gestão, Erinaldo comenta que, aos poucos, está ajustando vários parâmetros da cidade, com a intenção de (re)colocá-la no rumo do desenvolvimento das demais regiões. Antes de entrar no quarto mandato, o tucano sempre dizia em entrevistas que, caso fosse eleito, iria racionalizar a administração municipal. “Quando entrei, aqui, achei inadequada a Secretaria de Cidadania ser a responsável pelo programa de desfavelamento. O correto é a Cohap administrá-la, pois é da competência dela estar no processo habitacional do município”, explica.
Outro ponto que Erinaldo irá realizar é uma reforma administrativa. Ele dá exemplo das secretarias de Educação e Saúde, que não estão no Paço Municipal, e que há uma desorganização, que deve ser modificada. “O carro, que pertence à prefeitura, está nessas secretarias. O correto é ter um local próprio para ter um controle maior da ida e vinda desse veículo. E outra: haverá um profissional com a responsabilidade de averiguar o funcionamento de cada um”, esclarece.
Além disso, o prefeito comenta que está organizando as secretarias e, o mais importante, segundo ele, trabalhar para que todos saibam “quem é quem em cada processo administrativo”.

Reflexão
Refletir sobre todo o processo de emancipação, dos ônibus que iam até São Paulo para fazer pressão nas assembleias em prol do então distrito Votorantim ser desmembrado, é uma reflexão que Erinaldo faz quando a data de instalação ou emancipação chega perto.
Para o prefeito, é preciso olhar de fora – não como prefeito – para refletir cada momento marcante para que Votorantim se tornasse independente. Ele, durante o bate-papo descontraído com a Folha, contou vários detalhes daquela época.
Um deles foi o porquê que o município foi instalado quase dois anos depois. Ele explica que, em dezembro de 1963, houve a emancipação, de fato, e os moradores ainda estavam em clima eufórico, pois não dependia mais de Sorocaba para se desenvolver. O ano de 1964 foi o momento de regularizar cada espaço físico, saber qual parte ficaria com Votorantim e Sorocaba. Por isso, a instalação aconteceu em março de 1965, o ano que nenhum vanguardeiro – como eram chamadas as pessoas em favor da emancipação - irá esquecer.

Solenidade abre as comemorações pela instalação de Votorantim

Durante a cerimônia, o prefeito Erinaldo falou da importância da união popular para a emancipação e convocou o resgate desse envolvimento dos cidadãos para auxiliar a Prefeitura a identificar necessidades e traçar planos para o desenvolvimento da cidade.


Em solenidade realizada em frente à sede administrativa do município, na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito Erinaldo Alves da Silva abriu oficialmente as comemorações pelos 48 anos de instalação de Votorantim. Autoridades e a comunidade prestigiaram a cerimônia e o discurso do prefeito que abordou a importância histórica da data relembrando o envolvimento dos votorantinenses no processo de desmembramento da cidade de Sorocaba e convocando todos a continuar envolvidos para que o desenvolvimento da cidade seja um processo permanente e de participação popular.

"A cidade é um organismo dinâmico e acompanha o desenvolvimento da sociedade", acentuou o prefeito ao lembrar que há trinta anos, muitas pessoas não concordavam que Votorantim precisasse de grandes avenidas, o que ficou comprovado com o passar dos anos. "Continuamos crescendo e isso precisa ocorrer de forma planejada. Entendemos que a participação do cidadão é fundamental para obtermos o melhor resultado. Tivemos os vanguardeiros do passado, que lutaram para emancipar Votorantim, os vanguardeiros de agora que desejam contribuir para o futuro da nossa cidade estão convidados a participar conosco", destacou Erinaldo.

O convite do prefeito se refere ao programa Repensando Votorantim, lançado neste mês de março com a proposta de fazer um diagnóstico de todas as áreas de desenvolvimento da cidade e respectivas sugestões de melhoria fundamentando as diretrizes de gestão para o município. Quem quiser saber mais sobre o Repensando Votorantim deve acessar o site da Prefeitura na Internet (WWW.votorantim.sp.gov.br) ou procurar pessoalmente no Serviço Integrado de Informação ao Cidadão (SIIC), no saguão da Prefeitura. Qualquer cidadão pode participar respondendo o questionário do programa disponível nesses dois locais.


Ato solene


A cerimônia de abertura das comemorações pela Instalação de Votorantim contou com a participação de todos os secretários municipais, vereadores, servidores municipais e cidadãos que passavam pela região da Prefeitura na manhã desta quarta-feira. Também estiveram presentes o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Votorantim, capitão Vagner Joaquim da Silva, e alunos da Escola Municipal "Helena Pereira de Moraes".

Durante a execução do hino nacional foi realizado o hasteamento das bandeiras. O pavilhão nacional foi hasteado pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva e a bandeira de Votorantim foi hasteada pelo vereador Eric Romero, que na solenidade representou a Câmara Municipal. Os secretários da Educação, Isabel Cardoso, e de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte, Milton Moreira, hastearam respectivamente as bandeiras do Mercosul e do Estado de São Paulo.


Homenagens no Auditório (19h)


As comemorações continuam na noite desta quarta-feira (27), no Auditório Municipal "Francisco Beranger", a partir das 19h. O evento contará com diversas atividades culturais, entre elas, a exibição de um filme histórico sobre a cidade com música ao vivo e a presença de uma mini orquestra. Já estão confirmadas as participações dos corais LiberArt e APAE; da Orquestra de Viola Caipira de Votorantim; Coletivo Cê; Vanguardeiros e o cantor e compositor votorantinense Jamil Machado e integrantes da Banda Marcial de Votorantim; entre outros, além da presença do ator Paulo Betti.

A entrada é gratuita e aberta para o público em geral. O Auditório Municipal fica na avenida Newton Vieira Soares, s/nº - centro.

27 de março


A instalação do município foi um momento marcante para a cidade. Em 27 de março de 1965, Votorantim despontava para uma nova etapa de sua história. Após o plebiscito realizado em 1° de dezembro de 1963, o SIM pela emancipação política da cidade prevaleceu.

A primeira eleição municipal foi realizada em 07 de março de 1965 com a vitória de Pedro Augusto Rangel. Logo após em 27 de março de 1965 a instalação do município ocorreu, marcando o início de sua primeira administração autônoma.


SECOM (PMV)

 


Plantão

Diário de Sorocaba

TRÁFICO DE DROGAS – Na madrugada de ontem, uma equipe da PM de Votorantim patrulhava pelo Jardim Archila, quando avistou um indivíduo em atitude suspeita. Ao ver a viatura ele tentou fugir, mas foi detido. Alexandre Servia da Silva foi revistado e com ele localizados 28g de crack, 13g de cocaína e R$ 116 em dinheiro. Ele foi, então, conduzido à delegacia e autuado por tráfico de drogas. Silva permaneceu à disposição da Justiça para, posteriormente, ser recolhido ao CDP, em Sorocaba.

POSSE ILEGAL DE ARMA – Por volta das 14 horas de segunda-feira, PMs de Votorantim receberam denúncia e foram até a Vila Pedroso, onde um indivíduo estaria guardando armas e munições. No endereço, a equipe identificou Alexandre André da Silva e em revista pela casa localizaram um revólver de calibre 38, uma garrucha de calibre 22, 26 munições de calibre 38, 16 munições de calibre 45, 14 munições de calibre 9mm, 46 munições de calibre 380, 46 munições de calibre 22 e dois carregadores de revólver. Silva foi detido por posse de arma de fogo de uso permitido e posse ilegal de munição restrita.

FURTO A COMÉRCIO – Camila Vieira de Oliveira foi presa pela PM de Votorantim, no início da noite de segunda-feira, acusada por furtar produtos de uma joalheria do Parque Bela Vista. O proprietário da loja acionou a PM após ver, pelo sistema de monitoramento, Camila pegando produtos e saindo da loja sem pagar. Ela foi localizada ainda perto do comércio e revistada. Com ela, havia três anéis, três brincos e um colar, que juntos somavam R$ 168. Camila foi levada à delegacia e, por não pagar fiança de R$ 700, permaneceu detida à disposição da Justiça para ser recolhida à cadeia feminina local.

Município completa 48 anos de instalação com série de eventos

Jornal Cruzeiro do Sul
Rosimeire Silva
Haverá homenagem aos primeiros vereadores


 Cidade se desvinculou de Sorocaba em 1963 e elegeu primeiro prefeito, Pedro Augusto Rangel, em 1965 - Por: ERICK PINHEIRO


Votorantim completa hoje 48 anos de instituição do município, uma referência ao dia em que tomou posse o primeiro prefeito eleito após a emancipação do então distrito em relação a Sorocaba. Para comemorar a data, que é considerada uma vitória política histórica, estão programadas atividades culturais e também de homenagens aos políticos que participaram do processo de emancipação do município. Apesar da data festiva, hoje não é feriado na cidade.

O prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) considera que o Dia da Instalação é um marco para toda a população, pois evidencia que o povo estava correto quando optou pela emancipação. "Hoje a responsabilidade de gerir o próprio destino é de cada pessoa, tanto dos cidadãos, autoridades, como das nossas instituições. É uma data que merece ser lembrada porque marca o início de uma nova cidade que nos orgulha pelo que já fizemos e por aquilo que ainda vamos fazer."

Programação

A programação oficial tem início às 8h, com o ato solene de hasteamento das bandeiras na praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal. A partir das 19h, no Auditório Municipal Francisco Beranger será realizada uma série de apresentações culturais. Na abertura do evento haverá a exibição do um filme histórico sobre a cidade, com a participação de uma miniorquestra, seguida de apresentações dos corais da Liber Art e da Apae; da Orquestra de Viola Caipira de Votorantim; Coletivo Cê e Vanguardeiros. Estão programadas também as apresentações do cantor e compositor Jamil Machado e da Banda Marcial de Votorantim. O ator Paulo Betti confirmou participação no evento. O auditório municipal fica na avenida Newton Vieira Soares, s/nº. A entrada é gratuita.

A Câmara Municipal de Votorantim também realiza hoje uma sessão solene, a partir das 19h, para a entrega de títulos de honra aos ex-vereadores que atuaram na primeira Legislatura. Entre os homenageados estão Armando Benedetti, José Carlos de Oliveira (Luizão), José Moreira Souza Filho (Zico Moreira), Lázaro Alberto de Almeida (Labrego) e Pedro Guerra.

Histórico

Até a década de 1960, Votorantim foi um distrito de Sorocaba. Com o crescimento e a instalação de novas indústrias, começaram a surgir movimentos pela emancipação política e administrativa. Até que no dia 1º de dezembro de 1963 foi realizado um plebiscito popular para decidir pela emancipação ou não do então distrito. Com a vitória do "sim", ocorreu o desmembramento de Sorocaba.

A primeira eleição municipal em Votorantim ocorreu em 7 de março de 1965, com a vitória de Pedro Augusto Rangel como primeiro prefeito. A posse oficial aconteceu no dia 27 de março no mesmo ano, que ficou instituído como o Dia da Instalação do Município. O aniversário da cidade, no entanto, é comemorado no dia 8 de dezembro, data consagrada à Nossa Senhora da Conceição, e que encerra as atividades alusivas à Semana da Emancipação, que se inicia sempre no dia 1º de dezembro. Somente na data de aniversário é feriado municipal.

Voluntários ajudam a limpar a Cachoeira da Chave

  Ipanema Online



Em uma ação voluntária e muito importante para o meio ambiente, a limpeza da cachoeira da Chave, realizada neste domingo (24), também marcou a passagem do Dia da Água, em Votorantim. Cerca de quarenta pessoas participaram da atividade que resultou na remoção de mais de dez sacos de cem litros de lixo da cachoeira que é um dos principais símbolos da cidade, de rara beleza e disputado local de lazer para as famílias.
A ação foi realizada em conjunto pela Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim, pelo Grupo Escoteiro “Vuturaty” e pelo Grupo de Trabalho Ambiental (GTA-Jerivá). O secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, destacou o importante envolvimento dos voluntários, mas lembrou que o esforço só será recompensado com a colaboração dos visitantes.  “Depois de toda a limpeza, foi satisfatório ver a região da cachoeira livre daquele lixo que estava no local, mas aproveitamos a ação para pedir a contribuição dos frequentadores para que ajudem a preservar o local”, destacou o secretário.

Prefeitura comemora os 48 anos de Instalação do Município de Votorantim

Ipanema Online


A Prefeitura de Votorantim promove nesta quarta-feira (27) o ato solene em comemoração ao 48° aniversário de Instalação do Município, a partir das 08h00, na Praça da Emancipação, defronte ao Paço Municipal, localizada na avenida 31 de Março, 327 – Centro. Na oportunidade haverá o hasteamento de bandeiras.
Já à noite, haverá uma solenidade às 19 horas, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”. Serão apresentadas diversas atividades culturais, entre elas, a exibição de um filme histórico sobre a cidade com música ao vivo e a presença de uma mini orquestra. Já estão confirmadas a participações dos corais Liber Art e APAE; da Orquestra de Viola Caipira de Votorantim; Coletivo Cê; Vanguardeiros e o cantor e compositor votorantinense Jamil Machado e integrantes da Banda Marcial de Votorantim; entre outros, além da presença do ator Paulo Betti.
A entrada é gratuita e aberta para o público em geral. O Auditório Municipal fica na avenida Newton Vieira Soares, s/nº - centro.
27 de março
A instalação do município foi um momento marcante para a cidade. Em 27 de março de 1965, Votorantim despontava para uma nova etapa de sua história. Após o plebiscito realizado em 1 de dezembro de 1963, o SIM pela emancipação política da cidade prevaleceu.
A primeira eleição municipal foi realizada em 07 de março de 1965 com a vitória de Pedro Augusto Rangel. Logo após em 27 de março de 1965 a instalação do município ocorreu, marcando o início de sua primeira administração autônoma.

TV Votorantim - Kaká Martins - Rafael Feijão, lutador de MMA visita Votorantim

TV Votorantim - Erica Domingues - Homem é preso por posse ilegal de arma e munição restrita

Ouça a Rádio Votorantim